Pode o poder Judiciário anular a desapropriação?

Perguntado por: Xavier Santos de Carneiro  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (53 avaliações)

Art. 9º Ao Poder Judiciário é vedado, no processo de desapropriação, decidir se se verificam ou não os casos de utilidade pública.

Como anular uma desapropriação?

No caso da desapropriação, é possível haver a revogação do procedimento, ou seja, do ato expropriatório desde que não existam mais os motivos que ensejaram a prática do ato. Para tanto, é necessário que a indenização ainda não tenha sido paga ao expropriado, ou seja, que a desapropriação ainda não tenha sido consumada.

É possível impedir um ato de desapropriação?

Dispõe esses dispositivos: Artigo 9º: Ao poder judiciário é vedado no processo de desapropriação, decidir se se verificam ou não os casos de utilidade pública. Artigo 20: A contestação só poderá versar sobre vício do processo judicil ou impugnação do preço; qualquer outra questão será decidida em ação direta.

Qual medida judicial poderia ser utilizada para impedir a desapropriação?

A declaração de utilidade pública é feita por meio de decreto do Presidente da República, Governador, Interventor ou Prefeito e, em caráter de exceção, pode ser declarada por lei, todavia, o Poder Legislativo não poderá executar a desapropriação, devendo repassar esta atividade a um terceiro.

Como funciona o processo de desapropriação?

Quais são os procedimentos da desapropriação de imóvel particular?
  1. escolha do imóvel objeto de desapropriação;
  2. declaração demonstrando o interesse social;
  3. análise das características do bem;
  4. criação do laudo de avaliação;
  5. levantamento fundiário;
  6. envio de notificação para o proprietário que terá o bem desapropriado;

Vale a pena procurar o Poder Judiciário para anular questões do Exame de Ordem?

18 questões relacionadas encontradas

Quais são as etapas de um processo de desapropriação?

A desapropriação é dividida em duas fases: declaratória e executória. ... Será administrativa quando houver acordo entre aquele que desapropria (o expropriante; normalmente o Poder Público) e aquele que é desapropriado (expropriado) a respeito da indenização.

Como é feita a indenização por desapropriação?

Na desapropriação direta, o poder público segue um procedimento e acerta uma indenização com o proprietário antes de tomar posse do bem. Já na desapropriação indireta, o poder público primeiro toma posse do bem e somente acerta uma indenização com o proprietário, caso ele venha a reclamar.

Quais os requisitos para a desistência da desapropriação?

A jurisprudência do STJ consolidou-se no sentido de que é possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes.

Quais os limites de atuação do Poder Judiciário em caso de desapropriação?

9° do Decreto-lei 3.365/41,15 cuja redação é a seguinte: “Art. 9º Ao Poder Judiciário é vedado, no processo de desapropriação, decidir se se verificam ou não os casos de utilidade pública".

De quem é a competência para legislar sobre desapropriação?

Nos termos do art. 22, II da CR/88 a União tem competência privativa para legislar sobre desapropriação. Já com relação aos demais entes da federação, de acordo com o previsto no art.

O que é direito de retrocessão?

Para Maria Sylvia Zanella Di Pietro, retrocessão é o direito que tem o expropriado de exigir de volta o seu imóvel caso o mesmo não tenha o destino para que se desapropriou”. ... Que no direito brasileiro a retrocessão é vista como direito pessoal. Neste caso o expropriado terá direito de pleitear perdas e danos.

O que pode ser questionado pelo réu em uma ação de desapropriação?

Possível será, por exemplo, alegar-se defeito de representação, petição inepta, incapacidade de ser parte, falta de capacidade postulatória, e ainda carência de ação.

Quais os bens que podem ser desapropriados?

Ou seja, todos os bens, materiais ou imateriais, corpóreos ou incorpóreos, móveis ou imóveis, são passíveis de desapropriação.

O que é Tredestinação lícita e ilícita?

A tredestinação ocorre quando há a destinação de um bem expropriado a finalidade diversa da que se planejou inicialmente. Divide-se em lícita e ilícita. Já a ilícita é traduzida na verdadeira desistência da expropriação e dá ensejo à retrocessão. ... Não há a mantença do interesse público, o qual motivou a expropriação.

Não é permitida em hipótese alguma a desapropriação de bem público?

não podem ser objeto de desapropriação aqueles bens cuja propriedade tenha sido atribuída às entidades federativas diretamente pela Constituição, tais como os bens da União, referidos no art. 20, incisos II à XI, e no art. 176, da Constituição Federal, e também os bens dos Estados, referidos no art. 26, incisos I à IV.

Quais são as modalidades de desapropriação sancionatória?

Existem quatro tipos de desapropriação: direta, indireta, confiscatória e sancionatória. ... Por último, a desapropriação sancionatória ocorre quando o proprietário não dá finalidade útil ao bem, ou seja, quando não há o cumprimento de sua função social.

Qual o agente público responsável pelo ato administrativo da desapropriação?

“Art. 2º Mediante declaração de utilidade pública, todos os bens poderão ser desapropriados pela União, pelos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios.

Quais as condições para a concessão da imissão de posse na desapropriação?

Para a imissão provisória na posse, deve o Poder Expropriante alegar urgência concreta e verídica, e depositar o valor da justa indenização, contemplando o valor efetivo do dano sofrido.

O que é Tredestinação?

Tredestinação significa destinação contrária com plano inicialmente previsto, ocorre quando o ente estatal procede uma desapropriação declarando a necessidade ou utilidade pública de um bem particular, porém, pratica destino diverso do que planejara no início, podendo ser caracterizada como lícita ou ilícita.

Quais as características da desapropriação?

“Desapropriação é o procedimento administrativo pelo qual o Poder Público ou seus delegados, mediante prévia declaração de necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, impõe ao proprietário a perda de um bem, substituindo-o em seu patrimônio por justa indenização” (DI PIETRO, 2002, p. 153).

Como são pagas as indenizações por desapropriação urbana e rural?

A indenização nesta espécie de desapropriação também difere da ordinária, eis que o pagamento será feito em títulos da dívida agrária, sendo feito em dinheiro quanto ao valor das benfeitorias úteis e necessárias (art. 184, § 1º), e em títulos quanto ao valor da terra e das benfeitorias voluptuárias (art. 184, caput).

Como montar um processo de desapropriação?

Confira o passo a passo da desapropriação amigável:
  1. Seleção do imóvel. ...
  2. Declaração de Interesse Social (DIS) ...
  3. Análise fundiária topográfica. ...
  4. Confecção de planta expropriatória. ...
  5. Elaboração de laudo de avaliação administrativa. ...
  6. Levantamento fundiário. ...
  7. Desapropriação.

O que é e como se opera a desapropriação?

A desapropriação ou expropriação pode ser definida como um procedimento administrativo pelo qual se opera o transpasse da propriedade particular ou pública para o Poder Público ou seus delegados, por motivos de utilidade pública, interesse social ou necessidade pública, mediante prévia, justa indenização em dinheiro ( ...

Como funciona o processo de desapropriação por utilidade pública?

(...) o procedimento administrativo pelo qual o Poder Público ou seus delegados, mediante prévia declaração de necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, impõe ao proprietário a perda de um bem, substituindo-o em seu patrimônio por justa indenização.

Quando um imóvel pode ser desapropriado?

É a desapropriação que acontece devido à má utilização do imóvel, seja rural ou urbano. Quando o proprietário não dá uma finalidade útil ao imóvel, ele deixa de cumprir a função social da propriedade.

Artigo anterior
Como abrir uma ART?
Artigo seguinte
Que dura há muito tempo?