Quais as diligências do inquérito policial?

Perguntado por: Salomé Daniela Abreu Anjos Torres  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (36 avaliações)

6º/CPP (diligências). Deve "dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado de conservação das coisas, até a chegada dos peritos criminais" (art. 6º, I, do CPP). Deve a autoridade "apreender os objetos que tiverem relação com o fato, após liberados pelos peritos" (art.

O que é diligência no inquérito policial?

Após a instauração do inquérito inicia-se a fase de investigação, também conhecida como diligência. Apesar de ser bastante falada, você sabe de fato o que é diligência? Nada mais é do que uma atuação da polícia para reunir os elementos necessários para constar na documentação do inquérito.

Quais são as partes de um inquérito policial?

Em síntese, o procedimento há de terminar com o relatório do delegado, que será enviado ao juiz e, posteriormente, ao Ministério Público – e este, por sua vez, poderá optar pelo oferecimento da denúncia ou, ainda, pelo arquivamento do inquérito.

Quem pode requerer diligências no inquérito policial?

Art. 14 O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado poderão requerer qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade.

Quais são as formas de instauração do inquérito policial?

O inquérito policial nos crimes de ação penal pública incondicionada poderá ser instaurado de ofício, bem como mediante requisição Judicial ou do Ministério Público, ou ainda através de requerimento do ofendido ou por seu representante legal, podendo ainda ser inaugurado por noticia oferecida por qualquer do povo e ...

Inquérito Policial - As diligências do inquérito policial Arts 6º e 7º

23 questões relacionadas encontradas

Como requerer instauração de inquérito policial?

Uma das formas de instauração do inquérito é através de requerimento do ofendido, este requerimento se da por meio de petição simples denominada Requerimento de Instauração de Inquérito Policial.

Quais as formas de se iniciar o inquérito policial nas ações penais Segundo o CPP é a doutrina?

5°, II, CPP que “nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo”.

Quem pode requerer diligências?

Art. 402. Produzidas as provas, ao final da audiência, o Ministério Público, o querelante e o assistente e, a seguir, o acusado poderão requerer diligências cuja necessidade se origine de circunstâncias ou fatos apurados na instrução.

Pode a defesa requerer diligências em sede de inquérito policial?

A lei mensura claramente no seu texto que é direito do advogado requerer diligências à autoridade policial e prevê que o defensor possui direito de apresentar razões e quesitos, conforme o artigo 7º, inciso XXI, alínea a, da Lei N.º 8.809/94, incluído pela Lei N.º 13.245/16.

Quem pode requerer o arquivamento do inquérito policial?

O arquivamento é determinado pelo titular da ação penal pública.

Quais são as fases do inquérito?

Há resoluções do Conselho Nacional do Ministério Público e do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho que estabelecem a estrutura básica do inquérito civil8, que tem fases bem definidas de trâmite: instauração, instrução e conclusão.

Quem é o destinatário do inquérito policial?

Seu destinatário imediato é o Ministério Público (nos crimes de ação penal pública) ou o ofendido (nos crimes de ação penal privada), que com ele formam a sua opinio delicti para a propositura da denúncia ou queixa.

Como é feito um inquérito policial?

O inquérito policial é um procedimento administrativo de caráter preliminar e inquisitivo, que deve ser presidido por uma autoridade policial, ou seja, um delegado de polícia, com o objetivo de reunir todos os elementos relacionados a qualquer tipo de infração, buscando formar um quadro realista do crime.

O que significa pedido de diligências?

Diligência - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

O juiz, por exemplo, poderá requerer diligências a fim de formar sua convicção acerca de determinado fato que não ficou totalmente comprovado, ou para dirimir algumas dúvidas sobre algum ponto relevante do processo.

O que é um pedido de diligências?

A requisição de diligências investigatórias pelo órgão geraria, de forma transversa e arbitrária, uma usurpação do papel de condutor da investigação.

O que é pedir diligências?

Ou seja, ter diligência significa realizar as tarefas necessárias para um processo liso e transparente de maneira rápida e eficiente, sem a presença de erros e seguindo todos os princípios previstos em lei.

Qual a diferença entre representar e requerer?

Isso ocorre porque o requerimento é considerado um ato privativo de quem faz parte do processo (autor, réu ou Ministério Público) enquanto que representação é um instrumento da autoridade policial que embora não seja parte do processo tem interesse na persecução penal e no jus puniendi estatal.

Qual a diferença entre requisição e requerimento?

Requerimento é um pedido, já Requisição é uma ordem! Requerimento é um pedido, já Requisição é uma ordem!

São formas de início do inquérito policial nos crimes de ação penal pública condicionada?

Em razão de representação do ofendido ou de seu representante: em casos de crime de ação condicionada, a simples manifestação de vontade da vítima ou de seu representante legal de que sejam iniciadas investigações pode gerar abertura de inquérito. Chama-se a isso representação do ofendido ou de seu representante legal.

Quando é instaurado o inquérito policial?

A forma de instauração do inquérito policial depende da natureza da ação penal do crime pelo qual o agente está sendo acusado. Nos crimes de ação penal pública incondicionada, a autoridade policial poderá instaurar o inquérito policial de ofício (CPP, art.

Quando o inquérito policial é instaurado?

Quando uma pessoa é presa em flagrante, deve ser encaminhada à Delegacia de Polícia. Nesta é lavrado o auto de prisão, que é um documento no qual ficam constando as circunstâncias do delito e da prisão. Lavrado o auto, o inquérito está instaurado.

Quando o juiz pode requisitar instauração de inquérito?

40, do CPP, autorizam o juiz a determinar a instauração de IP e, por extensão, do IPM: quando a própria autoridade judicial se convença de que, ausentes os elementos essenciais para o oferecimento da opinio delicti por parte do Parquet, nas peças dos autos ou papéis que venha conhecer, ou quando o Parquet, ao invés de ...

Como se procede à requisição?

A requisição ministerial deve ser dirigida a quem seja o verdadeiro detentor de direito ou de fato da informação ou documentação pretendida. Devemos entender, por detentor de direito, aquele que por lei é responsável pela informação ou documentação, i.e., a pessoa legitimada a produzir a diligência.

Quando o delegado de polícia pode instaurar inquérito?

De acordo com a legislação nacional, compete ao Delegado de Polícia a condução do inquérito policial, o qual poderá ser instaurado de ofício ou a requerimento. Além do ofendido, o Ministério Público e a autoridade judiciária podem solicitar a instauração da investigação policial.

Quanto tempo leva para apurar um inquérito policial?

10 do Código de Processo Penal determina que "o inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão".

Artigo anterior
Quando o colo do útero está vermelho o que pode ser?
Artigo seguinte
Qual o principal vetor transmissor da dengue?