Quais as causas de extinção do processo sem resolução de mérito?

Perguntado por: Bruna Carneiro de Coelho  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)

Hipóteses de não resolução de mérito
  • indeferimento da petição inicial;
  • ausência de pressupostos de constituição e desenvolvimento válido e regular do processo;
  • perempção, litispendência ou coisa julgada;
  • ausência de legitimidade ou interesse processual;
  • convenção ou arbitragem;

São possibilidades de extinção do processo sem resolução do mérito?

HIPÓTESES DE CABIMENTO

Resumidamente, a ação será extinta sem resolução do mérito quando: – A petição inicial for indeferida. – O processo ficar parado por mais de 1 ano por negligência das partes. – O autor abandonar a causa por mais de 30 dias.

Quando se dá a extinção do processo?

A extinção do processo se dá com a prolação de uma sentença, conforme dispõe o artigo 316 do Código de Processo Civil. Sentenças condenatórias (que resolvem o mérito) deixaram de por fim ao processo. Isso porque, após a sentença, passa-se a fase de execução (pela sentença condenatória ser um título executivo judicial).

Quando o réu pode pedir extinção do processo?

O art. 267, III, do Código de Processo Civil (CPC), determina que o processo deve ser extinto sem resolução do mérito quando o autor não promover os atos e diligências que lhe competir, abandonando a causa por mais de 30 (trinta) dias.

Quem pode pedir extinção do processo?

A partir do oferecimento da defesa, portanto, a extinção do processo sem resolução de mérito deverá ser requerida pelo réu. ... (11) A Súmula 240 do STJ, contudo, dispõe que: “a extinção do processo, por abandono da causa pelo autor, depende de requerimento do réu”.

Extinção do processo SEM RESOLUÇÃO DE MÉRITO. O que é isso?

24 questões relacionadas encontradas

O que é a extinção do processo?

Significa que um juiz ou uma juíza determinou a extinção do processo, porque ele não possui alguns requisitos previstos em lei. Não significa que o autor tenha ganhado ou perdido a causa, mas, apenas, que o processo não poderá prosseguir.

Quando há resolução do mérito?

Haverá resolução de mérito quando o juiz: I – acolher ou rejeitar o pedido formulado na ação ou na reconvenção; II – decidir, de ofício ou a requerimento, sobre a ocorrência de decadência ou prescrição; ... Resumidamente, trata-se do pedido declaratório, constitutivo ou condenatório formulado pelo autor na petição inicial.

Quais são as hipóteses de sentença com resolução do mérito?

Haverá resolução de mérito quando o juiz: I – Acolher ou rejeitar o pedido formulado na ação ou na reconvenção”; O juiz julgará procedente ou improcedente o direito que dá causa a propositura da ação pelo autor, ou, ainda, quando o réu faz um novo pedido na oportunidade da contestação (reconvenção).

O que é uma decisão de mérito?

Sentença de mérito analisa e decide o cerne da questão, ou seja, o objeto efetivo da ação judicial. ... Tem caráter permanente, pois, se não for objeto de recurso, torna-se definitiva, com o chamado “trânsito em julgado”. Veja o que diz a Lei: Código de Processo Civil - Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015.

Quando não há resolução de mérito a sentença é chamada de?

Já na hipótese de não haver resolução de mérito, a sentença é chamada terminativa, porque o juiz extingue o processo sem analisar o mérito. ... Ocorre, por exemplo, quando o juiz indefere a petição inicial, quando houver carência de ação, entre outras hipóteses previstas no artigo 267 do Código de Processe Civil.

O que fazer quando o processo é extinto?

Quando o processo é extinto com resolução do mérito ele não mais poderá ser reaberto, não sendo cabível falarmos em desarquivamentos dos autos, o que é permitido no caso de processo baixado ou arquivado.

O que quer dizer sentença de extinção?

Significa que um juiz ou uma juíza encerrou o processo, porque a parte que devia já realizou os pagamentos determinados pela vara.

Quando o juiz extingue o processo cabe recurso?

