Quem aprova o PPA?

Perguntado por: Xavier Paiva Coelho  |  Última atualização: 29. September 2024
Pontuação: 4.9/5 (4 avaliações)

Elaborado pelo Poder Executivo o PPA deve ser aprovado pelo Legislativo por uma lei quadrienal, sujeita a prazos e ritos diferenciados de tramitação e que tem vigência a partir do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte.

Como é aprovado o PPA?

A proposta de Lei do PPA é elaborada pelo Governo da seguinte maneira: O Governo estabelece as diretrizes políticas e os objetivos estratégicos para orientar a elaboração dos programas. A sociedade participa desse processo apresentando suas preferências de prioridades de políticas públicas para os próximos quatro anos.

Quem avalia o PPA?

A Subsecretaria de Planejamento Governamental (SUPLAN) é responsável pela coordenação dos processos de elaboração, revisão, monitoramento e avaliação do Plano Plurianual no âmbito do Distrito Federal.

Quem aprova o PPA LDO e LOA?

Todos os projetos das leis orçamentárias - PPA, LDO e LOA - têm autoria do presidente da República. No Congresso Nacional, eles são alterados e votados, primeiramente, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), que é composta por deputados e senadores.

Quem aprova o PPA municipal?

Após sua formulação, o PPA deve ser enviado à Câmara Municipal até o dia 31 de agosto, para que os vereadores possam analisar, aprovar, vetar e adicionar emendas à peça orçamentária. O documento deverá ser votado até o dia 22 de dezembro do mesmo ano, para que possa vigorar a partir de 1 de janeiro do ano seguinte.

Elaboração e aprovação do PPA - Plano Plurianual do Governo Federal

17 questões relacionadas encontradas

Como funciona o PPA municipal?

O PPA é uma lei que define as diretrizes e os objetivos estratégicos de Governo e os programas governamentais, com recursos, indicadores e metas para cada área de atuação, para um período de quatro anos, passando a vigorar a partir do 2º ano do governo eleito.

Quando é aprovado o PPA?

O Plano Plurianual para 2024-2027 foi aprovado hoje (14/12) no Congresso Nacional. A votação ocorreu por blocos e todos aprovaram.

Quem aprova a LOA municipal?

O projeto é encaminhado pelo Executivo ao Congresso até 31 de agosto do primeiro ano de cada governo, mas só começa a valer no ano seguinte. Dessa forma, sua vigência vai até o final do primeiro ano do próximo governo.

Quem elabora e aprova a LDO?

As leis orçamentárias inicialmente são enviadas como projeto pela Presidência da República ao Congresso Nacional, ao qual cabe discutir, votar, alterar e, se for o caso, aprovar o texto normativo para posterior vigência como lei após concordância do Chefe do Executivo.

Porque a LDO deve ser aprovada antes do PPA e LOA?

Assim, enquanto o PPA é usado pelo gestor público para traçar um plano de médio prazo, a LDO serve para detalhar e organizar esses objetivos e metas para o ano seguinte, sendo uma espécie de molde para votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), a ser apreciada somente no segundo semestre e fazendo um link entre o PPA e a ...

Como é feito o PPA?

Elaborado pelo Poder Executivo o PPA deve ser aprovado pelo Legislativo por uma lei quadrienal, sujeita a prazos e ritos diferenciados de tramitação e que tem vigência a partir do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte.

Como fazer um PPA passo a passo?

Um bom PPA só pode ser traçado se partir da realidade sobre a qual pretende alterar. Isto é, é preciso fazer estudos prévios e análises sobre o que será alterado. Para isso, é necessário estipular indicadores específicos para cada ação do PPA.

Quando o PPA pode ser alterado?

Como o PPA é um instrumento de planejamento dinâmico, pode ser alterado, por meio de um projeto de lei encaminhado, pelo Executivo, ao Legislativo. Se for o caso de revisão de metas, é desejável convocar audiências públicas, pois o planejamento foi realizado com base na participação da sociedade civil.

Qual o PPA atual?

Com ampla participação popular para embasar a elaboração do governo sobre os investimentos públicos de 2024 a 2027, a lei do Plano Plurianual (Lei 14.802/2024) foi sancionada pelo presidente da República e já está em vigor.

O que deve constar no PPA?

Entende-se que um bom PPA é aquele que apresenta claramente os programas, as ações, os objetivos e as metas da Administração Pública Municipal. Permite, ainda, retratar as escolhas locais e as principais aspirações do governo eleito no mandato.

Quem faz o orçamento público?

Conforme estabelecido na Constituição Federal, um novo orçamento deve ser elaborado pelo Poder Executivo e autorizado pelo Poder Legislativo, a cada ano, na forma de uma Lei Orçamentária Anual.

Qual a diferença entre PPA e LOA?

Assim, a LDO ao identificar no PPA as ações que receberão prioridade no exercício seguinte torna-se o elo entre o PPA, que funciona como um plano de médio-prazo do governo, e a LOA, que é o instrumento que viabiliza a execução do plano de trabalho do exercício a que se refere.

Qual a diferença de PPA e LDO?

Pode-se dizer que a LDO serve como um ajuste anual das metas colocadas pelo PPA. Enquanto o PPA é um documento de estratégia, pode-se dizer que a LDO delimita o que é e o que não é possível realizar no ano seguinte.

Como a LDO é aprovada?

Estabelece diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Tem que ser enviada pelo Executivo ao Congresso até o dia 15 de abril e aprovada pelo Legislativo até o dia 17 de julho. Se não for aprovada nesse período, o Congresso não pode entrar em recesso em julho.

Como é aprovado o orçamento Municipal?

O orçamento do município de São Paulo é determinado anualmente e aprovado através da Lei Orçamentária Anual – LOA, que estima as receitas e fixa as despesas para o ano seguinte e prevê como esses recursos serão distribuídos e gastos.

Quem sanciona a LOA?

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou na segunda-feira (22) a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 para arcar com despesas de R$ 5,5 trilhões do poder público federal.

Quem envia a LOA?

A LOA contém todos os gastos do Governo Federal e seu projeto deve ser enviado ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto de cada ano.

O que é PPA na prefeitura?

Plano Plurianual | Secretaria de Governo Municipal | Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Quanto tempo dura o PPA?

O PPA é estabelecido por lei, com vigência de quatro anos. Ele se inicia no segundo ano de mandato de um presidente e se prolonga até o final do primeiro ano do mandato de seu sucessor.

Quais são os programas do PPA?

Ações e Programas
  • Ações e Programas.
  • Plano Plurianual - PPA.
  • Planos Estratégicos e Táticos.
  • Planos Operacionais.
  • Tecnologia da Informação.
  • Governança, Riscos, Integridade e Controles Internos.
  • Núcleo de Coordenação da Agenda Internacional.
  • Carta de Serviço ao Usuário.

Artigo anterior
Como colocar travessão no Libre?
Artigo seguinte
Qual é a abreviação de transferência?