A densitometria ossea é feita por medicos ou tecnicos?

Perguntado por: Rui Simão de Ramos  |  Última atualização: 15. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (27 avaliações)

Como é realizado o exame de densitometria óssea? O exame é realizado por um técnico em radiologia por meio de aparelhos que avaliam áreas do corpo mais sujeitas ao risco de fraturas, como a coluna lombar, o terço distal do rádio e a região proximal do fêmur.

Que médico realiza a densitometria óssea?

Todo médico Radiologista que tem seu Título de Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem registrado no Conselho Regional de Medicina, está habilitado por lei e ético profissionalmente a analisar e laudar um exame médico de densitometria óssea, como também divulgar essa sua área de atuação, o importante é ele ...

Quem realiza o exame de densitometria?

A avaliação do exame de densitometria óssea deve ser feita por um médico especialista, que será capaz de avaliar as imagens com precisão e dar um parecer preciso e assertivo.

Quem pode passar densitometria óssea?

todas as mulheres de 65 anos ou mais ou homens de 70 anos ou mais (evidência B), independentemente de outros fatores; mulheres > 50 anos com fatores de risco para fratura (um fator de causa secundária ou dois fatores relacionados ao estilo de vida).

Onde se faz densitometria óssea?

O exame de densitometria óssea pode ser feito em clínicas e centros de diagnóstico por imagem.

Densitometria Óssea | Preparo e como é feito | IMEB

31 questões relacionadas encontradas

Quem não pode fazer densitometria óssea?

Quem não pode fazer densitometria óssea

O exame é contraindicado para grávidas e pessoas acima de 120 quilos.

Quanto tempo dura o exame de densitometria óssea?

Geralmente, a densitometria de corpo inteiro demora cerca de 10 minutos. O paciente se deita em uma maca acoplada ao aparelho. Em seguida, é realizado o escaneamento com dupla emissão de raio-x para calcular a densidade óssea. Vale destacar que a radiação utilizada no exame é baixa e não oferece riscos para o paciente.

O que o exame de densitometria óssea detecta?

A densitometria mede a massa óssea e pode detectar a osteoporose quando os valores obtidos comparados com pacientes normais estão abaixo de – 2,5 desvios padrão. Ou detectar a osteopenia, que é uma perda de massa óssea menor que a osteoporose (desvio padrão entre -1,0 e - 2,4).

Quais doenças a densitometria óssea pode detectar?

Densitometria óssea: como funciona

A densitometria óssea é o exame destinado a medir a densidade de cálcio no tecido ósseo a partir da idade e do sexo do paciente. Ele serve para diagnosticar alterações como osteoporose, osteopenia e outras doenças que atingem os ossos.

Qual exame é feito para saber se tem câncer nos ossos?

Cintilografia óssea: A cintilografia é uma técnica de imagem que utiliza uma substância radioativa injetada no paciente para identificar áreas com maior atividade metabólica nos ossos, o que pode indicar a presença de câncer.

Quando a densitometria óssea é indicada?

A densitometria óssea também é altamente recomendada para pessoas que tenham histórico de osteoporose na família, tenham tido uma fratura prévia, apresentam um IMC muito baixo (inferior a 18,5 kg/m²) ou façam a utilização de algum tipo de remédio que atue na redução da massa óssea (como corticóides).

Qual a idade certa para realizar a densitometria óssea?

Por isso, é essencial que você realize o exame de densitometria óssea anualmente a partir dos 65 anos, ou antes dessa idade, caso se enquadre em ao menos um dos critérios abaixo: Ter sofrido fraturas anteriormente. Possuir baixo peso (IMC abaixo de 18,5) Fizer uso de alguma medicação contra osteoporose.

Como se preparar para o exame de densitometria óssea?

Preparo para densitometria óssea

O mais importante é não ingerir comprimidos (como vitaminas e outros compostos) que contenham cálcio 24 horas antes do exame. O indivíduo também pode ser orientado a não usar roupas que tenham metal e a evitar acessórios (como pulseiras, brincos e colares) no dia da densitometria óssea.

Como saber se tenho ossos densos?

Como vimos, o exame de densitometria óssea é usado para determinar a quantidade de massa óssea no corpo, ou o quão densos são os ossos. Para isso, o exame mede a composição mineral do osso, composta basicamente por cálcio e fósforo.

O que significa L1 e L4?

Os locais mais comumente avaliados densitometricamente são a coluna (L1-L4) e o quadril (colo de fêmur, fêmur total).

O que é densitometria óssea coluna e fêmur?

A densitometria óssea por DEXA é um método quantitativo de avaliação da massa óssea extremamente útil. A menor massa óssea é um fator preditivo para fraturas osteoporóticas tão valioso como a hipertensão e níveis de colesterol na avaliação do risco de acidente vascular cerebral e/ou infarto do miocárdio.

Qual a desvantagem da densitometria óssea?

Quanto à especificidade diagnóstica, a densitometria óssea não consegue distinguir a perda de massa óssea da osteoporose da perda de massa óssea da osteomalácia, diminuindo portanto a especificidade do método nestas circunstâncias, pela elevação dos resultados falso-positivos.

Pode fazer densitometria óssea todo ano?

Um mínimo de dois anos de intervalo é recomendado entre cada densitometria óssea, podendo períodos maiores ser adequado.

Quantas vezes pode fazer densitometria óssea?

Em pessoas que apresentam na primeira vez resultado normal ou osteopenia leve, o intervalo para a realização de um novo exame pode chegar a cerca de 15 anos.

Qual o nome do exame que detecta câncer em qualquer parte do corpo?

Biópsia. A biópsia é um procedimento que é usado para diagnosticar o câncer em qualquer parte do corpo.

Quais são os sete sintomas de câncer nos ossos?

Confira outros sete sintomas do sarcoma ósseo além da dor:
  • Inchaço ao redor do osso afetado;
  • Vermelhidão ao redor do osso afetado;
  • Andar mancando;
  • Ossos que se fraturam facilmente;
  • Temperatura alta;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Sudorese (principalmente à noite).

Onde começa o câncer nos ossos?

Se inicia nas células ósseas e se desenvolve com mais frequência nos ossos das pernas, pelve e braços. Os sintomas do osteossarcoma variam de uma criança para outra, mas geralmente o primeiro indício é dor no osso ou articulação.

Qual a vantagem da densitometria óssea?

Ao realizar a densitometria óssea, é possível obter informações sobre a massa óssea e a composição corporal de um indivíduo. Essas informações são importantes para a avaliação do risco de lesões musculoesqueléticas e para o planejamento de treinos mais eficientes.

Precisa de jejum para fazer densitometria óssea?

Para realização do exame é necessário estar em jejum absoluto: Para recém nascido até 6 meses, 3 horas de jejum. Crianças de 1 ano até 6 anos, 4 horas de jejum. Crianças de 3 anos até 6 anos, 6 horas de jejum. Crianças a partir de 6 anos, 8 horas de jejum.

Artigo anterior
Como consultar contrato de empréstimo consignado?
Artigo seguinte
Qual a melhor lente para quem tem astigmatismo e miopia?