O que é produzido nos cloroplastos e pode ser utilizado nas mitocôndrias?
Perguntado por: Constança Ana Mendes Branco Mota | Última atualização: 14. Juni 2024Pontuação: 4.1/5 (30 avaliações)
Mitocôndrias são as "usinas de energia" da célula, quebrando moléculas de combustível e capturando energia na respiração celular. Cloroplastos são encontrados em plantas e algas. Eles são responsáveis pela captura de energia luminosa para fabricar açúcares na fotossíntese.
Qual é o processo que ocorre dentro dos cloroplastos?
A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, organelas presentes em todas as partes da planta. Pigmentos são substâncias que captam a luz, como as clorofilas, os carotenoides e as ficobilinas, sendo a principal delas a clorofila a. Diferentemente da maioria das demais organelas, os cloroplastos apresentam DNA próprio.
Qual a origem dos cloroplastos e mitocôndrias nas células eucarióticas?
Acredita-se que mitocôndrias e cloroplastos são descendentes de organismos procariontes que foram capturados e adotados por alguma célula, vivendo, assim, em simbiose.
Como ocorre a produção de ATP na mitocôndria?
A função da mitocôndria de gerar energia ocorre através do processo conhecido como respiração celular. O processo consiste em oxidar moléculas - geralmente derivadas da glicose presente no citoplasma - e converter a energia gerada dessa oxidação para a formação de moléculas carreadoras de energia, como o ATP.
Como o ATP produzido na mitocôndria pode ser utilizado no citoplasma?
Uma vez produzido, o ATP sai da mitocôndria e se espalha pela célula, de maneira que sua energia possa ser utilizada nas diferentes atividades celulares. Quando a energia do ATP é extraída, o ADP é reconstituído e retorna às mitocôndrias para receber uma nova "carga" de energia.
Mitocôndria e Cloroplasto - Aula 23 - Módulo I: Biologia Celular | Prof. Gui
Quem produz as mitocôndrias?
Acredita-se que as mitocôndrias surgiram a partir de organismos procariontes que encontraram abrigo no interior de outras células. Essas duas células estabeleceram uma relação simbiótica, ou seja, a interação entre as duas células gerou benefícios para ambos os envolvidos (teoria endossimbiótica).
Qual a relação entre mitocôndria é cloroplasto?
Mitocôndrias são as "usinas de energia" da célula, quebrando moléculas de combustível e capturando energia na respiração celular. Cloroplastos são encontrados em plantas e algas. Eles são responsáveis pela captura de energia luminosa para fabricar açúcares na fotossíntese.
Qual é a função do cloroplasto?
Os cloroplastos são organelas ricas em clorofila, responsáveis pela realização do processo de fotossíntese. Estão presentes em células de plantas e algas. Ouça o texto abaixo! Os cloroplastos são organelas que ocorrem apenas nas células de vegetais e algas e são ricas em clorofila, um pigmento de coloração verde.
Quais as características das mitocôndrias e cloroplastos que indicam que essas organelas tiveram uma origem simbiótica?
Segundo a teoria endossimbiótica, os cloroplastos são descendentes de organismos procariontes autotróficos que foram fagocitados por outra célula, provavelmente, uma espécie heterotrófica. As mitocôndrias apresentam características que sugerem que elas são descendentes de células que foram fagocitadas por outras.
Qual e o processo diretamente envolvido na produção de ATP nos cloroplastos?
Na fotossíntese, que ocorre nos cloroplastos, um sistema de transporte de elétrons utiliza a energia fornecida pela luz solar para gerar um gradiente de prótons através da membrana. Em ambos os casos, esse gradiente de prótons é utilizado para promover a síntese de ATP.
Onde fica o DNA do cloroplasto?
Ao invés disso, o DNA também é encontrado nas mitocôndrias presentes na maioria das células animais e vegetais, assim como nos cloroplastos das células vegetais.
Qual e a organela responsável por realizar a fotossíntese?
O cloroplasto é um tipo de cromoplasto especial: ele é verde, porque contém clorofila, e famoso por ser a organela responsável pela fotossíntese, processo pelo qual as plantas produzem seu próprio alimento.
