Qual o principal vetor transmissor da dengue?

Perguntado por: César Kevin Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (40 avaliações)

A doença / Agente causador
No Brasil, os vírus da dengue são transmitidos pela fêmea do mosquito Aedes aegypti (quando também infectada pelos vírus) e podem causar tanto a manifestação clássica da doença quanto a forma considerada hemorrágica.

Qual é o vetor do vírus da dengue?

Várias espécies de mosquitos do gênero Aedes podem servir como transmissores do vírus do dengue. No Brasil, duas delas estão hoje instaladas: Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Quais são os tipos de vetores da dengue?

A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos: Aedes aegypti e Aedes albopictus. do vírus da dengue. Não existe comprovação científica de que já tenha transmitido a doença. Seu ciclo evolutivo é semelhante ao Aedes aegypti.

Qual é o vetor da dengue Zika e chikungunya?

Dengue, zika e chikungunya são doenças transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti.

Qual o vetor da chikungunya?

A transmissão do vírus chikungunya (CHIKV) é feita através da picada de insetos-vetores do gênero Aedes, que em cidades é principalmente pelo Aedes aegypti e em ambientes rurais ou selvagens pode ser por Aedes albopictus.

JPP apresenta proposta para combater vetores transmissores da Dengue e do Zika

43 questões relacionadas encontradas

Qual é o vetor do zika vírus?

A principal espécie de mosquito que transmite o vírus zika é chamada Aedes aegypti.

Quais são os vetores biológicos?

Os vetores biológicos são aqueles em que o agente causador da doença multiplica-se e desenvolve-se em seu interior. Já o vetor mecânico é aquele que apenas serve como veículo de transporte.

O que é vetor biológico exemplo?

Vetor biológico ou ativo:ocorre quando o mesmo é infectado, o agente etiológico se desenvolve ou se multiplica no vetor. Exemplo: o barbeiro, onde o protozoário Trypanosoma cruzi se desenvolve no seu sistema digestivo.

Qual a diferença entre os 4 sorotipos da dengue?

Por não haver qualquer tipo de diferença entre sinais e sintomas para cada sorotipo (DEN1,DEN2,DEN3,DEN4), conclui-se que a pesquisa realizada pode nos mostrar que a única diferença que encontramos nos subtipos é que uma vez contraído um dos quatro vírus existentes (por um dos subtipos), o organismo através do seu ...

Como se contrai o vírus da dengue?

A transmissão acontece pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que pode ingerir o vírus ao picar uma pessoa infectada. Depois do período de incubação, esse vírus pode ser transmitido para outras pessoas que forem picadas pelo mesmo inseto.

Qual é o vetor do sarampo?

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

Como se dá a transmissão do vírus da dengue?

A principal forma de transmissão é pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Há registros de transmissão vertical (gestante - bebê) e por transfusão de sangue. Existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Qual a diferença entre dengue 1 2 3 4?

Em relação à doença, não há diferença entre os tipos de dengue. Os sintomas são os mesmos, como febre alta, dores pelo corpo e no fundo dos olhos e sangramento em alguns casos.

Qual a diferença entre os tipos de dengue?

A chamada dengue clássica na maioria dos casos não apresenta grandes problemas além de febre e dores, pois os próprios glóbulos brancos – nossas células de defesa – são capazes de eliminar a virose. Já a dengue hemorrágica pode até matar e, com raríssimas exceções, só ocorre nos casos reincidentes da doença.

Quais os tipos de dengue e suas diferenças?

Existem até o momento 5 tipos de dengue, mas os tipos presentes no Brasil são a dengue tipo 1, 2 e 3, enquanto que o tipo 4 é mais comum na Costa Rica e Venezuela, e o tipo 5 (DENV-5) foi identificado em 2007 na Malásia, Ásia.

Quais são os agentes biológicos conhecidos?

São considerados agentes biológicos os bacilos, bactérias, fungos, protozoários, parasitas, vírus, entre outros. Os riscos biológicos surgem do contato de certos microrganismos e animais peçonhentos com o homem em seu local de trabalho.

O que é um vetor?

Vetores são segmentos de retas usados para representar alguma grandeza vetorial. Apesar de ambas ações precisarem de força, puxar e empurrar são coisas distintas, uma vez que a força é representada por vetores. Vetor é um segmento de reta orientado que apresenta módulo (tamanho), direção e sentido.

O que significa ser vetor de uma doença?

Entende-se como doença transmitida por vetor aquela que não passa diretamente de uma pessoa para outra, mas requer a participação de artrópodes, principalmente insetos, responsáveis pela veiculação biológica de parasitos e micro-organismos a outros seres vivos.

Quais são os principais vetores?

Principais vetores e doenças que transmitem

Os mosquitos são os vetores de doença mais conhecidos. Outros vetores incluem carrapatos, moscas, flebotomíneos, pulgas, triatomíneos e alguns caracóis aquáticos de água doce.

Quais são os principais agentes etiológicos?

Os principais agentes etiológicos conhecidos estão normalmente agrupados no grupo dos vírus, bactérias, protozoários, fungos, platelmintos e nematelmintos.

Quais são os animais vetores de doenças?

Vetores são os animais (pernilongos, pulgas, mosquitos, ratos etc) que transmitem algumas doenças. Doenças transmitidas por vetores são aquelas que precisam de um intermediário para passar de um animal para outro, ou seja, essas doenças não são transmitidas pelo contato direto como as gripes e maioria das viroses.

O que é dengue tipo 2?

A dengue tipo 2 ocorre quando o indivíduo é infectado pelo segundo sorotipo do vírus, que é considerado um dos mais agressivos. Após uma infecção, o paciente obtém imunidade contra o sorotipo pelo qual foi infectado, mas permanece suscetível aos outros três.

O que é dengue tipo 1?

Dengue Clássica: nesse caso, a primeira manifestação é febre alta (39° a 40°C) e de início abrupto, normalmente seguida de dor de cabeça ou nos olhos, cansaço ou dores musculares e ósseas, falta de apetite, náuseas, tonteiras, vômitos e erupções na pele (semelhantes à rubéola).

Qual o tipo de dengue mais grave?

Dengue Hemorrágica: a forma mais grave da doença, pois pode levar ao óbito Nesse caso, o tratamento é realizado em um hospital e deve ser acompanhado de perto pelo médico.

Como é transmitida a dengue Brainly?

Essa doença, transmitida pela picada de um mosquito, é considerada um grave problema de saúde pública, e os números, sempre crescentes dos casos da doença, tornam a sua erradicação um desafio cada vez maior.

Artigo anterior
Quais as diligências do inquérito policial?
Artigo seguinte
O que acontece quando vence o cartão de crédito?