Pode escolher o sobrenome no casamento?

Perguntado por: Renata Tatiana Morais Fonseca Rocha  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (40 avaliações)

Caso o cônjuge sobrevivente tenha mudado seu sobrenome ao casar, poderá manter o sobrenome adotado no casamento ou voltar a utilizar o sobrenome anterior, como preferir.

Quando casamos podemos escolher o sobrenome?

Sendo assim, a lei no Brasil não impõe mais a alteração do sobrenome e, você pode decidir conforme sua preferência: conforme o § 1.º do artigo 1.565 do Código Civil, qualquer um dos futuros cônjuges (e não somente a noiva), querendo, poderá acrescer ao seu sobrenome o do outro.

Pode casar sem colocar o sobrenome do marido?

Não necessariamente. Tradicionalmente, a mulher, ao casar-se, adota o sobrenome da família do marido. Isso possui raízes nos antigos costumes, segundos os quais a mulher não trabalhava, e seu papel primordial na sociedade era constituir família.

Qual o sobrenome do marido passa para a esposa?

Quando se dissolve o casamento ou a união estável, comumente, se retira do nome completo o sobrenome do cônjuge. Não é uma obrigatoriedade, se trata de uma decisão da parte que adotou o nome de família. Em divórcios litigiosos, o marido pode expressar sua discordância para que sua ex-esposa siga com seu sobrenome.

Qual sobrenome usar no casamento?

O mais usual no Brasil é que o último sobrenome seja o do homem, mas não há qualquer obrigatoriedade legal. A única regra aqui é que a ordem seja a mesma para os dois. Assim, se o nome de um for “Silva Santos”, o do outro não poderá ser “Santos Silva”, por exemplo.

Papo Jurídico - Casamento — Sobrenome

28 questões relacionadas encontradas

Qual sobrenome vem primeiro no casamento?

Se o casal optar por mesclar os sobrenomes, a ordem deve ser a mesma para os dois. Por exemplo, se Maria Silva casa com João Souza. Os dois devem escolher uma sequência e passam a se chamar Maria Souza Silva e João Souza Silva.

Qual o sobrenome se deve usar?

Na composição do sobrenome, pode ser adotado o sobrenome do pai ou o da mãe; pode haver mescla de sobrenomes da mãe e do pai, ou até mesmo de avós, ainda que não integrem o nome dos pais. A liberdade de composição do sobrenome se estende à ordem dos sobrenomes, podendo constar primeiramente o do pai ou o da mãe.

Como usar o sobrenome do marido?

No Brasil é uma tradição a adoção do sobrenome do marido pela esposa. Até o advento do Estatuto da Mulher Casada em 1962, o acréscimo era obrigatório para a mulher, após isso, tornou-se facultativo, mas ainda era uma prerrogativa exclusiva da mulher.

Como funciona a mudança de nome depois do casamento?

Basta se dirigir a qualquer cartório eleitoral e solicitar a alteração do nome. Para isso, é preciso apresentar a certidão de casamento original e uma cópia para efetuar a alteração cadastral.

Qual sobrenome prevalece?

Costumeiramente, coloca-se no sobrenome do filho o último sobrenome da mãe e o último sobrenome do pai, ou às vezes só o sobrenome do pai. No entanto, a Lei de Registros Públicos não traz nenhuma obrigatoriedade neste sentido, sendo somente um costume.

É obrigatório colocar sobrenome?

A única regra existente quanto ao sobrenome só tem aplicação quando a pessoa que comparece ao serviço registral para requerer a lavratura do assento de nascimento não indicar de forma completa o nome, mencionando apenas o prenome.

Pode casar e continuar com o nome de solteira?

Atualmente tanto o casamento como a união estável possibilitam ao cônjuge ou ao companheiro o acréscimo do sobrenome do outro. Por outro lado, no que se refere à retirada do sobrenome do cônjuge e retorno ao nome de solteiro(a), o Código Civil somente prevê tal possibilidade em caso de divórcio.

Quando eu casar posso retirar o sobrenome do meu pai?

Desde que não haja prejuízo para a família nem à sociedade, pode ser retirado um sobrenome de um dos cônjuges no caso de casamento, pois o nome civil é direito da personalidade.

Quais documentos tem que mudar depois do casamento?

Sendo assim, após o casamento, necessita-se atualizar documentos como RG, CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título Eleitoral e Passaporte.

Como mudar o nome nos documentos depois do casamento?

Com o RG, título de eleitor, certidão de casamento e o CPF em mãos, é possível atualizar o estado civil do CPF em diferentes locais: agência dos Correios, Caixa Econômica Federal ou mesmo no Banco do Brasil.

Como faço para colocar o sobrenome do meu marido?

A alteração do sobrenome deve ser conversada durante a fase de habilitação para o casamento. Eles devem comunicar a sua decisão ao Cartório de Registro Civil responsável pelo procedimento do matrimônio. A alteração também é possível após o casamento, contudo, é preciso autorização judicial para tanto.

Qual é o nome e sobrenome?

NOME É A PALAVRA QUE IDENTIFICA ALGO, É UMA DENOMINAÇÃO. O SOBRENOME SÃO AS JUNÇÕES DO SOBRENOME DAS FAMÍLIAS MATERNAS E PATERNAS. CHAMAR ALGUÉM PELO NOME É DIZER QUE ESTA PESSOA É ÚNICA.

Como definir o sobrenome?

Significado de Sobrenome

substantivo masculino Nome de família; nome recebido do pai e da mãe, que vem após o nome de batismo: Silva é seu sobrenome e Maria o seu nome. Nome que se acrescenta ao nome próprio de alguém; apelido, alcunha.

Qual sobrenome o filho leva?

Não há uma regra legal que obrigue que uma pessoa tenha os sobrenomes do pai e da mãe. Os pais podem, em consenso, decidir qual sobrenome dar ao filho, desde que o sobrenome contenha sobrenomes que os pais possuam.

O que vem primeiro o sobrenome do pai ou da mãe?

Não existe sequência específica para formação do sobrenome. Tradicionalmente ele é composto pelo nome seguido do sobrenome da mãe e, por último, o sobrenome do pai. Isso não impede que um dos sobrenomes não seja utilizado ou a sequência seja alterada. Em alguns casos, inclusive, existe a inclusão do sobrenome dos avós.

Pode ter três sobrenomes?

Atualmente é possível ter até 6 sobrenomes (no total). E é possível incluir sobrenomes avoengos através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado.

Pode tirar o último sobrenome?

O interessado, no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil, poderá, pessoalmente ou por procurador bastante, alterar o nome, desde que não prejudique os apelidos de família, averbando-se a alteração que será publicada pela imprensa.

Quanto custa para tirar o nome do pai na certidão?

Como se caracteriza, basicamente, como um registro de nascimento, o ato de registro de reconhecimento de paternidade é gratuito em todo território brasileiro.

Pode ter só um sobrenome?

No Brasil, a criança pode ser registrada com todos os sobrenomes do pai e da mãe. Mas eles também podem optar por dar ao filho apenas um de cada família, se quiserem. Sobrenomes que não estão no registro dos pais, mas pertencem à família, também podem ser incluídos.

Por que é importante ter um sobrenome?

O sobrenome ou patronímico possui a propriedade de identificar a pessoa com determinada família, bem como a de revelar suas origens, embora exista também a dificuldade de identificação com a família primeira, muitas vezes porque os patronímicos sofreram algumas modificações.

Artigo anterior
De quem é a competência para o cumprimento de sentença?
Artigo seguinte
Como não pagar multa de quebra de contrato?