Quais as abordagens utilizadas na psicologia?
Perguntado por: Artur Igor de Amaral | Última atualização: 22. August 2024Pontuação: 4.9/5 (51 avaliações)
- Terapia cognitivo comportamental;
- Psicanálise;
- Psicoterapia junguiana;
- Terapia analítico-comportamental;
- Gestalt-terapia;
- Psicologia positiva.
Quais são as principais abordagens da Psicologia?
Essas abordagens podem variar desde a psicologia comportamental, que se concentra no estudo objetivo do comportamento observável, até a psicanálise, que explora a influência do inconsciente e dos processos emocionais. Assim, cada abordagem traz suas próprias teorias, conceitos e técnicas de pesquisa e intervenção.
Quais são os três tipos de Psicologia?
- Psicanálise. Considerada uma das 3 forças da Psicologia, a psicanálise surgiu por meio do estudo de Freud. ...
- Análise Junguiana. ...
- Psicologia Cognitiva Comportamental. ...
- Psicodrama. ...
- Gestalt.
Quais foram as primeiras abordagens da Psicologia?
As primeiras escolas da psicologia foram o Estruturalismo, o Funcionalismo e o Associacionismo. O Estruturalismo foi uma linha de pensamento da psicologia que estudou a consciência em seus aspectos estruturais.
Quais são as abordagens reconhecidas pelo CFP?
As especialidades reconhecidas na norma são a Psicologia Escolar e Educacional; a Psicologia Organizacional e do Trabalho; a Psicologia de Tráfego; a Psicologia Jurídica; a Psicologia do Esporte; a Psicologia Clínica; a Psicologia Hospitalar; a Psicopedagogia; a Psicomotricidade; a Psicologia Social; a Neuropsicologia; ...
QUAIS SÃO AS ABORDAGENS NA PSICOTERAPIA?
Quais as 12 especialidades da Psicologia?
O Conselho Federal de Psicologia reconhece treze áreas de especialidades, sendo elas as Psicologias: Escolar e Educacional, Organizacional e do Trabalho, de Tráfego, Jurídica, do Esporte, Clínica, Hospitalar, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Social, em Saúde, Neuropsicologia e Avaliação Psicológica.
Quais são as abordagens da Psicologia CRP?
O propósito do CRP-SP de criar referências para as Psicoterapias não é o de exercer poder de censura, referendando ou legitimando abordagens e práticas aceitas pela Psicologia – as consolidadas cientificamente, as mais utilizadas e com maior visibilidade como: psicanálise, comportamental, cognitivo-comportamental, ...
Como é a abordagem da Gestalt?
Assim, aqui-agora, na abordagem gestáltica, diz respeito à experiência individual do momento presente, atual. A GT consiste em um modelo psicoterápico que enfatiza a experiência individual do momento presente (aqui-agora) e seu papel matricial na autorregulação e ajustamento criativo do sujeito ao seu contexto de vida.
O que é uma abordagem humanista?
A terapia humanista leva em consideração as capacidades da pessoa, trabalhando um olhar integral para o ser humano, sempre o colocando em posição de potência e criatividade. O foco dessa abordagem não é olhar o indivíduo como vítima da sua trajetória, mas como um agente de transformação da sua própria vida.
O que a Gestalt trata?
A Gestalt trabalha na conscientização do que está acontecendo para facilitar que o próprio sujeito consiga alterar o que o incomoda, a partir de três conceitos principais: aqui e agora; consciência; e responsabilidade.
Quais são os três pilares da psicologia?
A Psicologia Positiva é sustentada por três pilares. O primeiro se refere ao estudo das emoções positivas, enquanto o segundo está voltado aos traços positivos, principalmente as forças e as virtudes. Já o terceiro corresponde ao estudo das instituições positivas, como a democracia, a família e a liberdade.
Quais são as 13 áreas da psicologia?
- Psicologia Clínica. ...
- Psicologia Social. ...
- Psicologia Jurídica. ...
- Psicologia Hospitalar. ...
- Psicologia do Esporte. ...
- Psicologia Educacional ou Escolar. ...
- Psicologia Organizacional e do Trabalho. ...
