O que é um recalque na construção civil?

Perguntado por: Margarida Fonseca de Batista  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (75 avaliações)

O recalque ou assentamento é o termo utilizado em arquitetura e em engenharia civil para designar o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação.

O que é um recalque construção civil?

Engenheiros e arquitetos conhecem bem o termo recalque nas fundações. Mas o que vem a ser esse fenômeno? Na arquitetura e na engenharia civil tal expressão é usada quando numa edificação ocorre um rebaixamento devido ao processo de consolidação do solo sobre sua fundação, causada pelo peso da estrutura.

O que é o recalque do solo?

“Denomina-se recalque a deformação que ocorre no solo quando submetido a cargas. Essa deformação provoca movimentação na fundação que, dependendo da intensidade, pode resultar em sérios danos a super estrutura.”

O que é recalque e quais os principais tipos de recalque?

Definição dos recalques em fundações

De um modo geral podemos dizer que o recalque é a resultante da interação solo – carregamento. A principal reação é a variação volumétrica ou da forma do maciço de solo que está abaixo da fundação, pela eliminação de vazios, ou seja, a expulsão da água ou do ar nos vazios.

O que fazer quando ocorre recalque de fundação?

Afinal, como corrigir recalques das fundações ?
  1. Reforço de blocos de apoio de equipamentos;
  2. Reforços em espaços confinados;
  3. Reservatórios em concreto;
  4. Fundações de pontes;
  5. Reforços em pisos ou qualquer situação em que o acesso dos equipamentos convencionais é restrito.

Recalque no solo: conceitos iniciais [Teoria]

44 questões relacionadas encontradas

Como tratar fissuras por recalque?

Uma forma de verificar a progressão ou não dos danos é revestir a fissura com papel impermeável que se romperá fatalmente se o movimento continuar. Sendo o recalque passageiro, basta realizar um tratamento das fissuras com argamassa e/ou uso de selantes/elastômeros.

O que provoca os recalques?

O recalque nada mais é do que o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação. Ou seja, é quando o solo “afunda”. ... Essas fissuras geralmente apontam aonde ocorreu o maior recalque, pois tendem-se a “deitar” em direção ao local do rebaixamento do solo.

Qual a diferença entre recalque é recalque diferencial?

Quando este deslocamento ocorre em toda a fundação denomina-se recalque uniforme, recalque total ou apenas recalque, e quando ocorre em apenas uma parte da fundação é chamado de recalque diferencial.

O que é recalque quais as condições para que recalques aconteçam?

O recalque se dá em virtude da deformação do solo, sendo ela por diminuição de volume ou por mudança de forma. A estimativa de como os recalques poderão se desenvolver em projetos de edificações é importante para evitar possíveis patologias durante a vida útil de uma obra de engenharia civil (Aoki, 2000).

O que é um recalque diferencial?

O recalque diferencial ocorre quando há o rebaixamento de uma edificação devido ao adensamento ou deformação do solo sob sua fundação, podendo provocar desequilíbrio de cargas e esforços solicitantes imprevistos em suas bases, desenvolvendo, assim, as patologias citadas.

Como funciona o recalque?

Recalque na psicanálise

Consiste em um mecanismo que remete para o inconsciente emoções, pulsões e afetos que são considerados repugnantes para um determinado indivíduo. A repressão desses sentimentos para o inconsciente não os elimina do quadro psíquico, e podem causar distúrbios no indivíduo.

Qual a diferença entre sucção é recalque?

A tubulação é denominada de sucção quando se localiza antes da motobomba, e de recalque quando se localiza depois da motobomba. Na tubulação de sucção, geralmente se encontram as seguintes peças: Válvula de pé e crivo, só permite a passagem do líquido no sentido ascendente.

Qual a diferença entre recalque e adensamento dos solos?

