O que mudou na terceirização com a reforma trabalhista?
Perguntado por: Laura Teresa Sousa Barbosa | Última atualização: 15. Februar 2025Pontuação: 4.7/5 (14 avaliações)
Ela passou a reconhecer a subcontratação de serviços especializados, ou terceirização, permitindo-a para todo o tipo de atividade. A medida também regulamentou a quarteirização, ou seja, a contratação, por parte da empresa terceirizada, de outra empresa prestadora de serviços para suprir uma demanda de trabalho.
O que foi alterado pela reforma trabalhista em relação à terceirização?
Com base na lei 6.019/74, modificada com a lei 13.429/17, a terceirização é permitida para atividades-meio e fim, desde que a prestadora do serviço possua capacidade econômica compatível com sua execução: Lei 6.019/74 - Art.
Quais as alterações que a lei 13.429 17 trouxe em relação à terceirização?
13.429/2017, legitima o instituto da terceirização e amplia seus direitos, sendo que pretensamente sua principal mudança no ordenamento jurídico seria a permissão de contratação de serviço pela terceirização para atividades fins da pessoa jurídica, que antes era vetado pela súmula 331 do TST (Tribunal Superior do ...
Quais foram as principais mudanças para o trabalhador terceirizado após a aprovação da lei 13467 2017 da nova reforma trabalhista?
Após a entrada em vigor da lei 13.467/17, a participação do sindicato tornou-se desnecessária. Agora, o empregador pode formalizar o banco de horas por meio de acordo individual com o empregado. A compensação, nestes casos, deve se dar em até 6 meses.
O que diz a CLT sobre a terceirização?
5º-A da Lei 6.019/1974, com redação dada pela Lei 13.467/2017). Portanto, reitera-se a previsão de que a contratante (tomadora) pode terceirizar quaisquer de suas atividades, inclusive a sua atividade principal, perdendo relevância a diferenciação entre atividades-fim e atividades-meio.
Reforma trabalhista: Terceirização da atividade-fim
Quantas horas um terceirizado pode trabalhar?
– Terceirizados têm jornadas de trabalho definidas
Seja no regime normal (44 horas semanais) ou parcial de tempo (26 horas semanais), os trabalhadores terceirizados também precisam registrar o ponto, sob a responsabilidade da prestadora.
Qual a responsabilidade da empresa tomadora de serviços terceirizados?
A responsabilidade do tomador de serviços decorre de ato de terceiro, que contratou empregados e os disponibilizou a seu favor. E este terceiro, ao deixar de pagar verbas trabalhistas, comete ato ilícito, estando obrigado à reparação.
O que o funcionário terceirizado não tem direito?
Outros direitos não obrigatórios por lei, eventualmente fornecidos pelos empregadores aos seus funcionários, como vale-alimentação, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e plano de saúde e/ou odontológico não são obrigatórios aos terceirizados.
Quais direitos trabalhistas foram alterados na reforma trabalhista de 2017?
- Acordos coletivos prevalecem sob a legislação;
- Não é mais obrigatório a contribuição sindical;
- Alterações na jornada de trabalho;
- Parcelamento de férias;
- Grávidas e lactantes só poderão trabalhar em ambientes com insalubridade de grau médio ou mínimo.
Quais são os serviços que não podem ser terceirizados?
Além disso, não é possível terceirizar, em empresas públicas, atividades que envolvam a tomada de decisões, bem como a coordenação e supervisão, o controle de órgãos, planejamento e demais atividades que são consideradas estratégicas.
Como a terceirização precariza o trabalho?
Para além de uma prática administrativa e empresarial, a terceirização causa diversos prejuízos aos trabalhadores, como a precarização do ambiente de trabalho, a dificuldade de construção de uma identidade coletiva e ataques à dignidade dos obreiros.
Sou terceirizado posso ser contratado pela empresa?
Responsabilização efetiva. Contratar um funcionário terceirizado permite que eles sejam responsabilizados efetivamente caso eles não cumpram os requisitos e exigências da empresa. Isso garante que eles entreguem um trabalho de alta qualidade e que eles mantenham o alto padrão de serviço e produtividade.