- Psicologia do Trânsito.
Qual a linha da Gestalt?
Essa linha, que surgiu pelas mãos do médico alemão Fritz Perls e também é conhecida como terapia da forma, defende a teoria de que não se pode chegar ao todo através das suas partes, mas, sim, às partes por meio do conjunto.
Quem é o pai da Psicologia?
Wilhelm Wundt (1832-1920) é geralmente celebrado nos manuais de história da psicologia como o fundador da psicologia científica.
Como escolher uma abordagem da Psicologia?
Para escolher entre as abordagens da Psicologia, dedique tempo para pesquisar diferentes linhas de estudo da área. Leia livros, artigos acadêmicos e recursos online sobre as várias abordagens psicológicas. Isso o ajudará a entender melhor as principais teorias, métodos e práticas associadas a cada linha.
Qual é a abordagem da psicanálise?
A psicanálise é uma linha psicoterapêutica considerada complexa e intensa. Originada a partir da medicina, tem como intenção mergulhar na psique humana e estudar os fatores escondidos na mente inconsciente. É conduzida por psicólogos ou profissionais de outros campos de atuação com pós-graduação em psicanálise.
O que é uma abordagem fenomenológica?
Fenomenologia é definida por King (2001) como "o estudo das formas como algo aparece ou se manifesta, em contraste com estudos que procuram explicar as coisas a partir de relações causais ou processos evolutivos" (p. 109). A forma como algo se manifesta é o que se chama de fenômeno.
O que é uma abordagem comportamental?
Abordagem comportamentalista (Behaviorismo) A abordagem comportamental pressupõe que cada pessoa nasça uma tábula rasa, ou folha em branco. Em vez de serem influenciados por genes e processos biológicos, os behavioristas acreditam que nosso comportamento é determinado por nosso ambiente externo.
Qual a diferença da teoria humanista para o behaviorismo e psicanálise?
A psicologia Humanista surge em 1950 como uma “terceira força”. Ela surge como um questionamento de outras especialidades e da primeira e segunda força, o behaviorismo (estuda a psicologia através do comportamento do homem), e a psicanálise (foco no inconsciente do indivíduo e em sua reação a acontecimentos passados).
Qual a diferença entre Gestalt e psicanálise?
A Gestalt é do hall da Psicologia humanista, surgiu em oposição à Psicanalise e à Comportamental. Entende o ser humano como um todo, focada no aqui e agora. Diferente da Psicanalise, que aborda os traumas passados inconscientes como foco atraves de associaçao livre.
Como funciona a abordagem centrada na pessoa?
A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), assim como qualquer atividade humana, está fundamentada sobre alguns valores, entre os quais o valor da pessoa. Por um lado, a abordagem prevê uma prática profissional em que o psicólogo seja íntegro na sua relação com o cliente, portando valores, sentimentos e percepções.
Qual a abordagem da terapia cognitiva comportamental?
O que é a Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) e como ela funciona? A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) é uma abordagem que leva em consideração diversos aspectos do paciente. De modo geral, essa psicoterapia busca compreender a forma como os indivíduos interpretam o seu arredor e como reagem a isso.
Como é a abordagem junguiana?
O psicólogo que se baseia no método de terapia junguiana busca entender simbolicamente as situações que o paciente expõe durante as sessões. A compreensão precisa ser feita de forma profunda e além dos significados óbvios.
O que é a abordagem sistêmica na Psicologia?
Por meio da Psicologia Sistêmica, é possível compreender como as pessoas estão inseridas em sistemas maiores e como esses sistemas afetam a saúde mental e emocional delas. A abordagem sistêmica valoriza a importância das relações interpessoais e dos contextos sociais e culturais em que as pessoas estão inseridas.
O que é MPC na Psicologia?
"MPC” são as iniciais do Método ProCURE Cicatrizes. Idealizado pela fisioterapeuta Dalila Machado, com base nas Leis Biológicas, Nova Medicina Germânica, Epigenética, conceitos de liberação Somato Emocional, Constelação Familiar, entre outras bases cientificamente comprovadas.
Por que o folclore brasileiro é riquíssimo?
Para que serve catalisador de massa?