Como se contrai hepatite B ou C?

Perguntado por: Gaspar Flávio Silva  |  Última atualização: 11. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)

A Hepatite B é transmitida pelo esperma e secreção vaginal (via sexual) e pelo contato com sangue (via parenteral, percutânea e vertical). A transmissão do vírus da Hepatite C ocorre, principalmente, pelo contato com sangue (por via parenteral).

Como ocorre a transmissão da hepatite B?

Como é o diagnóstico? A presença do HBsAg na amostra de sangue do paciente estabelece o diagnóstico de hepatite B. A infecção crônica é definida pela presença do HBsAg reagente por pelo menos seis meses (TERRAULT et al., 2018; SARIN et al., 2016).

Qual é a pior hepatite B ou C?

Hepatite C é a hepatite viral mais grave e está entre as mais frequentes no Brasil. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado e uma epidemia mundial – por exemplo, atinge cinco vezes mais pessoas que o HIV/Aids.

Qual o tipo de hepatite mais contagiosa?

Em todo o mundo, as hepatites B e C atingem 520 milhões de pessoas, número 13 vezes maior que o de infectados pelo vírus da Aids. Transmitido também por contato sexual, o vírus do tipo B é 100 vezes mais contagioso que o HIV. Já o vírus do tipo C é adquirido com mais frequência por meio de sangue e derivados.

Qual o risco de transmissão da hepatite B?

O vírus da hepatite B é transmitido pelo sangue e outros líquidos/ secreções corporais contaminados. A transmissão pode também ocorrer em situações rotineiras no dia-a-dia, como, por exemplo, no compartilhamento de alicates de unha.

Entenda como se pega hepatite viral! [Tudo REVELADO Aqui] | Prof. Dr. Victor Proença – IBAP Cursos

29 questões relacionadas encontradas

Porque a hepatite B não tem cura?

A hepatite B tem cura? A hepatite B tem cura na maior parte dos casos, pois o próprio organismo cria anticorpos para eliminar o vírus em até seis meses depois dos sintomas iniciais. Porém, esta doença também pode tornar-se crônica e o vírus permanecer no organismo, levando a casos de cirrose e câncer de fígado.

Como se transmite o vírus da hepatite C?

Contudo, como o vírus da hepatite C é transmitido através do sangue, é preciso ter cuidado no compartilhamento de barbeadores ou escovas de dente que possam estar contaminadas com sangue. A pessoa portadora de hepatite C deve sempre cobrir seus pequenos cortes e ferimentos.

Qual é o tipo de hepatite que não tem cura?

A Hepatite B não tem cura. Entretanto, o tratamento disponibilizado no SUS objetiva reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações, especificamente cirrose, câncer hepático e morte. Os medicamentos disponíveis para controle da hepatite B são a alfapeginterferona, o tenofovir e o entecavir.

Porque a hepatite C é a mais perigosa?

A hepatite C é considerada a mais perigosa das hepatites. A razão é que ela se torna crônica em pelo menos 75% dos casos, um índice altíssimo. Para se ter uma ideia, somente 10% dos infectados pela hepatite B, a segunda mais perigosa, se tornam doentes crônicos.

Quem tem hepatite B pode beijar na boca?

Não, as Hepatites Virais B e C não são transmitidas através do compartilhamento de talheres, pratos, copos, nem através de aperto de mão, abraço ou beijo. Como se prevenir para não ser contaminado pelos vírus das Hepatites Virais B e C?

Quais são os primeiros sinais de hepatite?

Os principais sintomas de hepatite são:
  • Pele e olhos amarelados;
  • Fezes amareladas, cinzentas e esbranquiçadas;
  • Urina escura;
  • Dor na região superior da barriga;
  • Febre baixa constante;
  • Perda de apetite;
  • Enjoos ou tonturas frequentes;
  • Cansaço frequente;

Qual tipo de hepatite é transmitida pela saliva?

A Hepatite B é causada pelo vírus da hepatite B (HBV), e é transmitido através do contato com fluidos corporais, como o sêmen e a saliva.

