O que é atividade especial INSS?

Perguntado por: Helena Mara Costa  |  Última atualização: 5. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (10 avaliações)

Atividade especial é aquela na qual os profissionais ficam expostos a agentes nocivos à saúde (químicos, físicos ou biológicos), de forma permanente e ininterrupta, e em níveis acima dos permitidos por lei.

Como saber se a aposentadoria é especial?

Para saber se tem direito à Aposentadoria Especial, você pode olhar se a sua categoria profissional está entre aquelas descritas pela lei até 1995 ou consultar seu Perfil Profissiográfico Previdenciário.

Como fica aposentadoria especial em 2021?

O texto criou um sistema de pontos – equivalente à soma do tempo de contribuição com a idade do trabalhador – segundo o grau de periculosidade. O segurado pode se aposentar ao alcançar 86 pontos, caso seja atividade especial de risco baixo; 76 pontos, se risco médio e; 66 pontos, se risco alto.

O que é necessário para aposentadoria especial?

INSS: 7 documentos que podem garantir a aposentadoria especial
  • Carteira de Trabalho. ...
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) ...
  • Laudo das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) ...
  • DIRBEN 8030 (antigo SB-40, DISES BE 5235, DSS 8030) ...
  • Recebimento de adicional de insalubridade ou periculosidade.

Qual o valor da aposentadoria especial?

O valor correspondente à aposentadoria especial não tem a incidência do fator previdenciário, levando em consideração o prazo de carência de 180 contribuições, o valor corresponderá a 80% do valor médio das contribuições mensais do segurado.

Passo a passo para a aposentadoria especial no INSS

25 questões relacionadas encontradas

Quanto vale um ano de trabalho insalubre?

Acrescente 2% para cada ano trabalhado acima de 20 anos em atividade especial para homens e acima de 15 anos para mulheres (supondo que seja uma mulher com 27 anos de trabalho, o acréscimo será de 12 x 2% = 24%)

Qual a diferença da aposentadoria especial para aposentadoria normal?

Como falamos acima, a Aposentadoria Comum ou por tempo de contribuição necessita que o homem contribua por 35 anos e as mulheres por 30. Já na Aposentadoria Especial o tempo de contribuição reduz para somente 25 anos trabalhados em ambiente insalubre, para ambos os sexos.

Quais os 7 documentos que comprovam a atividade insalubre ou perigosa?

No mais, são documentos que comprovam a atividade especial:
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
  • Laudo de Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT;
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP.

Quais são as profissões que têm direito à Aposentadoria Especial?

Lista de profissões que dão direito a aposentadoria especial
  • Cortador Gráfico;
  • Foguista;
  • Aeroviário de Serviço de Pista;
  • Auxiliar de Enfermeiro;
  • Auxiliar de Tinturaria;
  • Eletricista ( acima 250 volts);
  • Bombeiro;
  • Cirurgião;

Como deve ser o PPP para Aposentadoria Especial?

O PPP é um documento que descreve sua história de trabalho nas empresas. Nele deve constar os cargos ocupados, descrição das atividades, exposição a fatores de riscos e vários outros detalhes fundamentais para comprovar principalmente a atividade insalubre e periculosa para a Aposentadoria Especial.

Qual a idade mínima para a aposentadoria especial?

Agora, com a Reforma, será mantido o tempo mínimo de contribuição nos moldes atuais, porém, passará a ser exigida idade mínima para aposentadoria especial da seguinte forma: 55 anos para atividade especial de 15 anos; 58 anos para atividade especial de 20 anos; 60 anos para atividade especial de 25 anos.

O que mudou na aposentadoria especial?

Como funciona o cálculo para a aposentadoria especial do INSS. A reforma da Previdência mudou o cálculo do valor do benefício a ser pago ao segurado especial. Sendo assim, trabalhadores que se aposentarem próximo ao tempo mínimo de contribuição terão uma aposentadoria menor.

Quanto tempo posso trabalhar após aposentadoria especial?

Porém, esse prazo de 15 anos é raro na aposentadoria especial. O prazo mais comum é de 25 anos de trabalho.

Como comprovar tempo especial antes de 1995?

Ou seja, a insalubridade antes de 1995 pode ser comprovada através de documentos que demonstrem o exercício de uma das profissões elencadas na referida listagem do INSS, sem necessidade de apresentação de outros documentos, uma vez que até o ano de 1995 a condição insalubre é presumida.

O que é aposentadoria especial código 46?

Aposentadoria especial (espécie - 46) garante as pessoas que laboraram e/ou laboram sob condições especiais e estão expostas a insalubridade, periculosidade ou penosidade, meio para se aposentar com menos tempo de contribuição e trabalho, pois a Lei garante uma forma de reparação financeira e também a saúde do ...

Quem trabalha com limpeza tem direito a aposentadoria especial?

A aposentadoria especial do auxiliar de limpeza hospitalar é devida quando o profissional comprova perante a previdência que trabalha em um ambiente com agentes nocivos de forma habitual e permanente.

Quem tem direito a PPP?

Todos empregados tem direito ao PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), independente da profissão ou atividade na empresa. Isso mesmo! ... O PPP deverá ser emitido sempre que solicitado pelo trabalhador, INSS ou autoridade competente, em via única e sem necessidade de recibo.

Quem tem periculosidade têm direito à aposentadoria especial?

Nesse sentido, a periculosidade concede ao profissional o direito não apenas ao adicional de periculosidade, como também à Aposentadoria Especial, com regras diferentes das regras da aposentadoria comum.

Como provar que trabalhei em uma área insalubre?

Solicite à empresa o PPP. Em suma, o LTCAT e o PPP são os documentos padrões para a comprovação do tempo especial com insalubridade. Eles são emitidos com base em perícia técnica realizada por Engenheiro ou Médico de Segurança do Trabalho. Como resultado, eles são reconhecidos tanto pelo INSS e quanto pelo Judiciário.

Como conseguir o documento de insalubridade para aposentadoria?

Para comprovar o enquadramento profissional e a exposição a agentes insalubres, você vai precisar de documentos, como sua CTPS, PPP, laudos e, algumas vezes, até de perícias. É muito mais fácil comprovar a categoria profissional. Normalmente, a CTPS basta.

Quais são as atividades consideradas especiais?

Trabalhadores em extração de petróleo; Transporte ferroviário; Transporte urbano e rodoviários; Tratorista (Grande Porte);

Qual o tipo de aposentadoria mais vantajosa?

A Aposentadoria por Idade é a mais vantajosa para quem começou a contribuir mais tarde para o INSS. Quem começou a trabalhar muito jovem, normalmente tem aposentadorias mais vantajosas que a por idade, por isso, é muito importante que você conheça seu histórico de trabalho.

O que é aposentadoria rural ou especial?

No caso da aposentadoria rural, o tempo de atividade pode ser utilizado para se aposentar no INSS. É o que autoriza a legislação previdenciária que oferece algumas vantagens aos trabalhadores rurais junto à Previdência. Porém com algumas particularidades que devem ser observadas antes de solicitar o benefício.

É possível converter tempo especial em comum para aposentadoria por idade?

A possibilidade de conversão do tempo especial para comum mudou com a reforma da previdência, em 12/11/2019. ... Em suma, o tempo em trabalho especial anterior à reforma pode ser convertido, inclusive nas novas modalidades de aposentadoria, tendo como exceção a aposentadoria por idade.

Artigo anterior
O que são métodos comportamentais e quais são elas?
Artigo seguinte
Qual a comida típica do Sul?