O que é uma pesquisa de revisão sistemática?

Perguntado por: Gabriela Leticia de Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (61 avaliações)

A revisão sistemática da literatura é um estudo secundário, que tem por objetivo reunir estudos semelhantes, publicados ou não, avaliando-os criticamente em sua metodologia e reunindo-os numa análise estatística, a metanálise, quando isto é possível.

O que é pesquisa de revisão sistemática?

Revisão sistemática é um tipo de revisão que se propõe a responder uma pergunta específica de forma objetiva e imparcial. Para isso utiliza métodos sistemáticos e definidos a priori na identificação e seleção dos estudos, extração dos dados e análise dos resultados.

Como é feita uma revisão sistemática?

Revisão sistemática: Aprenda de uma vez sobre esse processo
  1. Elabore a pergunta-chave da pesquisa. ...
  2. Busque referências na literatura. ...
  3. Selecione os melhores artigos. ...
  4. Faça a extração dos dados. ...
  5. Avalie a qualidade metodológica. ...
  6. Faça a síntese dos dados. ...
  7. Avalie a qualidade das evidências. ...
  8. Redija e publique os resultados.

Como avaliar uma revisão sistemática?

CONTEÚDO: Na avaliação crítica da revisão sistemática, é necessário que o intensivista atente para a estruturação da questão a ser respondida, a estratégia de busca utilizada, os critérios de inclusão e a qualidade metodológica dos estudos incluídos, e como foram extraídos os dados levantados.

Qual a importância da revisão sistemática?

A revisão sistemática é uma metodologia útil em saúde, dado que possibilita identi- ficar as melhores evidências e sintetizá-las, para fundamentar propostas de mudan- ças nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

Como fazer revisão sistemática? - Pesquisa na prática 24

40 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do desenvolvimento de um projeto de revisão sistemática?

CONCLUSÃO: Boas revisões sistemáticas são recursos importantes ante o crescimento acelerado da informação científica. Esses estudos ajudam a sintetizar a evidência disponível na literatura sobre uma intervenção, podendo auxiliar profissionais clínicos e pesquisadores no seu cotidiano de trabalho.

Quais as características da revisão sistemática?

Revisão sistemática é um tipo de revisão que se propõe a responder uma pergunta específica. Para isso utiliza métodos sistemáticos e definidos a priori na identificação, seleção e análise dos estudos. A revisão sistemática é um método utilizado na avaliação de um conjunto de dados provenientes de diferentes estudos.

Como analisar risco de viés?

Para fazer um julgamento geral do risco de viés de um único ensaio clínico para um determinado desfecho (exemplo: dor) devemos selecionar os principais domínios relacionados ao desfecho e julgar como alto risco de viés, risco de viés incerto e baixo risco de viés.

Como avaliar uma revisão de literatura?

Toda a revisão de literatura deve enfatizar artigos atualizados (com menos de cinco anos de publicados) em periódicos qualificados nacionais ou internacionais que tratem de casos, aplicações e teorias descritos em detalhe.

Como avaliar heterogeneidade?

A magnitude da heterogeneidade é averi- guada principalmente pelo cálculo do i-quadrado, que varia de 0 a 100%. Um I-quadrado superior a 50% indica heterogeneidade substancial e, acima de 75%, heterogeneidade considerável. 4 Quanto maior a heterogeneidade, maior o questionamento sobre a validade de combinar resultados.

Como fazer um protocolo de revisão sistemática?

O protocolo deve conter as estratégias metodológicas para execução da revisão sistemática e devem conter ao menos as seguintes informações: a estratégia de busca para identificar artigos de interesse,12 critérios de elegibilidade,4 dados que serão extraídos,4 as variáveis de interesse, análise dos dados e as formas ...

Quais os tipos de revisão sistemática?

A “revisão sistemática” é um tipo de investigação científica. Essas revisões são consideradas estudos observacionais retrospectivos ou estudos experimentais de recuperação e análise crítica da literatura.

Como fazer revisão sistemática e metanálise?

