Por que a meia entrada encarece a inteira?

Perguntado por: André Simão Jesus Ramos  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (54 avaliações)

Na teoria, a meia-entrada pretende reduzir o preço pago pelos beneficiados. Mas, na prática, acaba aumentando o preço pago pelos demais. A ideia de estudantes e idosos pagarem metade do valor de ingressos equivale à existência de uma lei, ainda que informal, de preço dobrado para quem não tiver direito ao benefício.

Qual a diferença de um ingresso meia e inteira?

Qual a diferença entre ingressos MEIA, INTEIRA e SOLIDÁRIO? ... O ingresso tipo inteira é o ingresso “padrão”, para as pessoas que não se enquadram na política de meia-entrada e optam por não ter desconto mediante a entrega de 1kg de alimento na entrada do evento (ingresso solidário).

Qual a porcentagem de Meia-entrada e inteira?

SIM. A concessão do direito ao benefício da meia-entrada é assegurada em 40% do total dos ingressos disponíveis para cada evento.

O que significa meio ingresso ingresso inteiro?

Denomina-se meia-entrada o direito atribuído pela legislação brasileira a certas categorias de consumidores para que possam pagar apenas metade do valor estipulado ao público geral para o ingresso a espetáculos teatrais e musicais, exposições de arte, exibições cinematográficas, e demais manifestações consideradas ...

Porque ser a favor da Meia-entrada?

É mais barato para o consumidor, mas o governo paga a diferença do valor para o fabricante. O grande debate, na verdade, na questão da meia-entrada, é que ela mexe diretamente na receita do produto espetáculo. ... Porque a maioria das pessoas paga meia-entrada.

Meia-entrada em SP: 'Projeto é a nova inteira, que é o novo dobro', diz presidente da UNE

41 questões relacionadas encontradas

O que vale como comprovante de Meia-entrada?

Carteira de identidade ou documento com foto válido. ... Carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto. Lei Estadual n° 14.729/12, com alterações introduzidas pela Lei Estadual n°15.298/14.

Para quem vale a meia entrada?

Além disso, o direito à meia-entrada é garantido por leis federais, como a de número 12.933, sancionada em 2013. Segundo a lei, estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes têm direito ao pagamento de meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos.

Como funciona ingresso meia e inteira no cinema?

A Lei Federal nº 12933/2013, também conhecida como Lei da Meia-Entrada, garante o benefício do pagamento de Meia-Entrada para estudantes, pessoas com deficiência e jovens, de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos. ... Pessoas com deficiência e quando necessário, seus acompanhantes, têm direito ao benefício.

Como funciona a meia entrada?

A legislação brasileira garante que determinados grupos sociais paguem metade do valor na compra de ingressos e entradas para shows, cinemas e outros eventos. A Lei da Meia Entrada é muito conhecida — e associada — aos estudantes, mas não é um direito só deles.

Quem paga inteira no cinema?

As leis federais atualmente em vigor garantem o benefício da Meia entrada para idosos, estudantes, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos. As pessoas com direito ao benefício com base em leis regionais variam de acordo com o Estado ou Município que publicou a lei.

Como estudante paga meia no cinema?

Com a carteira de estudante, os alunos que estão no ensino médio, ensino fundamental, ou alunos de curso superior, faculdade, universidade ou pós graduação, tem direito de desconto no cinema de 50% do valor da inteiro. Portanto o desconto no cinema é de metade do valor de um ingresso.

Como faz pra comprovar baixa renda pra pagar Meia entrada?

De acordo com a legislação vigente, a comprovação poderá ser feita com a apresentação de um dos dois documentos abaixo: Carteira de Identificação Estudantil (CIE) ou documento estudantil em padrão nacional, expedido por: I – Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG);

O que é um ingresso meia?

A meia-entrada consiste no direito de um determinado grupo pagar metade do valor do ingresso. A meia-entrada é um direito garantido por Lei Federal (Lei nº 12.933/2013). ... De acordo com a Lei, quem tem direito a esse benefício são os estudantes, idosos, portadores de necessidades especiais e os jovens de baixa renda.

Como funciona o todo mundo paga meia?

Em alguns dias da semana, redes de cinemas como o Cine Araújo e Centerplex, disponibilizam ingressos no valor de meia-entrada para todos os clientes. Nessas situações, durante o processo de compra você só encontrará os ingressos do tipo “Todo Mundo Paga Meia” e/ou “Meia entrada”.

Como saber se sou Meia-entrada?

Quem tem direito a meia-entrada?
  1. Nome completo e data de nascimento;
  2. Foto;
  3. Grau de escolaridade e nome da instituição de ensino na qual o estudante esteja matriculado;
  4. Data de validade até o dia 31 de março do ano subsequente ao de sua expedição;
  5. Certificação digital.

Qual a idade máxima para pagar meia no cinema?

9º Também farão jus ao benefício da meia-entrada os jovens de 15 a 29 anos de idade de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e cuja renda familiar mensal seja de até 2 (dois) salários mínimos, na forma do regulamento. 10.

Quem tem direito a Meia-entrada em BH?

Em Belo Horizonte, a Lei Municipal nº 9.070/2005 garante ao menor de 21 anos o direito ao benefício da meia-entrada. Para comprovação, basta apresentar documento de identidade no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento.

O que pode ser usado como comprovante de estudante?

A lei prevê que o único documento válido para esta comprovação é a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), um cartão padronizado e com certificação digital, que só pode ser emitido por algumas associações que representam os estudantes em todo o País. ... “Isso garante que só quem é mesmo estudante vai ter o documento.”

O que pode comprovar que você é estudante?

Segundo a Lei 12.933/2013, o estudante deve providenciar o documento de identificação estudantil, que deve ser padronizado e emitido pelas entidades estudantis Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), pelas ...

Qual é o número de documento de meia?

Nº do documento de meia? com a numeração do documento que será apresentado na entrada da sala do cinema. Se você é estudante, por exemplo, deve preencher com o número da CIE, idosos com o RG e assim por diante.

Como comprovar que é de baixa renda?

É a emissão do documento que comprova a sua inscrição no Cadastro Único. É possível retirá-lo pela internet, aplicativo ou de forma presencial. O Cadastro Único é o registro criado pelo Governo Federal para que as famílias brasileiras de baixa renda tenham acesso a diferentes programas sociais.

Como comprovar que sou jovem de baixa renda?

Quem tem direito ao ID Jovem
  1. Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal;
  2. Estar com seu cadastrado no Cadastro Único atualizado. ...
  3. A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos;
  4. Ter em mão o seu número de NIS (Número de Identificação Social).

Como conseguir Meia-entrada sem ser estudante?

Uma forma de fazer isso é por meio do aplicativo ID Jovem 2.0, disponível para quem tem celular Android. Caso não tenha celular, é possível acessar o site do benfício para ter acesso à ID Jovem. Para ambos, o documento tem prazo de seis meses -- mas pode ser renovado pelo app de forma gratuita.

Quanto custa a entrada do cinema 2021?

As entradas para as exibições presenciais nos cinemas terão valores variados. De segunda a quinta, os ingressos custarão R$ 24. De sexta a domingos, pulam para R$ 30.

Artigo anterior
Quais as causas de extinção do processo sem resolução de mérito?
Artigo seguinte
Porque a quimioterapia tira o sono?