Como funciona a transmissão CVT na moto?

Perguntado por: Rafael Duarte Brito Brito  |  Última atualização: 19. Februar 2025
Pontuação: 4.7/5 (48 avaliações)

O tal câmbio automático, chamado de CVT (transmissão continuamente variável), é composto por correia, roletes e polias que levam a força do motor para as rodas e controlam a aceleração. Outra vantagem é que proprietário de um scooter não precisa se preocupar em ajustar e lubrificar a corrente, como nas motocicletas.

O que é o CVT da moto?

DCT, câmbio convencional, cambio semiautomático ou CVT são sistemas que visam gerenciar a energia produzida pelo motor e adequar o envio – ou transmissão! – desta energia à roda, e ajustá-la à condição de uso de cada moto ou scooter.

Como é o funcionamento do câmbio CVT?

Um câmbio CVT possui duas polias e cada uma é composta por duas metades ajustáveis que podem se mover juntas ou independentemente. Uma das polias está conectada ao motor, enquanto a outra está presa à transmissão do veículo, onde envia a potência do motor para as rodas do veículo.

Qual a desvantagem do câmbio CVT?

Outra desvantagem do câmbio CVT é o custo mais elevado do que os outros tipos de câmbio automático, tanto na compra quanto na manutenção. Ele também requer um fluido específico, que deve ser trocado periodicamente, seguindo as recomendações do fabricante.

Quais são os problemas do câmbio CVT?

No entanto, existem alguns sinais que podem indicar a necessidade de manutenção preventiva desse tipo de câmbio, como:
  • Ruídos ou vibrações;
  • Dificuldade de troca de marchas;
  • Aumento do consumo de combustível.

HONDA PCX [CVT] COMO É O FUNCIONAMENTO POR DENTRO DE UM CÂMBIO DE SCOOTER

32 questões relacionadas encontradas

Quantos mil km dura um câmbio CVT?

Durabilidade: O câmbio automático do tipo CVT costuma ser altamente durável, com vida útil em torno de 300.000km.

Qual a principal vantagem do sistema de transmissão CVT?

1. Condução mais suave e mais confortável. Como a própria sigla diz, o sistema oferece uma “transmissão continuamente variável”, o que significa que possui uma variação quase infinita de relações de transmissão, tornando a condução muito mais suave e evitando os trancos no motor.

O que é melhor CVT ou automático?

Qual escolher: automático ou CVT? Ao mesmo tempo em que o CVT proporciona mais suavidade e funcionamento adequado ao motor, ele é mais lento em resposta do que o câmbio automático. Contudo, seu consumo de combustível tende a ser menor, especialmente no trânsito urbano.

Quantas marchas tem um câmbio CVT?

A alavanca de marchas permite que o motorista vá interrompendo essa relação continuamente variável em várias posições. Então, o CVT pode ter cinco, sete, dez, quantas marchas o projeto resolver oferecer como opções ao motorista.

Quem é o fabricante do câmbio CVT?

O conceito do CVT foi idealizado por Leonardo da Vinci em 1490, contudo a primeira patente do sistema foi registrada 1886. Princípio da variação.

Como o câmbio CVT simula marchas?

Como é a simulação de marchas do câmbio CVT? A mecânica do câmbio CVT funciona com um sistema de polias e cintas | Imagem: reprodução. Outro ponto fundamental e famoso sobre o câmbio CVT é o da simulação de marchas. Na verdade, é só uma simulação mesmo, com base em programações feitas no sistema.

Como saber se o câmbio CVT está ruim?

A seguir, confira os principais sintomas de que o câmbio automático está prestes a apresentar problemas e precisa ser reparado.
  1. Mudanças de marcha bruscas ou irregulares. ...
  2. Atrasos ou dificuldades para engatar as marchas. ...
  3. Barulhos estranhos durante a mudança de marchas. ...
  4. Luzes de advertência no painel de instrumentos.

Como saber se o câmbio é CVT?