O adensamento ocorre através do excesso de cargas no solo, fazendo com que o mesmo venha a perder agua entre suas partículas, ou seja a poro-pressão ou pressão neutra causando o afundamento de estruturas, também conhecidas como recalque.

O que é o recalque na hidráulica?

O sistema de recalque é o que possibilita o transporte de fluido de uma fonte inferior para um ponto superior, por meio de bombeamento. A tubulação do sistema de recalque posiciona-se após a bomba de sucção e efetua o transporte do fluido para um ponto acima dela.

Como evitar o recalque?

Entre as medidas possíveis de serem adotadas para evitar a ocorrência de recalques de fundação, pode-se listar: Execução de sondagem para verificar as características do solo sobre o qual será locada a construção. Nível do lençol freático, capacidade de suporte, tipo de solo, etc.

Quais são os métodos de previsão de recalque?

Os métodos utilizados na previsão dos recalques foram os seguintes: Aoki (1979, 1984), Bowles (2001), Leis de Cambefort modificadas por Massad (1992), Poulos e Davis (1980) e Randolph & Wroth (1979) estendido por Lee (1993).

O que é recalque diferencial e quais as suas principais causas e consequências?

O recalque é a principal causa de trincas e rachaduras em edificações, principalmente quando ocorre o recalque diferencial, ou seja, uma parte da obra rebaixa mais que a outra gerando esforços estruturais não previstos e podendo até levar a obra à ruína.

Quais as principais causas das patologias em fundações?

Conheça as causas de patologias em fundações
  1. Falta de mão de obra especializada. Já ouviu dizer que o barato sai caro? ...
  2. Falhas no projeto e na execução. ...
  3. Falta de manutenção.

Quais são as principais causas de sinistros em taludes?

permeável; os embasamentos funcionavam como muros • de arrimo e os blocos de concreto tinham Page 60 Page 61 Principais causas de sinistros em taludes. • Aterro sem remoção da camada superficial de solo mole. Aterro sobre solo inclinado . Aterro com solo impróprio . Altura inadequada das camadas de aterro.

Quais são os erros mais comuns na realização da sondagem do solo?

  • Número mínimo de furos de sondagem.
  • Imagem da execução de um ensaio SPT.
  • Bulbo de tensões.
  • Exemplo de sondagem.
  • Recalque por sobreposição de bulbos.

Como consertar fissura?

Apresentaremos duas maneiras simples de resolver esse problema. - Para fissuras: aplicação de selante acrílico e fita de poliéster TNT (tecido não-tecido).
...
  1. Abertura da fissura. ...
  2. Limpeza da abertura. ...
  3. Aplicação de selador acrílico. ...
  4. Preenchimento da fissura. ...
  5. Aplicação da tela. ...
  6. Acabamento.

Como solucionar os problemas das fissuras?

Caso a fissura tenha aparecido e não evoluído, ou seja, cessou, é possível executar um reparo na alvenaria. Para isso, a tarefa é remover os revestimentos até acessar a camada da alvenaria, preparar sua superfície com chapisco e inserir a argamassa de regularização com tela inserida, devidamente ancorada.

Como fechar fissuras em paredes?

Resolvendo Pequenas Fissuras
  1. Para pequenas fissuras, a solução tradicional é retocar o reboco usando argamassa ou massa acrílica, mas as fissuras podem reaparecer;
  2. Outra alternativa é passar tinta elastomérica pura na região e depois aplicar duas ou três demãos do mesmo produto, diluído conforme indicação do fabricante.

O que é recalque por adensamento?

Recalque por adensamento primário, resultado de uma alteração volumétrica em solos coesivos saturados por causa da expulsão da água que ocupa os espaços vazios. = comprimento da fundação dividido pela largura da fundação.

O que é o adensamento do solo?

O adensamento de solo é a diminuição dos vazios de um solo, devido a saída da água e ar do seu interior.

Artigo anterior
O que é Aldolase alta?
Artigo seguinte
Qual os benefícios do aparelho estético?