Qual o tipo de hepatite que mata?

“As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão mortes por ano. É a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose, e 9 vezes mais pessoas são infectadas com hepatite do que com o HIV”, alerta a coordenadora do Ambulatório.

Quem tem hepatite B pode namorar?

Se seu parceiro ou parceira descobriu que tem HBV, você também deve fazer o exame e considerar tomar a vacina. Sexo é uma forma comum de transmitir o HBV de uma pessoa para outra. Não faça sexo sem proteção até conhecer seu status. Use preservativos ou outra proteção de barreira de látex.

Qual é o tempo máximo de vida do doente com hepatite B?

Da mesma forma que o HIV, os vírus B e C da hepatite podem ser fatais, se não diagnosticados logo e tratados. Estudos comprovam que portadores desses dois tipos de hepatite, quando permanecem sem diagnóstico, apresentam uma expectativa de vida de 56 anos.

Como evitar o contágio da hepatite B?

Outras formas de prevenção devem ser observadas, como usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings.

Quem tem hepatite C pode ser curado?

Secretaria de Saúde TRATAMENTO – De acordo com Beatriz Luz, o tratamento da hepatite C é feito com os chamados antivirais de ação direta (DAA), que apresentam taxas de cura de mais 95% e são realizados, geralmente, por oito ou 12 semanas.

Como saber qual tipo de hepatite eu tive?

O diagnóstico da hepatite é feito pela história clínica e exame cuidadoso do paciente. Exames laboratoriais sorológicos são habitualmente usados para confirmação infecções virais que causam hepatite.

Porquê da hepatite C sintomas?

Hepatite C aguda é uma inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite C com duração de algumas semanas até seis meses. A hepatite C se espalha pelo contato com o sangue ou outros líquidos corporais de pessoas infectadas, como quando as pessoas compartilham agulhas não esterilizadas para injetar drogas ilícitas.

Quem teve hepatite B tem cura?

A hepatite B não tem cura. Entretanto, o tratamento disponibilizado no SUS objetiva reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações, especificamente cirrose, câncer hepático e morte. Os medicamentos disponíveis para controle da hepatite B são a alfapeginterferona, o tenofovir e o entecavir.

Quem tem hepatite vive normal?

Tenho hepatite B crônica, posso me tratar e ter uma vida normal? Claro que sim e deve! Só lembrando, nem todos os portadores crônicos do vírus da hepatite B de fato têm hepatite. Uma considerável parcela, a bem dizer, a maioria dos portadores crônicos são considerados "portadores crônicos inativos".

Quais os sintomas de que o fígado está doente?

Os principais sintomas de problemas no fígado são:
  • Dor na região superior direita da barriga;
  • Enjoos ou tonturas frequentes;
  • Dor de cabeça recorrente;
  • Cansaço fácil e sem razão aparente;
  • Facilidade em ficar com manchas roxas;
  • Peles ou olhos amarelados;
  • Urina escura;
  • Perda de apetite;

Quanto tempo o vírus da hepatite C fica no organismo?

O vírus da hepatite B é estável em superfícies e pode resistir no meio ambiente por cerca de sete dias. Enquanto o vírus da hepatite C pode sobreviver por até 72 horas fora do corpo humano.

Tem vacina para a hepatite C?

Não existe vacina contra a hepatite C, mas existe tratamento e cura. Os medicamentos disponibilizados no SUS conferem a cura em mais de 95% dos casos, com tratamentos que duram, em média, 12 semanas e estão disponíveis para qualquer pessoa com a infecção pelo vírus.

Qual é o tipo de hepatite mais grave?

Sem vacina, a hepatite C é a mais severa entre os vírus, com 80% de chance de ser tornar crônica após ser contraída. O surgimento dos sintomas é muito raro, mas podem aparecer cansaço, tontura, enjoo, vômito, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, além da urina escura e fezes claras.

Artigo anterior
O que é manteiga de garrafa?
Artigo seguinte
Qual é a massa de um próton?