Porque Deve-se evitar a extração precoce dos dentes decíduos dentes de leite?

Perguntado por: António Eduardo Nunes Santos  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (17 avaliações)

Dentre as consequências da perda prematura dos dentes decíduos, pode-se citar a migração dos dentes adjacentes para a região da perda, com redução ou fechamento do espaço para irrupção do sucessor permanente, o encurtamento do arco dentário, a extrusão do antagonista, a ocorrência de inclinações de dentes adjacentes, ...

Porque os dentes de leite caem cedo?

A QUEDA PRECOCE

É possível que a criança perca um dente de leite precocemente (antes que o dente permanente esteja pronto para nascer) devido a algum trauma, cárie, hábitos, fatores ambientais ou ainda alterações hormonais, sendo que esta última causa vem se tornando mais comum com o tempo.

O que pode resultar na perda precoce dos molares permanentes?

As principais causas da perda precoce de molares permanente são: má higiene, problemas periodontais, presença de placa bacteriana e cárie dentária, sendo essa última a mais prevalente.

Qual a importância de se preservar os elementos dentários decíduos até sua esfoliação?

A perda precoce de dentes decíduos pode provocar nas crianças distúrbios de fonação, redução da capacidade mastigatória, problemas de ordem psicológica e instalação de hábitos bucais viciosos, favorecendo a instalação de más oclusões.

Qual seria a melhor conduta clínica no que tange a ortodontia Caso ocorra a perda precoce de um dente decíduo?

Quando ocorre a perda precoce dos dentes decíduos, o tratamento ideal consiste na manutenção do espaço. ... Concluiu-se que os dispositivos fixos mais utilizados para a manutenção de espaço após a perda precoce de dentes decíduos são a banda-alça, coroa- alça, arco lingual de Nance além das placas removíveis.

TRAUMATISMO DENTÁRIO em dentes decíduos ("de leite") - (Rebeca Aladim)

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as consequências de uma perda dentária precoce?

Dentre as consequências da perda prematura dos dentes decíduos, pode-se citar a migração dos dentes adjacentes para a região da perda, com redução ou fechamento do espaço para irrupção do sucessor permanente, o encurtamento do arco dentário, a extrusão do antagonista, a ocorrência de inclinações de dentes adjacentes, ...

Qual aparelho abaixo pode ser melhor utilizado quando há perda precoce de dentes decíduos na maxila?

O arco lingual é de fácil confecção, baixo custo e tem um papel importante na prevenção de má oclusão quando ocorre perda precoce dos dentes decíduos.

O que é esfoliação dos dentes?

Introdução: A esfoliação de dentes decíduos é um processo natural acompanhado da reabsorção radicular fisiológica mediada por diversos mecanismos celulares e moleculares, criando assim uma via de irrupção para o sucessor permanente e consequentemente, proporcionando uma oclusão ade- quada.

O que é um dente decíduo?

Os primeiros dentes são chamados de dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite. São visivelmente menores e mais brancos do que os dentes permanentes. Comparados aos dentes permanentes, as raízes do primeiro conjunto de dentes são mais curtas e finas, para que esses dentes possam caiam.

Quando está indicada extração em dentes de decíduos?

O estágio de formação do dente sucessor é outra consideração importante para a indicação de tratamento pulpar conservador em dente decíduo, pois a extração está indicada quando o sucessor atinge o estágio 8 de Nolla2,3, ou seja, quando o dente permanente possuir 2/3 de raiz formada.

É normal perder o primeiro molar?

De acordo com a literatura, a perda deste dente ocorre com maior frequência em idades superiores aos 10 anos. Esta afirmação pode ser observada no estudo de Melo e Cavalcanti (2007), que constatou que, a partir dos 10 anos ocorre um aumento na taxa de extração do primeiro molar permanente.

Quando a criança perde o primeiro molar?

As crianças geralmente perdem o seu primeiro dente por volta da idade de 6 ou 7, e eles perdem o último dente, que é o segundo molar, com a idade de 12 ou 13 anos. Um dente pode levar alguns dias, ou mesmo até alguns meses, para cair depois de você ou seu filho terem percebido que ele está mole.

