Quem pode ajuizar o mandado de injunção?

Perguntado por: Afonso Gaspar Matias Cunha  |  Última atualização: 24. Mai 2024
Pontuação: 4.1/5 (40 avaliações)

3º São legitimados para o mandado de injunção, como impetrantes, as pessoas naturais ou jurídicas que se afirmam titulares dos direitos, das liberdades ou das prerrogativas referidos no art. 2º e, como impetrado, o Poder, o órgão ou a autoridade com atribuição para editar a norma regulamentadora.

Quando é cabível o mandado de injunção?

5º da Constituição Federal. Art. 2º Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta total ou parcial de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.

De quem é a competência para julgar o mandado de injunção?

"Compete privativamente ao Tribunal de Justiça, através de seus órgãos: processar e julgar originariamente: os mandados de injunção e os habeas data."

Quem é o sujeito passivo do mandado de injunção?

Qualquer pessoa que busca a quebra da omissão legislativa poderá ser o autor de mandado de injunção. Já o sujeito passivo será a pessoa jurídica estatal que tem a obrigação de legislar no caso.

Quem é o sujeito ativo impetrante do mandado de injunção individual?

3º da Lei do Mandado de Injunção, são impetrantes legitimados as pessoas naturais ou jurídicas que se afirmam titulares dos direitos impedidos. Já a legitimidade para responder como impetrado recai sobre o Poder, órgão ou autoridade com atribuição para editar a norma regulamentadora.

AGU Explica - Mandado de Injunção

19 questões relacionadas encontradas

Qual o posicionamento do STF sobre o mandado de injunção?

A Constituição Federal (artigo 5º, inciso LXXI) prevê que o mandado de injunção poderá ser concedido em caso de falta de norma regulamentadora que torne inviável o exercício de direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.

São requisitos a serem observados para impetrar mandado de injunção?

O mandado de injunção depende de dois requisitos constitucionais para que qualquer pessoa interessada entre com o pedido: a existência de uma norma de eficácia limitada e a ausência de uma norma reguladora.

Qual objeto do mandado de injunção?

O objeto tutelado pelo mandado de injunção são "os direitos e as liber- dades constitucionais e as prerrogativas inerentes à nacionalidade, à sobera- nia e à cidadania”.

Quais os efeitos da decisão do mandado de injunção?

O mandado de injunção objetiva à obtenção de uma sentença constitutiva entre as partes, no sentido de que o juiz crie a norma apenas para o caso concreto, viabilizando o direito do impetrante sem invadir a esfera de competência do Poder Legislativo e também não se desviando da típica atividade de prestar a tutela ...

Quais são os efeitos da decisão judicial em um mandado de injunção?

Se julgado procedente o Mandado de Injunção, o Judiciário concederá oportunidade ao órgão omisso um prazo para que elabore a norma regulamentadora e, escoado o prazo e persistindo na inércia do órgão, direito será conferido de forma geral, para determinado grupo, classe ou categoria de pessoas ou restritamente a pessoa ...

Quais as principais características do mandado de injunção?

Em suma, o mandado de injunção também é um dos remédios constitucionais responsáveis por mais outras duas características primordiais: 1º: A garantia da superioridade e aplicabilidade da Constituição Federal; e. 2º: A preservação do princípio da aplicabilidade dos direitos constitucionais.

Onde protocolar o mandado de injunção?

O pedido é feito ao Supremo Tribunal Federal.

Onde o mandado de injunção deverá ser processado e julgado?

compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente, o mandado de injunção, quando a elaboração da norma regulamentadora for atribuição do Presidente da República e do Congresso Nacional.

Qual a natureza jurídica do mandado de injunção?

O Mandado de Injunção é uma garantia constitucional criada para suprir a ausência de norma regulamentadora lei, ato administrativo ou ato jurisdicional - que inviabilize a aplicação da Constituição princi- palmente no que respeita aos direitos e garantias individuais e sociais.

Qual é o conceito de mandado de injunção e sua base constitucional e legal?

O mandado de injunção é uma garantia à ausência de norma regu- lamentadora dos ditames constitucionais especificados no inciso LXXI do artigo 5o da Carta Magna. Cuida-se de uma compe- tência do Poder Judiciário, que confere ao magistrado a possibilidade de se substituir temporariamente ao legislador.

Quem são os legitimados do mandado de segurança coletivo e do mandado de injunção coletivo?

Legitimidade ativa

O Mandado de Segurança coletivo pode ser impetrado por: Partido Político com representação no Congresso Nacional – pelo menos um senador no Senado OU um deputado federal na Câmara; Organização sindical – o mesmo que Sindicatos; Entidade de classe – representantes de categorias.

Qual a diferença entre mandado de injunção e ADI por omissão?

103, § 2º. 2) Consequentemente, o mandado de injunção destina-se a tornar imediatamente viável o exercício de direitos fundamentais, ao passo que a ação direta de inconstitucionalidade por omissão presta-se a tornar efetiva uma norma constitucional, independentemente de o enunciado definir um direito ou não.

Quem tem legitimidade para propor ação popular?

Enquanto a ação popular pode ser ajuizada por qualquer cidadão que tenha titulo de eleitor, a ação civil pública somente pode ser proposta pelos entes legitimados, previstos no artigo 5o da Lei 7.347/85. Outra diferença é que na ação popular, somente a administração pública ou seus agentes podem ser réus no processo.

Quais são os 7 remédios constitucionais?

Quais são os remédios constitucionais?
  • Habeas Corpus.
  • Habeas Data.
  • Mandado de Segurança.
  • Mandado de Injunção.
  • Ação Popular.
  • Ação Civil Pública.

Qual é a diferença entre o mandado de segurança e o mandado de injunção?

Desta forma, fica evidente as diferenças presentes entre os dois dispositivos constitucionais, O Mandado de Segurança para reparar erro de autoridade coatora e o Mandado de Injunção para reparar direitos e liberdades constitucionais infringidos, sendo individuais ou coletivas.

Quando o Supremo pode legislar?

O Supremo Tribunal Federal (STF) não pode agir como legislador e sua missão se restringe a interpretar leis.

Qual a relação do mandado de injunção com a existência de uma norma de eficácia limitada e inércia do poder Legislativo?

O mandado de injunção nem autoriza o Judiciário a suprir a omissão legislativa ou regulamentar, editando o ato normativo omitido, nem, menos ainda, lhe permite ordenar, de imediato, ato concreto de satisfação do direito reclamado; mas, no pedido, posto que de atendimento possível, para que o Tribunal o faça, se contém ...

Quem julga mandado de injunção contra governador?

"Contudo, tratando-se de manda- do de injunção bem ou mal impetra- do contra Governador de Estado a competência para processá:lo e jul- gá-lo é do Tribunal de Justiça do Estado.

Quem é competente para julgar mandado de segurança?

O mandado de segurança, de competência originária do Tribunal, terá seu processo iniciado por petição em duplicata que preencherá os requisitos legais e conterá a indicação precisa da autoridade a quem se atribua o ato impugnado.

Quando não cabe o mandado de injunção?

Quando não cabe mandado de injunção? Apesar da previsão do mandado de injunção, há situações, segundo a jurisprudência, em que não será cabível este remédio constitucional. Assim, não cabe mandado de injunção : Caso já haja norma regulamentadora do direito constitucional, mesmo que esta seja defeituosa.

Artigo anterior
Quem tem dinheiro na poupança tem que declarar imposto de renda?
Artigo seguinte
Como mudar o disco de boot?