O ARTIGO 1.009 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL É EXPRESSO AO AFIRMAR QUE CABE O RECURSO DE APELAÇÃO EM FACE DE SENTENÇA. ... DA LEITURA DO ROL CONSTANTE DO ARTIGO 1015 DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, VERIFICA-SE QUE A SENTENÇA DE EXTINÇÃO DO PROCESSO NÃO FOI CONTEMPLADA EM NENHUM DOS SEUS INCISOS.

Quando cabe apelação?

No Direito Processual Civil, apelação é o recurso ordinário cabível contra as sentenças proferidas em primeira instância, isto é, em primeiro grau de jurisdição. ... O prazo do presente recurso será de 15 dias. Ele submete para instância superior o reexame da sentença.

Como saber se o processo já foi extinto?

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

É possível desarquivar processo extinto?

Considerando que a sentença extintiva transitou em julgado, não é possível a realização de desarquivamento do processo para prosseguimento da execução. Outrossim, nada obsta ao manejo de nova ação; 4.

Como reabrir um processo que foi arquivado?

O processo arquivado pode ser reaberto desde que tenha sido arquivado temporariamente. Se o motivo do arquivamento for dado pelo trânsito em julgado da ação, quando de sua finalização após decisão do juízo, o processo estará arquivado definitivamente, não podendo mais ser reaberto.

Quando um processo é extinto sem resolução do mérito significa que a sentença é de natureza terminativa ou processual ou formal?

Quando a sentença atinge apenas a relação processual, isto é, extingue o processo sem resolução do mérito, temos o que se denomina sentença terminativa. ... Por isso, salvo nos casos de perempção e coisa julgada, a extinção do processo não obsta a que o autor intente de novo a ação (art. 486 e § 1º, CPC/2015).

O que é falsa sentença de mérito?

"É falsa sentença de mérito a que extingue o processo por decadência, porque nesse caso não se cogita de o autor ter ou não o direito afirmado; nega-se apenas que ele possa receber o reconhecimento de seu alegado direito mediante o exercício da ação, que está extinta pelo decurso do tempo.

Quais são os tipos de sentenças?

Há setores da doutrina que defendem a classificação da sentença em cinco espécies: declaratória, constitutiva, condenatória, executiva lato sensu e mandamental. Segundo a teoria quinária de Pontes de Miranda, as sentenças são classificados em cinco modalidades, segundo a sua eficácia.

Quais são os tipos de sentença CPC?

Em resumo, podemos afirmar que as sentenças, previstas no NCPC, classificam-se como declaratórias, condenatórias e (des) constitutivas (com base na Teoria Trinária), como também mandamental e executiva lato sensu (conforme a Teoria Quinária), ao passo que também nelas se incluem as inibitórias, de remoção do ilícito e ...

Quais os tipos de sentença no processo penal?

Destarte, temos os seguintes tipos de sentenças: a executável, não executável, sentença suicida, sentença vazia, sentença autofágica, a subjetivamente coletiva ou plúrimas e subjetivamente complexa, a sentença inexistente, a condenatória própria e imprória e a anômola.

Qual a classificação das sentenças?

Classificação das sentenças
  1. Sentença declaratória: declara a existência ou inexistência de uma relação jurídica.
  2. Sentença constitutiva: cria ou modifica uma relação jurídica. ...
  3. Sentença condenatória: "condena" o réu à prestação de uma obrigação.

O que faz coisa julgada material?

Denomina-se coisa julgada material a autoridade que torna imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso. ... A decisão que julgar total ou parcialmente o mérito tem força de lei nos limites da questão principal expressamente decidida.

É considerada sentença terminativa o ato do juiz que põe termo ao processo sem resolução de mérito por ser o autor carecedor do direito de ação?

61. E considerada sentença terminativa o ato do juiz que põe termo ao processo sem resolução de mérito por ser o autor carecedor do direito de ação. Conceito legal de sentença expresso no § 1º artigo 162: ... Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos.

Artigo anterior
Porque o gás hélio deixa a voz fina?
Artigo seguinte
Por que a meia entrada encarece a inteira?