No modelo de câmbio CVT não há engrenagem e não há um número específico de marchas. Para fazer o sistema funcionar adequadamente ele possui 2 polias de tamanhos diferentes, onde uma se conecta ao motor e a outra se conecta diretamente às rodas por uma correia de metal flexível de alta resistência.

Como funciona troca de marcha na moto?

A troca de marcha é feita pelo pedal esquerdo, movimentando esse pedal para cima você subirá a marcha, e o movimentando para baixo a reduzirá. Normalmente as motocicletas possuem 5 marchas e uma posição neutra para o pedal, mas, existem motos com 6 marchas.

Porque a PCX não passa de 100?

O PCX, por exemplo, atinge 120 km/h, porém com o desgaste do conjunto, sua velocidade máxima diminui para 110 km/h e depois se limita a 100 km/h. Segundo o mecânico esse é um típico sintoma do desgaste das polias dianteiras que já estão “marcadas”.

O que significa a sigla PCX da Honda?

Não é uma palavra abreviada, como no caso da Honda ADV, mas sim uma sigla, as iniciais de Personal Confort Experience, o que nem exige tradução de tão óbvio que é, definindo exatamente o que esta scooter oferece para quem a escolhe como parceira do dia a dia.

O que é câmbio CVT é bom?

CVT é voltado ao conforto

Assim, o conjunto permite que a rotação do motor mantenha ritmo mais constante durante as acelerações. Como resultado, há menor consumo de combustível na comparação com os câmbio automáticos convencionais. Porém, o sistema é criticado por muitos consumidores.

Porque o câmbio CVT tem simulador de marchas?

De acordo com a Toyota, que programou o CVT de Corolla e RAV4 para simular sete marchas, “o sistema se adapta ao estilo de direção do motorista brasileiro e garante conforto sem alterar o consumo”.

O que quer dizer a sigla CVT?

Do inglês “Continuously Variable Transmission”, a sigla CVT pode ser traduzida como Transmissão Continuamente Variável. Ela tem se popularizado cada vez mais no Brasil. Justamente por bater de frente com a solução mecânica ou mesmo a automática. Graças ao seu funcionamento, ele garante um uso mais linear e mais suave.

Qual a manutenção do câmbio CVT?

Uma das recomendações principais é cuidar da manutenção do sistema de arrefecimento do veículo. Isso porque o fluido da transmissão pode sofrer deterioração em caso de aumento de temperatura. Neste caso, o fluido pode oxidar e perder sua ação detergente, além de mudar de viscosidade.

Qual o melhor tipo de câmbio?

O câmbio CVT ou Transmissão Continuamente Variável funciona de uma forma bem diferente dos outros tipos de câmbio. Essa é uma das tecnologias mais avançadas do mercado, portanto é também uma das mais caras. O CVT não possui uma troca efetiva de marchas.

Para que serve a posição L no câmbio CVT?

Para câmbios do tipo CVT ou em transmissões automáticas sem modo manual é comum ver também as posições L ou S. L é de “low” e é uma posição que prioriza a força e pode ser usada com o carro muito carregado, por exemplo.

Qual o tempo de vida útil de um câmbio automático?

Verdade: as transmissões automáticas são projetadas para durar toda a vida útil do veículo.

O que acontece se não trocar o óleo do câmbio CVT?

Se a troca do óleo do sistema de transmissão automática não for realizada, o acúmulo de impurezas pode entupir uma eletroválvula, por exemplo, causando um código de falha no painel e deixando a transmissão em modo de emergência. Caso isso aconteça, o custo de manutenção é exorbitantemente alto.

Quando devo trocar o óleo de câmbio CVT?

O câmbio CVT usado nos modelos Lancer (fora de linha), ASX e Outlander, assim como no Eclipse Cross, seguem o mesmo princípio de troca de óleo da Honda. Ou seja, a cada 40.000 km.

Artigo anterior
Por que os direitos humanos são tão importantes para nós?
Artigo seguinte
Como os neurônios nascem?