Quais os documentos que uma pessoa possui?

Perguntado por: Rebeca Filipa Azevedo de Neto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (26 avaliações)

  • Certidão de nascimento. Este é o primeiro documento que você ganha em seu nome, ainda recém-nascido. ...
  • RG. ...
  • CPF. ...
  • Título de eleitor. ...
  • Carteira de trabalho. ...
  • Certidão de casamento. ...
  • CNH.

Quais são os documentos que uma pessoa precisa ter?

7 documentos que todo brasileiro deve ter
  • Certidão de nascimento. ...
  • RG (Registro Geral) ...
  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ...
  • Título de eleitor. ...
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ...
  • Carteira de trabalho (CTPS) ...
  • Certificado de serviço militar (CAM)

Quais são os tipos de documentos que existem?

Quais são os tipos de documentos que devem ser conhecidos?
  • Nota Fiscal. ...
  • Faturas e guias. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licenças de funcionamento. ...
  • Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
  • Registros contábeis e fiscais. ...
  • Controle de ponto. ...
  • Folhas de pagamento.

Quais são os tipos de documentos mais utilizados na empresa?

Quais são os 10 principais documentos empresariais exigidos na fiscalização?
  • Contrato social. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licença sanitária. ...
  • Licença ambiental. ...
  • Contrato com profissional de contabilidade. ...
  • Notas fiscais. ...
  • Registros de contabilidade. ...
  • Comprovantes de RH.

Quais são os tipos de documentos de uma empresa?

Veja quais são os documentos que não podem faltar a todo negócio, desde licenças de funcionamento até documentos contábeis e fiscais.
  • Alvará ...
  • CNPJ. ...
  • Inscrição estadual e municipal. ...
  • Relação Anual de Informações Sociais. ...
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. ...
  • Livros. ...
  • Guias.

Documentos Pessoais

30 questões relacionadas encontradas

Qual documento é o mais importante?

Muita gente não conhece muito bem ou não sabe o que é RG. As letras significam Registro Geral. Ele é aquele documento “mãe”, a partir dele é possível tirar a maioria dos nossos documentos. É considerado o documento mais importante do cidadão, pois representa identidade de cada pessoa registrada no Brasil.

Qual o documento mais importante do brasileiro?

Constituição é a norma mais importante do País.

Qual o primeiro e mais importante documento do cidadão?

é o primeiro e o mais im portante documento do cidadão. Com ele, a pessoa existe oficialmente para o Esta- do e a sociedade. Só de posse da certidão é possível retirar outros documentos civis, como a carteira de trabalho, a carteira de identidade, o título de eleitor e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Por que CPF e RG?

Que o CPF (cadastro de pessoa física) é um documento importante já falamos aqui várias vezes. O documento, gerado pela Receita Federal, serve a princípio para identificação de seus contribuintes no Imposto de Renda. Hoje é mais usado do que o próprio documento de identificação, o RG.

Porque CPF?

A principal função é servir de identificação dos contribuintes no Imposto de Renda. Tanto que os filhos, a partir dos 12 anos, precisam ter o próprio CPF para ser incluído na declaração de imposto dos pais.

Qual é o significado de CPF?

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal, que armazena informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição no CPF, ou de cidadãos que se inscreveram voluntariamente.

Qual a importância da carteira de identidade?

Os documentos são importantes, pois servem para identificar as pessoas. Outro documento que devemos ter, o mais importante de todos, é a Carteira de Identidade. Nela são registrados nosso nome, a data de nascimento, os nomes dos nossos pais, a cidade e o estado em que nascemos.

Qual é o primeiro documento de uma pessoa?

Certidão de Nascimento

É o primeiro documento oficial de um indivíduo. É através dela que certifica-se formalmente a existência da pessoa. O registro de nascimento é feito após o nascimento da criança, por um dos pais ou por ambos no Cartório de Registro Civil.

Qual o primeiro documento que recebemos ao nascer?

A certidão de nascimento é o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania. Ela comprova sua existência, seu local e data de nascimento, o nome dos seus pais e avós. Sem esse documento, os cidadãos ficam privados de seus direitos mais fundamentais e não tem acesso aos programas sociais.

Qual é a importância dos documentos pessoais?

Os documentos pessoais são exigidos sempre que é preciso se identificar; para fazer vestibulares, matrículas, na hora de abrir uma conta em uma instituição bancária, de viajar, etc. Por isso é vital a importância dos documentos pessoais.

Para que serve a certidão de óbito?

Assim como acontece com o registro de nascimento, quando realizado o registro de óbito é expedida uma certidão. Esse documento é fundamental para comprovar o falecimento e indispensável no ato de solicitações de benefícios, como pensão por morte e seguro de vida.

Para que serve um passaporte?

A finalidade maior do passaporte está relacionada exatamente à viagem para fora das fronteiras do seu país de origem. Quando se fala em documento internacional para viagens, geralmente é no passaporte que se pensa em primeiro lugar.

Qual a diferença entre certidão de nascimento e identidade?

Já o Registro Geral (RG) é o número da cédula de identidade do cidadão. O RG é sim a primeira documentação que substituirá a certidão de nascimento e que comprovará o registro pessoal de cada indivíduo, sendo o item básico para a prestação do serviço.

Quais são os tipos de documentos administrativos?

Os tipos documentos administrativos são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.

Quais são os tipos de documentos que podem e devem ser arquivados em uma empresa?

Os principais documentos de uma empresa devem ser guardados corretamente, principalmente, os relativos ao setor de RH, tributários, trabalhistas, contábeis e guias de recolhimento. Dependendo da situação, é recomentado armazenar documentos trabalhistas por 10 anos, como a folha de pagamento e o registro eletrônico.

Quais são os principais tipos de documentos financeiros mais utilizados?

Quais são os 5 principais documentos contábeis de uma empresa?
  • Notas fiscais. As notas fiscais podem ser consideradas como os documentos contábeis mais importantes de uma empresa. ...
  • Extratos de meios de pagamento. ...
  • Comprovantes de recolhimento de tributos e pagamentos diversos. ...
  • Documentos trabalhistas. ...
  • Contratos diversos.

Artigo anterior
O que faz um Motorista da prefeitura?
Artigo seguinte
Como se vender em uma entrevista de emprego?