São características do primeiro molar inferior temporário?

Os primeiros molares inferiores são maiores que quaisquer outros dentes inferiores. Possuem cinco cúspides bem desenvolvidas: duas vestibulares, duas linguais e uma distal, assim como duas raízes também bem desenvolvidas, uma mesial e outra distal.

Quando o dente cai antes da hora?

Se o dente de deite cair antes do tempo pode ser preciso realizar um raio-x para observar se o germe do dente permanente encontra-se na gengiva, o que indica que o dente irá nascer em breve. Normalmente não é preciso realizar nenhum tratamento específico e basta esperar o crescimento do dente permanente.

É normal cair dente antes dos 5 anos?

Toda criança passa por ela. Algumas encaram o período com bom humor, outras sofrem e sentem vergonha, mas o fato é que a troca faz parte do desenvolvimento e é normal. "Hoje isso tem acontecido mais cedo. Os primeiros dentes caem por volta dos 5 ou 6 anos de idade.

É normal cair 3 dente com 5 anos?

Quando cai o dente de leite? Em média, os dentes de leite começam a cair por volta dos 5 ou 6 anos de idade. Isso varia de acordo com a pessoa. Nessa idade são os dentes da frente, chamados de incisivos superiores e inferiores, que caem primeiro.

Quais são os dentes decíduos?

Na dentição decídua temos: incisivos, caninos e molares.

Qual a diferença entre dentes decíduos e permanentes?

Uma vez que os dentes decíduos são concebidos para cair, eles têm raízes com formatos diferentes aos dos dentes permanentes, isso segundo o site Saúde das Crianças (conteúdo em inglês), as raízes da dentição decídua são mais finas que as raízes dos dentes permanentes.

Quais são os dentes da dentição decídua?

A dentição decídua é constituída por 20 dentes no total: 8 incisivos, 4 caninos e 8 molares temporários cujo rompimento ocorre de forma progressiva, com uma sequência cronológica bastante definida.

Como se dá o processo de esfoliação dental?

A esfoliação do dente decíduo (de leite) é um processo natural, que ocorre em virtude do desaparecimento (reabsorção fisiológica) das raízes destes dentes por efeito da pressão exercida pelos dentes permanentes.

Como se faz uma esfoliação?

Antes de aplicar o esfoliante, limpe a pele com o sabonete de sua preferência. E, em seguida, passe o esfoliante na pele úmida, fazendo movimentos circulares e suaves. Para finalizar, lave a pele com água morna em abundância. Após a esfoliação indica-se hidratar bem a pele.

O que acontece se não esfoliar a pele?

Esfoliar a pele é muito importante para garantir uma aparência uniforme, hidratada e saudável. Esse procedimento renova as células, eliminando as que estão mortas e estimulando a produção de outras novas, e de colágeno.

Qual dos aparelhos abaixo é utilizado em ortodontia Preventiva?

Mantenedor de espaço

São aparelhos usados na ortodontia preventiva e Interceptativa para preservar o espaço no arco dentário deixado pela perda precoce de um ou mais dentes decíduos. Os mantenedores podem ser fixo ou removíveis.

Qual o objetivo do mantenedor fixo?

Para reabilitação de perda precoce de dentes decíduos, tão importante quanto o restabelecimento da função e estética é a escolha adequada do tipo de aparelho mantenedor de espaço. O mantenedor fixo estético-funcional é uma opção favorável em casos de perda precoce de incisivos decíduos.

O que é ortodontia Preventiva?

Como o próprio nome indica, a ortodontia preventiva age na prevenção do agravamento de problemas de oclusão futuros, evitando, assim, a necessidade de uso de aparelho fixo, extração de dentes permanentes e, até mesmo, de cirurgias ortognáticas, feitas para corrigir o posicionamento do maxilar.

Artigo anterior
Quais as vantagens do cruzamento industrial?
Artigo seguinte
Para que serve cápsulas de beleza?