Qual a responsabilidade do observador de trabalho a quente?

Perguntado por: José Tavares de Cruz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)

O observador de Trabalho a quente permanece em contato permanente com os trabalhadores que executam trabalhos a quente, monitorando os trabalhos e o seu entorno, visando detectar e combater possíveis princípios de incêndio.

Qual NR fala de trabalho a quente?

A NR 34 trabalho a quente ou NR 34.5 é a norma regulamentadora que estabelece requisitos mínimos para as condições de trabalho em ambientes sob o risco de incêndio ou explosão, na indústria naval.

Qual a distância o observador deve garantir no trabalho a quente?

c) Todos os materiais combustíveis deverão estar a uma distância mínima de 10 metros do local do trabalho a quente, caso não seja possível, deverão ser protegidos com material resistente ao fogo.

Quais são as principais medidas de controle para atividades com trabalho a quente?

· Realize o serviço em ambiente propício, onde a operação é mais segura; · Mantenha materiais combustíveis ou inflamáveis longe, de preferência com um raio de 10 metros da área de trabalho; · Se houverem materiais que não podem ser afastados, utilizem cobertura incombustíveis, ou seja, mantas por exemplo.

Quais os cuidados necessários para emissão de uma permissão de trabalho a quente?

o Seguir procedimentos de entrada em espaços confinados e/ou lockout-tagout para evitar acionamento acidental de equipamentos; o Remover materiais combustíveis; purgar líquidos e gases inflamáveis; o Checar a atmosfera com detector de gases.

TUDO SOBRE Trabalho a quente - COMPLETO !

42 questões relacionadas encontradas

O que deve conter em uma Permissão de Trabalho?

35.4.8.1 A Permissão de Trabalho deve conter: a) os requisitos mínimos a serem atendidos para a execução dos trabalhos; b) as disposições e medidas estabelecidas na Análise de Risco; c) a relação de todos os envolvidos e suas autorizações.

Quais os procedimentos de segurança nas operações de soldagem e corte a quente?

Nas operações de soldagem e corte a quente, é obrigatória a utilização de anteparo eficaz para a proteção dos trabalhadores circunvizinhos. O material utilizado nesta proteção deve ser do tipo incombustível. (118.202-1 / I2).

São exemplo de trabalho a quente as atividades?

Trabalho a quente é definido como qualquer atividade que envolva chama aberta ou produza calor e/ou centelhas capazes de iniciar incêndios ou explosões. São exemplos de trabalhos a quente: soldagem, corte, esmeril, brasagem, etc.

Quais são as missões do observador de trabalho a quente?

O observador de Trabalho a quente permanece em contato permanente com os trabalhadores que executam trabalhos a quente, monitorando os trabalhos e o seu entorno, visando detectar e combater possíveis princípios de incêndio.

Como é feito o trabalho a quente?

O trabalho a quente é todo processo de trabalho que envolva a soldagem, a brasagem, a solda branda, o corte, esmerilhamento, perfuração, queima ou fusão de substâncias que podem produzir faíscas ou chamas com uma temperatura suficiente para incendiar vapores inflamáveis e/ou materiais combustíveis (a definição da NFPA ...

Qual a carga horário exigida para o treinamento de observador do fogo?

O observador deve receber treinamento ministrado por trabalhador capacitado em prevenção e combate a incêndio, com conteúdo programático descrito no Item 10 desse Book e carga horária mínima de 8 horas, estabelecido pelo item 1 do Anexo I da Norma Regulamentadora 34.

O que diz a NR 34?

34.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indústria de construção, reparação e desmonte naval.

O que um observador de segurança?

Dar aos participantes o entendimento de Ambiente Confinado conscientizando e informando os risco dos trabalhos em Ambiente Confinado; Garantir a disciplina operacional para execução dos serviços; Promover o desenvolvimento do comportamento seguro em relação a SSMA nos trabalhos em Ambiente Confinado.

O que diz a NR 37?

A Norma Regulamentadora NR-37 (Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo) foi desenvolvida com o intuito precípuo de reduzir o número de acidentes e doenças ocupacionais, assim como contribuir para preservar o meio ambiente marinho e a integridade das diferentes plataformas envolvidas em todo este processo produtivo ...

O que é o NR 33?

A NR-33 é uma norma para trabalhos confinados, que estabelece medidas de prevenção, medidas administrativas, medidas pessoais, capacitação e medidas para situações de emergências, sendo a primeira norma regulamentadora a prever a realização de avaliação dos fatores de riscos psicossociais na sua redação.

O que é a NR 30?

30 (NR-30) A norma regulamentadora foi publicada pela Portaria SIT nº 34, de 04 de dezembro de 2002, tendo sido concebida para suprir uma lacuna importante na legislação nacional de segurança e saúde no trabalho (SST) em relação ao trabalho aquaviário.

Qual é o princípio básico da estanqueidade?

Estanqueidade é um neologismo que significa estanque, hermético, "sem vazamento", em inglês no-leak, ou seja, é a definição dada a um produto que está isento de furos, trincas ou porosidades que possam deixar sair ou entrar parte de seu conteúdo.

Quem pode ministrar treinamento de NR 34?

34.14.2.3 Os treinamentos devem ser ministrados por instrutores com comprovada proficiência no assunto, sob a responsabilidade de profissional legalmente habilitado.

Qual a diferença de trabalho a quente e trabalho a frio?

Em termos de conformação mecânica, chama-se de trabalho a quente (TQ) aquele que é executado em temperaturas acima de 0,5Tf trabalho a morno (TM), executado na faixa compreendida (grosseiramente) entre 0,3 e 0,5 Tf e trabalho a frio (TF) aquele que é executado entre 0 e 0,3 Tf .

O que é solda a quente?

A soldagem por ar quente é cada vez mais comum, isso devido seu ótimo desempenho. Nos procedimentos em que ela é usada, o sistema do equipamento gera um sopro sobre o componente a ser soldado, o que gera o amolecimento dele mesmo.

O que é corte a quente?

No corte a quente, há dois processos principais: oxicombustível, com maçarico, e o corte a plasma. O maçarico aquece e tem chama, no entanto, ao contrário do que pode parecer, não é a chama em si que faz o corte, mas ela dispara uma reação química que aquece o material e o funde, realizando a separação.

Qual a norma de segurança utilizada na soldagem e corte?

A norma de segurança em soldagem e corte NR-18, como a própria descrição diz, estabelece as condições de trabalho e o ambiente na indústria da construção.

Quais os cuidados que o operador deve ter com a segurança na soldagem?

Para evitar choque de tensão secundária, os operadores de soldagem devem sempre usar luvas secas e em bom estado, nunca tocar o eletrodo ou partes metálicas do suporte do eletrodo diretamente com a mão (sem proteção).

Quais pontos a NR 18 aborda sobre processos de soldagem e corte a quente?

18.11.2 Quando forem executadas operações de soldagem e corte a quente em chumbo, zinco ou materiais revestidos de cádmio, será obrigatória a remoção por ventilação local exaustora dos fumos originados no processo de solda e corte, bem como na utilização de eletrodos revestidos.

O que é uma Permissão de Trabalho?

Muito utilizada no ambiente industrial, a Permissão de Trabalho (PT) é um documento que contém as medidas necessárias para a realização de um trabalho seguro, além de instruções para situações de emergência ou resgate.

Artigo anterior
Quais doenças reprovam em concurso?
Artigo seguinte
O que é uma urticária nervosa?