Qual a importância da preparação do professor para a educação especial?
Perguntado por: Lourenço William Batista | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.7/5 (57 avaliações)
A LDB - Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996) destaca a importância da preparação adequada dos professores como pré-requisito para a inclusão, determinando que os sistemas de ensino devam garantir professores capacitados e especializados para a integração e adaptação dos educandos com NEE, no ensino regular.
Qual a importância do papel do professor na educação inclusiva?
O papel do professor na educação inclusiva é imprescindível. Isso porque esse profissional é o responsável por direcionar o processo pedagógico, desenvolvendo caminhos para que o aluno adquira o conhecimento. ... É importante lembrar que a escola também tem um papel fundamental na inclusão do aluno.
Qual deve ser a formação do professor para atuar na educação especial?
De acordo com documento do MEC, “para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial, inicial ou continuada”. Ou seja, todos aqueles com diploma de licenciatura podem ser professores de AEE.
Quais os principais pontos para a formação do professor para atuar na educação inclusiva?
Os professores capacitados, para serem assim denominados, devem ter uma disciplina em sua formação inicial a respeito da educação especial e da educação inclusiva, além de adquirir competências para perceber as necessidades educacionais específicas dos estudantes e flexibilizar a ação pedagógica para atender as suas ...
Qual a formação profissional esperada para os profissionais do AEE?
Qual a formação profissional esperada para os profissionais do AEE e como deve ser organizada sua formação continuada? É importante que os profissionais tenham especialização em Educação inclusiva, o que é ainda mais completo do que as formações especializadas em determinadas deficiências, como auditiva ou visual.
Qual é a formação para ser professor na Educação Especial?
Qual a importância do pedagogo frente ao processo de inclusão?
Conclui-se que o pedagogo pode contribuir com a inclusão escolar da pessoa com deficiência na medida em que promove a participação de toda a comunidade escolar, de forma democrática, possibilitando trocas de conhecimento acerca desse processo, seus limites e possibilidades e a necessidade de respeito às diferenças na ...
Qual é a importância da educação inclusiva?
A educação inclusiva é importante porque, diferentemente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade.
Quais são os desafios enfrentados pelo professor na educação inclusiva?
Assim, um dos maiores desafios da formação docente na perspectiva inclusiva é instigar o educador a, além de conhecer as singularidades dos processos pedagógicos de cada um de seus estudantes para identificar meios de garantir o direito à aprendizagem, buscar reconhecer, juntamente com toda a equipe da escola — e ...
Quais os maiores desafios enfrentados pelo professor na construção de uma proposta inclusiva?
O estudo aponta como dificuldade, a falta de formação, o despreparo, à falta de recursos, deslocando o problema para o aluno. Contata-se que a educação inclusiva tem trazido inquietações, insegurança e um desafio para os professores que se percebem despreparados para atuar com alunos incluídos.
Qual o maior desafio dos educadores para se promover uma educação inclusiva de qualidade e eficaz?
Um dos principais desafios que a educação inclusiva no Brasil encontra para ser implantada é a despreparação da comunidade escolar para lidar com a inclusão. Isso acontece porque não possuímos uma educação voltada à inclusão.
Quais são os principais desafios da inclusão dentro da escola?
- Apoio governamental, que nem sempre acontece. ...
- Adaptação da infraestrutura escolar. ...
- Capacitação de docentes e demais colaboradores escolares. ...
- Bullying na escola.
Qual é o conceito de educação inclusiva?
Educação inclusiva é um processo que busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero, cor ou outros motivos).
Por que a inclusão é importante?
Logo, a inclusão social aumenta a diversidade e favorece toda a sociedade. Além disso, a inclusão escolar fornece a possibilidade de indivíduos em grupos vulneráveis terminarem seus estudos e ascenderem socialmente.
Qual a importância da atuação do pedagogo em diferentes contextos incluindo a educação especial e em contextos não escolares?
O principal objetivo do pedagogo é a sua ação com fins educativos nos diferentes espaços de atuação, formando indivíduos críticos a fim da sua atuação na sociedade, tendo capacidade de criar e construir práticas que possibilitem atender às exigências de uma sociedade que está sempre em transformação.
Como o pedagogo poderá contribuir para o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual?
O diálogo é ferramenta essencial para o melhor desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual. Compreender situações de sucesso na aprendizagem destas pessoas em outras instituições de ensino e buscar auxílio são uns dos caminhos a percorrer para realmente possibilitar a inclusão no sistema regular de ensino.
O que a inclusão promove?
A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade.
O que se entende por inclusão?
Inclusão é o ato de incluir e acrescentar, ou seja, adicionar coisas ou pessoas em grupos e núcleos que antes não faziam parte. Socialmente, a inclusão representa um ato de igualidade entre os diferentes indivíduos que habitam determinada sociedade.
Qual a importância da inclusão na educação infantil?
A inclusão escolar tem justamente o intuito de promover a integração entre os alunos com desenvolvimento padrão e os que apresentam maneiras diferentes de aprendizado. Dessa forma, entende-se que todas as crianças aprenderão com as diferenças, sabendo respeitar mais uns aos outros.
Qual o conceito de educação especial?
Professora 01 A Educação Especial é a oferta da modalidade de ensino destinada a pessoas com deficiência ou com altas habilidades. É ofertado tanto nas escolas públicas como fora da escola por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Esse atendimento é feito por profissionais com formação na área.
Como surgiu o conceito de educação inclusiva?
A Educação Inclusiva surgiu em diferentes momentos e contextos, especialmente a partir da década de 90 quando ocorreu a Conferência Mundial de Educação Especial, e em 1994 foi proclamada a Declaração de Salamanca que “define políticas, princípios e práticas da Educação Especial e influi nas Políticas Públicas da ...
Quais são os cinco princípios da educação inclusiva?
Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.
Quais os desafios da inclusão nos espaços de educação formal?
Para que a inclusão seja uma realidade, será necessário rever uma série de barreiras, além da política e práticas pedagógicas e dos processos de avaliação. É necessário conhecer o desenvolvimento humano e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem, levando em conta como se dá este processo para cada aluno.
Quais são os desafios para a inclusão social com o momento atual?
Desafios e avanços em busca da inclusão
Ainda hoje um dos maiores desafios no combate à exclusão está relacionado à escassez de recursos e serviços que ofereçam maior acessibilidade àquelas pessoas com necessidades diferenciadas.
Quais os desafios da inclusão nos espaços de educação formal e ou não formal?
Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças com Necessidades Educacionais Especiais.
Quais são os desafios da escola e do professor mediante a inclusão de pessoas portadoras de deficiência intelectual na rede regular de ensino?
Então, os maiores desafios que encontramos em uma instituição como a escola ou em uma sociedade que não avançou no sentido da inclusão, é o de repensar as suas próprias regras, o próprio modo de atuar, suas práticas naturalmente excludentes, que consideram que as diferenças existem em alguns e não em todos.
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