Para que serve um redutor de velocidade?

Perguntado por: Joana Macedo Morais  |  Última atualização: 27. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (51 avaliações)

O redutor de velocidade é utilizado quando é necessária a adequação da rotação do acionador para a rotação requerida no dispositivo a ser acionado. Devido às leis da física, quando há redução da rotação, aumenta-se o torque disponível.

Qual é a função de um redutor?

É um dispositivo mecânico que tem como função principal a redução da rotação (velocidade) de um acionador, que na maioria das vezes é um motor elétrico. Utiliza-se um redutor de velocidade quando existe a necessidade de adequar a rotação do motor para a rotação requerida pelo dispositivo a ser acionado.

Como funcionam os redutores de velocidade?

O funcionamento de um redutor é projetado para mudar a intensidade de movimento do acionador. A fonte de energia gerada por um motor ou turbina é recebida pelo eixo de entrada. O redutor, então, diminui a velocidade liberando uma movimentação mais lenta pelo eixo de saída.

Quais os principais redutores de velocidade encontrados hoje?

Veja alguns exemplos de redutores de velocidade que podem ser fabricados com as barras de ferro fundido ou barras de aço:
  • Redutor de churrasqueira.
  • Redutor de esteiras transportadoras.
  • Redutor de moenda de cana.
  • Redutor de pontes rolantes.
  • Redutor de portão automático.

Quais são os tipos de redutores de velocidades que temos?

Que tipos de redutores existem? Existem quatro tipos principais de redutores: redutores planetários, redutores de parafuso sem fim, redutores com trem de engrenagens e redutores cónicos. Cada um apresenta vantagens e desvantagens.

O que é um redutor de velocidade?

35 questões relacionadas encontradas

Como definir um redutor?

redutor
  1. que reduz.
  2. que limita, restritivo.
  3. que simplifica excessivamente.
  4. QUÍMICA diz-se das substâncias (como o hidrogénio e o carbono) que têm a propriedade de se apropriar do oxigénio componente de outras substâncias.

Quais são os tipos de engrenagem?

Os principais tipos de engrenagem são:
  1. Cilíndrica de Dentes Retos;
  2. Cilíndrica de Dentes Helicoidais;
  3. Cônica de Dentes Retos;
  4. Cônica de Dentes Helicoidais;
  5. Cônica de Dentes Hipóides;
  6. Cônica de Dentes Espirais;
  7. Parafuso Sem-Fim;
  8. Planetárias;

O que são redutores variadores e multiplicadores de velocidade?

Redutor de velocidade é um dispositivo mecânico que reduz a velocidade (rotação) de um acionador. Seus principais componentes são basicamente: Eixos de entrada e saída, rolamentos, engrenagens e carcaça. Devido às leis da física, quando há redução da rotação, aumenta-se o torque disponível. ...

Como especificar um redutor de velocidade?

3 dicas para garantir o dimensionamento correto do seu Redutor Transmaq
  1. Reúna o máximo de informações possíveis. A seleção do Redutor é determinada a partir da potência requerida pela máquina movida, tipo de carga e rotação de trabalho. ...
  2. Condição de projeto X Condição de operação. ...
  3. Conte com uma empresa especializada.

Qual o melhor redutor de velocidade?

Podemos dizer que o redutor de velocidade de engrenagens planetárias é um dos modelos mais eficientes disponíveis no mercado. Ele é compacto, o que permite ser instalado com mais facilidade, e altamente resistente, reduzindo assim custos com falhas e consertos.

Como funciona o motor redutor?

Os Motorredutores são Redutores que funcionam acoplados a um motor elétrico. São constituídos de um eixo de entrada e outro de saída, conjunto de engrenagens, rolamentos, uma carcaça, um eixo sem-fim e motor. O seu objetivo é fazer a troca direta entre a velocidade e força.

Quais os principais cuidados com as engrenagens dos variadores e redutores de velocidade?

Os conjuntos engrenados exigem os seguintes cuidados: · Reversões de rotação e partidas bruscas sob carga devem ser evitadas. · A lubrificação deve eliminar a possibilidade de trabalho a seco. · A lubrificação deve atingir toda a superfície dos dentes.

O que é redutor Epicicloidal?

Um redutor é um dispositivo mecânico que reduz a rotação de um motor. Os redutores epicicloidais são normalmente indicados quando se procura um sistema mais compacto e com capacidade para trabalhar com altas taxas de redução.

Como saber a força de um redutor?

Para calcular, basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação. Seguindo o exemplo anterior, a distância entre sua mão e o parafuso.

Como selecionar um redutor?

Conhecendo o torque exigido pelo sistema, o motorredutor deve ser capaz de entregar esse torque em seu eixo de saída. É uma boa prática escolher um motorredutor com torque ligeiramente maior do que o necessário, através da multiplicação do torque do sistema por um coeficiente de segurança.

Como saber qual redutor usar?

Podemos usar a fórmula para calcular, a relação do redutor de velocidade é igual à velocidade do motor redutor dividido pela velocidade final de saída.

Como identificar os eixos de entrada e saída de um redutor?

As direções de rotação dos eixos de entrada e de saída no redutor de engrenagens estão indicadas pelas setas curvadas tracejadas. Um torque de entrada (binário) de é aplicada ao eixo na direção da rotação. O eixo de saída fornece um torque de à máquina que ele controla (que não está mostrada).

O que é conjunto Epicicloidal?

Nas engrenagens epicicloidais, várias engrenagens retas distribuídas uniformemente em volta, entre uma engrenagem com endentado interno e externo, rodam em uma órbita concêntrica. A circulação das engrenagens retas é feita por analogia à órbita dos planetas no sistema solar.

Quais os tipos de engrenagens existentes quais as diferenças entre eles?

As engrenagens cônicas, por serem mais inclinadas, estão mais propícias a emperrar ou desencaixar caso esses encaixes não sejam feitos de forma cautelosa. As engrenagens cônicas de dentes retos costumam ser utilizadas para transmissão entre eixos ortogonais ou concorrentes com diferentes ângulos entre eles.

Quais os tipos de engrenagens encontrados nos sistemas de transmissão?

Tipos de Engrenagens
  • Cilíndrica de dentes retos. Esse tipo de engrenagem tem a finalidade de fazer variações na força e na velocidade de rotação de eixos, por meio da mudança do tamanho do raio da engrenagem. ...
  • Cilíndrica de dentes helicoidais. ...
  • Cônica de dentes retos. ...
  • Cônica de dentes helicoidais. ...
  • Cônica de dentes hipóides.

Qual o tipo mais comum de engrenagem utilizada na transmissão de menor força e baixa velocidade?

A engrenagem cônica é usada para mudar a rotação e a direção da força, em baixas velocidades. Os dentes são dispostos transversalmente em forma de hélice em relação ao eixo.

O que é um ambiente redutor?

Química. O agente redutor é o que causa a redução da outra espécie química reagente e o agente oxidante causa a oxidação. Existem vários exemplos desses agentes no dia a dia.

O que caracteriza um bom agente oxidante?

Para determinar qual é o agente oxidante mais forte é necessário avaliar o valor do potencial de redução da substância. Quanto maior esse valor, mais fácil de ganhar elétrons e sofre redução, sendo um bom agente oxidante.

Quem inventou o redutor de velocidade?

O mérito de Casper Wüst-Kuns foi unir os conceitos e desenvolver uma máquina que oferecia velocidade, precisão e economia: tudo que o mercado queria.

Artigo anterior
Tem vírgula depois de Contudo?
Artigo seguinte
O que é um brioche?