Porque o trauma é considerado uma doença?

Perguntado por: Viviane Rita Simões  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (37 avaliações)

Na realidade, o trauma é um reflexo da história da humanidade. O trauma tem sido rotulado como a doença neglicenciada do mundo moderno, tanto que os investimentos feitos, visando ao seu controle, prevenção e tratamento, são inversamente proporcionais à rápida progressão da violência e ocorrência dos traumatismos.

O que é considerado trauma na medicina?

O termo “trauma” é usado para definir ou descrever as lesões causadas por um evento que gera um ferimento de maneira inesperada, ou seja, envolvem danos causados por acidentes diversos, violência ou agressões, que podem ocasionar feridas graves e afetar órgãos, de modo que precisam ser tratados de forma ágil por ...

Como os traumas são classificados?

É categorizado por mecanismos de lesão que incluem: trauma penetrante, trauma contuso ou sua combinação. A palavra “trauma” é mais comumente usada para descrever uma lesão corporal que é grave, súbita e inesperada.

O que é o traumatismo?

O traumatismo (do grego traûma: "ferida") é uma lesão ou ferida mais ou menos extensa, produzida por ação violenta, de natureza física ou química, externa ao organismo. O termo "traumatismo" refere-se às consequências locais e gerais do trauma para a estrutura e o funcionamento do organismo.

Qual a principal causa de morte no trauma?

As causas de morte com elevada frequência segundo os laudos das autópsias foram traumatismo craniano e/ou cervical (29,0%) e complicações pós-trauma (26,7%) (Tabela 1). Em relação aos óbitos por complicações pós-trauma (n=401), destacaram-se as complicações infecciosas (64,8%), pulmonares (21,0%) e cardíacas (10,7%).

O que é considerado um trauma? • Psicologia • Casule Saúde e Bem-estar

37 questões relacionadas encontradas

O que são os picos de morte no trauma?

Os três picos do trauma

O primeiro pico corresponde as mortes que acontecem nos segundos ou minutos iniciais após o trauma. As lesões nesses pacientes são tão graves, que dificilmente eles podem ser salvos. O segundo pico corresponde as mortes que acontecem algumas horas após o trauma.

Quais os 3 picos de óbitos em trauma conforme o tempo?

Distribuição trimodal das mortes
  • Primeiro pico: ocorre nos primeiros segundos a minutos após o trauma. ...
  • Segundo pico: ocorre dentro de minutos a horas após o trauma. ...
  • Terceiro pico: ocorre de vários dias a semanas após o evento.

Quais são os três tipos de trauma?

1 - Entorse 2 - Fratura 3 - Luxação 4 - Distensão ( ) Lesão em que há uma distensão dos ligamentos, mas não há deslocamento completo dos ossos da articulação.

O que é o trauma no hospital?

O atendimento de trauma acontece quando uma lesão é produzida por uma ação externa ao corpo. Ela pode ser por violência física ou química. Suas consequências podem ser graves e abranger vários órgãos. ... Os acidentes domésticos são responsáveis por uma grande parcela dos casos que chegam aos centros de trauma.

O que é o trauma emocional?

Um trauma emocional ou psicológico se instala devido a sequelas deixadas por situações que causaram sofrimento ou dor, seja emotiva ou física, das quais as consequências foram tão grandes que acabam por afetar o pensamento e o comportamento da pessoa.

Qual é o ABC do trauma?

O ABCDE do trauma consiste em uma série de ações a serem realizadas em pacientes vítimas de trauma, com o objetivo de sistematizar o atendimento e dar prioridade a situações que podem agravar rapidamente e levar o paciente a óbito. Foi criado na década de 70 pelo cirurgião ortopédico James K.

Quais são os tipos de traumas fechados e abertos?

Para facilitar o estudo, os traumas abdominais foram divididos em: trauma aberto (ferimentos por armas de fogo ou por arma branca) e trauma fechado (contusão). Dentro de cada divisão foram analisadas as vísceras e as regiões associadas mais atingidas.

Como saber se você tem um trauma?

Entre os principais sinais de que a pessoa tem um trauma estão:
  1. Sentimento de ansiedade, pânico, desespero, apreensão, raiva, culpa, irritabilidade e desamparo;
  2. Capacidade de cognição alterada, que pode afetar o raciocínio lógico, a concentração, confusão mental e a memória de situações triviais;

Qual a diferença de trauma e lesão?

Um trauma físico pode exigir algum tipo de atenção médica com maior ou menor urgência, dificuldade e duração. A lesão pode ocorrer por motivos de agressões físicas, acidentes ou, até mesmo, autoagressão.

O que é trauma na enfermagem?

No contexto da enfermagem, define-se o Trauma como um evento nocivo que advém da liberação de formas específicas de energia ou de barreiras físicas ao fluxo normal de energia.

O que é trauma em primeiros socorros?

O que é trauma? (traumatismo) - É a lesão corporal resultado da exposição à energia (mecânica, térmica, elétrica, química ou radiação) que interagiu com o corpo em quantidades acima da suportada fisiologicamente.

Como funciona o atendimento à vítima de trauma?

Como funciona? Consiste em padronizar o sistema através da sequência de atendimento ABCDE, através da avaliação inicial ou primária e da avaliação secundária, após a estabilização da vítima. A avaliação inicial ou primária visa a identificação das lesões e estabilização simultânea do paciente vítima de trauma.

Quais os tipos de trauma enfermagem?

A seguir, vamos entender as principais classificações do trauma.
...
Essa energia existe em cinco formas físicas, cuja descrição você acompanha mais adiante:
  • Mecânica.
  • Química.
  • Térmica.
  • Irradiação.
  • Elétrica.

Qual traumatismo é considerado mais grave?

O traumatismo craniano é uma lesão que atinge somente o crânio, normalmente ocasionada por um forte impacto. Pode causar danos graves ao cérebro, como contusão ou coágulo sanguíneo. Neste último caso, o traumatismo craniano passa a ser chamado de traumatismo cranioencefálico.

O que é um trauma fechado?

No trauma fechado, duas forças estão envolvidas no impacto: mudança brusca de velocidade (aceleração ou desaceleração) e compressão. Elas podem ser resultantes de quedas, colisões automobilísticas, acidentes com pedestres, agressões, etc. Quando um veículo se choca contra um obstáculo fixo, ocorrem duas colisões.

Quais são as principais causas de morte no mundo?

Doença cardíaca continua sendo a principal causa de morte; diabetes e demência entram na lista. A doença cardíaca permanece a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos.

Quais as principais intervenções e cuidados de enfermagem no atendimento do trauma?

As principais preocupações para avaliação e atendimento do traumatizado são as seguintes, em ordem de importância: (1) via aérea, (2) ventilação, (3) oxigenação, (4) controle de hemorragia, e (5) perfusão.

Em qual das etapas do protocolo faz a avaliação e correção de hemorragia?

C (circulation) Esta etapa consiste na identificação e controle de hemorragias, impedindo desta forma que a vítima perca muito sangue e evolua para um choque hemorrágico.

Quais são as três principais causas de morte de um paciente Poli-traumatizado?

As principais causas de morte em um paciente traumatizado são obstrução das vias aéreas, insuficiência respiratória, choque por hemorragia e lesões cerebrais.

O que é politraumatismo morre na hora?

Para que a situação seja de fato considerada um politraumatismo, o paciente deve ter sofrido especificamente duas ou mais lesões graves em pelo menos duas áreas do corpo. Ou ainda em apenas uma única área do corpo.

Artigo anterior
Qual a diferença entre watts Volts e ampères?
Artigo seguinte
Qual foi a causa principal da Guerra do Golfo?