Em quais situações o airbag é acionado?

Perguntado por: Alícia Campos de Silva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (40 avaliações)

Os sensores de velocidade enviam um sinal para o ignitor de gás do dispositivo, ativando-os no momento da desaceleração brusca do veículo. Sendo assim, o equipamento será acionado sempre que o condutor pisar muito forte no freio, indicando que o veículo pode entrar em colisão.

Quando o airbag não é acionado?

Mesmo que o carro tenha um impacto frontal, uma batida de frente, mas com velocidades baixas, a bolsa inflável não irá se abrir. Se o carro for batido na lateral, o impacto for nas portas, o airbag frontal também não irá se abrir.

Como ocorre o acionamento dos airbags?

O acionamento do airbag ocorre de forma automática, após uma desaceleração brusca do carro. ... Primeiro, ocorre uma desaceleração brusca do veículo que ativa o dispositivo de airbag. A unidade de controle eletrônico manda um aviso elétrico para o ignitor do gerador de gás, que é responsável por inflar a bolsa.

Como funciona o acionamento do airbag?

Caso o airbag seja acionado, os sensores informam ao gerador de gás do insuflador para que a bolsa de ar entre em ação. ... Daí para frente, a bolsa de ar começa a se esvaziar pelos furos posicionados em sua lateral ou em sua traseira, e já pode absorver o impacto do ocupante.

Quando o airbag é acionado tem conserto?

É importante destacar que os airbags não podem ser restaurados: se houve a deflagração da bolsa, todo o componente deve ser substituído.

Como funciona o sistema do airbag I Mecânica Fácil

39 questões relacionadas encontradas

Qual velocidade deve estar para acionar o airbag?

8 – Os airbags disparam em qualquer velocidade? Não. Na maioria dos casos, o dispositivo entra em funcionamento em velocidades entre 16 e 24 km/h, valor a partir do qual a proteção passa a ser necessária.

Qual a velocidade mínima para acionar o airbag?

Basta um carro estar a 30 km/h e colidir contra uma estrutura rígida (um muro ou um carro parado, por exemplo), para que se abra o dispositivo. Ou mesmo um carro a 50 km/h bater em outro com velocidade média de 20 km/h.

Qual a velocidade mínima em km hem s para acionar o sistema de airbag de um carro em uma colisão com um muro?

"No caso de uma batida frontal contra objeto imóvel, uma caçamba ou um muro, por exemplo, os air bags operarão mesmo que a velocidade seja de 30 km/h (o limite é de 28 km/h, abaixo disso eles não abrem).

Qual o valor de um airbag?

Isso faz com que a troca dos airbags em alguns carros vá de R$ 3.000 a até R$ 20.000, dependendo do modelo. Carros equipados com bolsas adicionais, do tipo cortina, lateral e joelho, possuem custos ainda mais elevados na hora da reposição.

Qual é a condição devem ser atendidas para que o sistema SRS airbags seja ativado?

Os airbags do SRS laterais e de cortina deflagrarão em caso de impacto que exceda o limiar estabelecido (o nível de força correspondente à força do impacto produzido por um veículo de 1500 kg colidindo com a cabine do veículo, numa direção perpendicular à orientação do mesmo e a uma velocidade de 20 - 30 km/h).

Como funciona o sensor de impacto do airbag?

Sensores espalhados de forma estratégica no carro (parte frontal, traseira, lateral e central) identificam o impacto, emitindo um sinal para a unidade de controle do sistema. A UCE (Unidade de Comando Eletrônica) identifica através dos sensores qual parte do veículo foi atingida e aciona o(s) airbag(s) necessário(s).

Pode deixar o carro sem airbag?

105, VII do CTB, o airbag frontal é um equipamento de uso obrigatório no veículo – estabelecido pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). No entanto, essa obrigatoriedade só foi instituída pela Lei n° 11.910, de 2009.

Como se sabe se o carro tem air bag?

BOLSAS FRONTAIS

Eles têm a função de evitar o impacto do corpo dos ocupantes com parte rígidas do habitáculo na hora de uma colisão. Para identificá-los basta visualizar a inscrição "airbag" no centro da direção e no painel de instrumentos ao lado do passageiro.

Por que em uma colisão em alta velocidade o airbag diminui a sua eficiência?

O airbag aumenta o tempo da colisão do ocupante do carro com o painel, diminuindo, assim, a força média atuante sobre ele mesmo na colisão. ... O cinto de segurança desacelera o ocupante do carro em uma colisão, aumentando a quantidade de movimento do ocupante.

Quantos airbag um carro pode ter?

Quantidade de bolsas infláveis na cabine depende até do projeto do veículo. Depende do tamanho e das tecnologias do carro, mas o mínimo são quatro. Os dois frontais, obrigatórios no Brasil desde 2014, reduzem o risco de contato das pessoas com o painel.

Tem que pagar franquia em caso de perda total?

Não é preciso pagar a franquia em caso de perda total. Ela só é cobrada quando existe necessidade de fazer algum reparo no veículo, ou seja, quando há perda parcial. Como já explicado, a franquia do seguro é o valor de responsabilidade do usuário no momento de conserto do veículo.

Quando é considerado perda total de um veículo?

Perda total do carro, também conhecida simplesmente como PT, acontece quando o custo do conserto do mesmo após um acidente é superior ao percentual de seu valor previsto na apólice. Ou seja, nos casos em que a reparação é maior que 75% do preço de mercado, a seguradora declara a perda total do carro.

Quanto tempo o seguro demora para pagar em caso de PT?

Uma norma de 2004 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) já prevê o prazo máximo de 30 dias para pagamento da indenização. Esse texto permite às seguradoras, no caso de dúvida fundada, pedirem documentação complementar e, assim, o prazo é suspenso.

Como funciona o airbag e o cinto de segurança?

Esses sensores enviam sinais para a unidade de controle do airbag, que analisa as informações e promove algumas ações, como travar automaticamente as portas do veículo e também os cintos de segurança, além de acionar ou não o airbag do motorista, do passageiro e/ou os laterais para os demais ocupantes.

Artigo anterior
Porque Exu usa preto?
Artigo seguinte
Quais seriam os riscos de acidentes a que os profissionais da área mecânica estão expostos em suas atividades?