  1. Formular a pergunta. • Com clareza e precisão. ...
  2. Elaborar o protocolo. • O protocolo elaborado no início do estudo. ...
  3. Identificar os estudos primários. • Selecionar os estudos. ...
  4. Identificar os estudos primários. • Fontes de estudos. ...
  5. Selecionar os estudos. ...
  6. Selecionar os estudos.
  7. Extrair os dados. ...
  8. Avaliar criticamente os estudos.

Qual a diferença entre revisão sistemática e metanálise?

Embora sejam frequentemente usados como sinônimos, o termo revisão sistemática caracteriza o delineamento de estudo conduzido com abordagem sistemática e descrição objetiva da evidência sumarizada. Já o termo metanálise caracteriza o método estatístico de análise de evidência reunida sistematicamente1.

Qual a diferença entre revisão de literatura e revisão sistemática?

Você sabe a diferença entre elas? Revisão de literatura: Representa a leitura e avaliação de pesquisas já realizadas e publicadas; Revisão sistemática: É considerado um método de pesquisa, pois considera os dados de pesquisas já realizadas para reunir evidências e chegar a uma conclusão.

O que é a revisão sistemática da literatura?

Partindo desse princípio, surgiu um novo delineamento de pesquisa: a revisão sistemática da literatura. Trata-se de um tipo de investigação focada em questão bem definida, que visa identificar, selecionar, avaliar e sintetizar as evidências relevantes disponíveis.

Como fazer resultados de uma revisão de literatura?

Como fazer uma boa revisão de literatura em 4 passos
  1. Procure por referências confiáveis para sua revisão de literatura. ...
  2. Considere utilizar fichamentos. ...
  3. Contextualize sua pesquisa. ...
  4. Faça uma análise crítica de suas referências.

Como fazer uma conclusão de revisão de literatura?

Na conclusão o pesquisador focará em abordar os resultados focando em mostrar como isso contribui para a pesquisa. Caso não haja discussão, na conclusão também deve fazer o fechamento dos objetivos gerais, mostrando que foram alcançados.

Como fazer a metodologia de uma revisão de literatura?

Para elaborar uma revisão de literatura é recomendável que você adote a metodologia de pesquisa bibliográfica. Pesquisa Bibliográfica é aquela baseada na análise da literatura já publicada em forma de livros, artigos e literatura cinzenta (teses, dissertações, trabalhos apresentados em congressos, relatórios, etc.).

O que é risco de viés?

Viés (bias) é um erro sistemático na condução do estudo (por exemplo, no recrutamento, avaliação de desfechos ou análise dos dados), podendo levar a resultados incorretos. A qualidade metodológica de um estudo está associada a menor risco de vieses.

O quê risco de viés?

Vieses podem ser definidos como erros sistemáticos em estudos científicos que causam distorções nos resultados, comprometendo a validade interna desses estudos. ... Em uma revisão sistemática, a avaliação do risco de viés dos estudos incluídos é uma etapa obrigatória, de acordo com orientações do manual da Cochrane.

Quais são os tipos de viés?

Os dois grandes tipos de vieses incluem o viés de seleção e o viés de informação. O erro aleatório nunca pode ser completamente eliminado porque quase sempre o estudo é conduzido em uma pequena amostra da população.

O que é revisão sistemática qualitativa?

A revisão bibliográfica sistemática qualitativa prevê que se faça uma síntese de estudos contendo objetivos, materiais e métodos claramente explicados e conduzidos de acordo com um método explícito, reprodutível e rigorosos para identificar textos, fazer avaliação crítica e sintetizar estudos relevantes(17).

Qual a diferença entre revisão sistemática e integrativa?

Com base em Ercole, Melo e Alcoforado (2014), enquanto a revisão integrativa tem uma busca mais ampla de estudos sobre um tema a revisão sistemática procura responder uma pergunta problema específica dentro de um tema específico. Isso acontece mesmo ambas as pesquisas terem o mesmo método e rigor.

Quais os principais problemas que podem surgir ao desenvolver uma revisão de literatura de baixa qualidade?

Os principais elementos apontados foram: problemas com referencial teórico, objetivos e problemas de pesquisa desatualizados, metodologia inadequada, problemas gramaticais, conclusões inadequadas, resultados não generalizáveis.

Artigo anterior
Como funciona a órbita?
Artigo seguinte
Quem faz aniversário em 28 de maio?