Quem produz cloroplasto?
Os cloroplastos ocorrem nas células de algas e nas células de plantas. Nas plantas, os cloroplastos podem ocorrer em diferentes partes do vegetal, porém ocorrem com maior frequência nas folhas.
Em quais células o cloroplasto está presente?
Os cloroplastos são organelas que integram o grupo dos plastídeos, componentes presentes nas células de vegetais e algas. Ricos em clorofila – pigmento de coloração verde – são os responsáveis pela absorção da energia vinda da luz solar e conversão em matéria orgânica, processo chamado de fotossíntese.
Como o cloroplasto faz a fotossíntese?
A fotossíntese acontece nos cloroplastos. Clorofila e carotenoides estão arranjados nos tilacoides dos cloroplastos, em unidades chamadas de fotossistemas. Duas etapas podem ser observadas na fotossíntese: reações luminosas e reações de fixação de carbono. No final da fotossíntese, são produzidos carboidratos.
Qual é a função das mitocôndrias?
A mitocôndria também tem importante função na produção de calor para o organismo. Na formação de energia (ATP) pela mitocôndria, pode ocorrer também a formação de calor como um subproduto gerado durante a transformação de energia. Quase todo o calor biológico é gerado pelos processos da síntese e da hidrólise de ATP.
O que fazem as mitocôndrias?
As mitocôndrias estão relacionadas com a produção de energia para a célula, um processo conhecido como respiração celular. Nessas organelas ocorrem algumas etapas desse importante processo, que garante a oxidação de moléculas orgânicas e a produção de moléculas de ATP (adenosina trifosfato).
Quais são as funções das mitocôndrias?
As mitocôndrias são responsáveis pelo processo de respiração celular. As mitocôndrias apresentam membrana dupla e um DNA circular próprio. As mitocôndrias surgiram de um processo de endossimbiose entre um organismo aeróbico e um anaeróbio. A respiração celular é um processo aeróbio para obtenção de energia.
Quais as semelhanças entre cloroplastos e mitocôndrias?
Mitocôndrias e cloroplastos possuem dupla membrana, resultado, provavelmente, do englobamento desses organismos. A mais interna seria proveniente do organismo englobado, e a mais externa seria resultado da membrana do organismo que o englobou; II. Mitocôndrias e cloroplastos possuem seu próprio genoma.
Qual a origem da mitocôndria é cloroplasto?
A teoria endossimbiótica, popularizada por Lynn Margulis em 1981, postula que mitocôndrias e plastídios, como o cloroplasto, originaram-se a partir de pequenos organismos procariontes que passaram a viver dentro de outros organismos maiores, em uma relação de simbiose.
Quais características das mitocôndrias e cloroplastos apoiam essa teoria?
Evidências a favor da teoria
Em primeiro lugar, as mitocôndrias e os cloroplastos possuem seu próprio genoma e seu DNA é capaz de se autoduplicar. O genoma destas organelas é formado por uma molécula de DNA circular.
Quais células não tem mitocôndria?
Como as células procariontes não apresentam organelas membranosas, as mitocôndrias, relacionadas com o processo de respiração celular, estão ausentes. Assim sendo, as moléculas da cadeia respiratória em procariontes estão presentes na membrana interna da membrana plasmática, e não nas mitocôndrias.
Por que as mitocôndrias e cloroplastos também tem ribossomos em seu interior?
c) Por que as mitocôndrias e cloroplastos também têm ribossomos em seu interior? Essas organelas se originaram de bactérias aeróbicas primitivas que estabeleceram uma relação de simbiose com uma célula eucarionte, trazendo portanto seu próprio DNA, RNAs e ribossomos utilizados para produzir suas proteínas.
Onde o ATP é utilizado?
A ATP (adenosina trifosfato) é a principal molécula carreadora da energia química utilizada nas mais diversas reações que ocorrem nas células. Ela funciona como um depósito de energia, acionado quando necessário para a realização de alguma reação.
Como não manchar a unha com esmalte escuro?
Quanto ganha um mecânico na Alemanha?