Quais cargos podem ser terceirizados?
- Limpeza. A limpeza, como atividade-meio, já era uma atividade constantemente terceirizada pelas empresas. ...
- Serviços administrativos. ...
- Transporte. ...
- Segurança. ...
- Serviços de atividade-fim.
Quais foram as principais mudanças trazidas pela reforma trabalhista?
Entre as principais alterações, destacam-se a flexibilização das negociações coletivas, a regulamentação do teletrabalho e a criação do contrato intermitente. Uma das mudanças trazidas pela reforma foi a flexibilização das negociações coletivas.
Quais foram os impactos da reforma trabalhista para empregadores e empregados?
A Lei 13.467/17 também promoveu algumas melhorias: A desburocratização de alguns procedimentos trabalhistas; Maior liberdade para o empregado em relação a seus direitos anteriores, como descanso interjornada, banco de horas e férias; Estreitamento na relação entre empregado e empregador.
Quais as consequências da reforma trabalhista para os trabalhadores?
A reforma alterou diversas relações de trabalho, dentre elas a incorporação do teletrabalho com a pandemia, vínculos empregatícios e também questões que dizem respeito à justiça do trabalho. O professor destaca que a atualização deixa as empresas mais confortáveis, à medida que fornece segurança jurídica a elas.
O que não muda com a reforma trabalhista?
O que não muda com a reforma trabalhista? As normas de saúde e segurança do trabalho continuam inalteradas. Os benefícios previdenciários (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço, 13º salário, salário-família e seguro-desemprego) também não foram modificados.
O que mudou nas leis trabalhistas em 2024?
Uma das mudanças mais impactantes na legislação trabalhista de 2024 diz respeito ao prazo de prescrição do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS. Com as alterações, o prazo quinquenal para a prescrição das ações de cobrança dos valores do FGTS foi eliminado.
O que foi aprovado na reforma trabalhista?
Entre essas regras estão férias antecipadas, teletrabalho e suspensão de recolhimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A MP 1.109/2022, aprovada por 51 votos a 17, não sofreu mudanças e será promulgada pelo Congresso Nacional.
Quem paga o salário do funcionário terceirizado?
A empresa contratante (tomadora de serviços) celebra um contrato de prestação de serviços terceirizados e paga à empresa terceirizada pelos serviços prestados, e esta, por sua vez, é responsável por remunerar seus empregados.
Qual a diferença entre terceirizado e CLT?
Em resumo, a principal diferença entre CLT e terceirização é o tipo de vínculo que se estabelece entre o profissional e a empresa. A CLT cria um vínculo empregatício direto, enquanto a terceirização envolve a contratação de empresas ou profissionais externos para realizar atividades específicas.
Quem trabalha em empresa terceirizada tem direito ao PIS?
Valores recebidos por empresas de terceirização de mão-de-obra de seus contratantes para pagamento dos trabalhadores são sujeitos à cobrança de PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para Financiamento de Seguridade Social).
Quem é o responsável juridicamente pelo acidente no caso de funcionário terceirizado?
A responsabilidade do tomador de serviços por ato ilícito (acidente de trabalho) é solidária, mesmo no caso de terceirização por contrato de prestação de serviços. A responsabilidade solidária tem alicerce no campo do direito civil, alheia à questão da terceirização.
O que diz a Súmula 331 do TST?
Não cabe recurso ao Tribunal Superior do Trabalho, contra decisão em processo administrativo, proferida por Tribunal Regional do Trabalho, ainda que nele seja interessado magistrado.
O que descaracteriza terceirização de serviços?
A maioria das terceirizações no Brasil pode ser facilmente descaracterizada de lícita para ilícita, pois em quase todos os casos há pessoalidade e subordinação direta do trabalhador com o tomador de serviços.
Como fazer cruzamento rasteiro no FIFA?
Como acompanhar meu pedido do cartão Pan?