Quais os 3 tipos de conjuntivite?

Perguntado por: Simão Miranda de Vicente  |  Última atualização: 20. Januar 2022
Pontuação: 4.9/5 (44 avaliações)

Principais tipos de conjuntivite: bacteriana, viral ou alérgica
  • Conjuntivite viral. ...
  • Conjuntivite bacteriana. ...
  • Conjuntivite alérgica.

Quais são os três tipos de conjuntivite?

Doença bastante comum no inverno, a conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma fina membrana que recobre os olhos (a parte branca). De acordo com o oftalmologista Arnaldo Gesuele, existem três tipos de conjuntivite: bacteriana, viral e alérgica. A conjuntivite viral é a mais comum e também mais branda de todas.

Como saber qual é o tipo de conjuntivite?

A principal diferença está na formação de muco. Enquanto a bacteriana apresenta secreções amareladas em grandes quantidades, a viral tem menos muco e de aparência esbranquiçada. Já a conjuntivite alérgica geralmente vem acompanhada de outros sintomas, como a coriza e dores nos seios da face, por exemplo.

Qual a conjuntivite mais perigosa?

Conjuntivite bacteriana: menos comum, a conjuntivite bacteriana é mais perigosa. Isso porque a transmissão ocorre a partir do contato com a bactéria. Portanto, é possível evitar encostar nos olhos ou em algum local contaminado.

Qual a diferença entre a conjuntivite viral e bacteriana?

A conjuntivite bacteriana provoca o aparecimento de muco e pus, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo; A conjuntivite viral tem uma sintomatologia mais ligeira. O olho não fica tão vermelho e o pus é mais claro e menos abundante.

Conjuntivite viral, alérgica ou bacteriana? Como tratar | com Dr. Arthur Frazão

18 questões relacionadas encontradas

Como é a conjuntivite viral?

A conjuntivite viral é um tipo muito comum de conjuntivite e é altamente contagiosa, o vírus causador pode ser transmitido através da saliva, secreções respiratórias além da própria lágrima e que entram em contato direto com os olhos.

O que é conjuntivite bacteriana?

A conjuntivite bacteriana é uma infecção da camada externa do olho. A conjuntivite bacteriana pode ocorrer em todos os grupos etários, mas ocorre mais frequentemente em crianças do que em adultos. A conjuntivite bacteriana é muito contagiosa, por isso é importante tomar cuidado para não espalhar a infecção.

O que pode acontecer se a conjuntivite não for tratada?

Se não tratada corretamente, com uso de colírios antibióticos específicos, a conjuntivite bacteriana pode evoluir para uma úlcera de córnea e até para a perda da visão. Já a conjuntivite viral pode demorar para ser curada.

Como tratar conjuntivite grave?

Tratamento da conjuntivite

Lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Acima de tudo, não se automedique.

O que pode agravar a conjuntivite?

No caso da conjuntivite, os objetos com maior risco de contágio incluem óculos, maquiagem, pincéis de maquiagem e toalhas de rosto, por exemplo.

Como diferenciar conjuntivite alergica e bacteriana?

Embora ambas apresentem vermelhidão e sensação de coceira nos olhos, outros sintomas são diferentes. No caso da infecciosa, é comum que haja uma secreção branca ou amarelada causada por uma ação bacteriana. Já no caso da alérgica, o máximo que há é uma secreção clara, consistente e em pouca quantidade.

Como saber se a conjuntivite é contagiosa?

Em média, esse tempo vai do primeiro até o quarto dia de contato com outra pessoa com conjuntivite. A partir do quinto dia os sintomas surgem e podem ficar ativos até quinze dias depois. Durante todo esse tempo os cuidados com higiene e contato devem ser criteriosos.

Como acontece a conjuntivite?

A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntiva é a membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra.

Quais são os tipos de conjuntivite?

Os principais tipos de conjuntivite incluem:
  1. Conjuntivite viral. ...
  2. Conjuntivite bacteriana. ...
  3. Conjuntivite alérgica.

Quanto tempo pode durar uma conjuntivite?

A conjuntivite dura, em média, até 15 dias e é caracterizada por dor, coceira, vermelhidão e secreção nos olhos. Os tipos mais comuns são o viral, o bacteriano e o alérgico. Segundo Castro, o viral é o mais agressivo e de fácil propagação.

Quais são os tipos de terçol?

Todo cuidado é pouco: conheça os vários tipos de terçol e o que é esse desconforto ocular
  • Hordéolo. “O hordéolo é resultado de uma infecção bacteriana, que forma um abscesso geralmente localizado na base da pálpebra. ...
  • Calázio. ...
  • Cisto de Moll. ...
  • Ceratose seborreica.

Qual o colírio mais indicado para o tratamento de conjuntivite?

Opções de colírio para conjuntivite
  • Conjuntivite viral: deve-se usar apenas lubrificantes, como o Moura Brasil;
  • Conjuntivite bacteriana: Maxitrol, tobradex, vigamox, biamotil, zypred;
  • Conjuntivite alérgica: Octifen, patanol, ster, lacrima plus.

Como tratar conjuntivite alergica naturalmente?

Os remédios caseiros para conjuntivite como aplicar compressas frias, usar solução de calêndula ou o chá de hidraste, são ótimas opções naturais para aliviar os sintomas da conjuntivite, como vermelhidão, coceira, inchaço ou irritação do olho, por exemplo, pois possuem substâncias com propriedades anti-inflamatórias, ...

Quantos dias devo usar colirio para conjuntivite?

O tratamento da conjuntivite bacteriana consiste em pingar um colírio antibiótico, receitado pelo oftalmologista, várias vezes ao dia por cerca de 7 a 10 dias. Além disso, recomenda-se manter os olhos sempre bem limpos e livres de secreções, utilizando-se uma compressa limpa e soro fisiológico.

É normal ter conjuntivite várias vezes?

“Quem já pegou conjuntivite uma vez, pode pegar novamente?” Inara, de Almirante Tamandaré. Dra. Ana Paula Canto – Infelizmente, pode pegar, tanto a conjuntivite bacteriana quanta a viral, caso seja causada por um vírus diferente daquele que você já pegou.

Quem está com conjuntivite pode trabalhar?

A conjuntivite pode durar entre 5 a 15 dias e, durante esse período, é uma infecção facilmente transmissível, especialmente enquanto duram os sintomas. Dessa forma, é recomendado que enquanto se está com conjuntivite, se evite ir para o trabalho ou para a escola.

O que pode causar conjuntivite bacteriana?

Etiologia. A conjuntivite bacteriana costuma ser causada por Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae, Haemophilus spp ou, menos comumente, Chlamydia trachomatis. Neisseria gonorrhoeae provoca conjuntivite gonocócica, que geralmente resulta de contato sexual com uma pessoa que tem infecção genital.

Como se pega conjuntivite bacteriana?

1. O contato com a secreção de uma pessoa doente é a forma mais comum. No caso da conjuntivite infecciosa, que inclui a viral e a bacteriana, a interação com secreções contaminadas leva ao contágio. É o caso, por exemplo, de quem utiliza a mesma toalha de alguém que está com conjuntivite.

Qual antibiótico é usado para conjuntivite?

2. Conjuntivite bacteriana. Os remédios usados para a conjuntivite bacteriana são colírios ou pomadas oftalmológicas que contêm antibióticos associados a corticoides, como o Maxitrol ou o Garasone, que agem combatendo a infecção e aliviando sintomas como desconforto ocular, inflamação e vermelhidão.

O que a conjuntivite viral pode causar?

A conjuntivite viral é uma inflamação do olho causada por vírus, como o adenovírus ou o herpes, que causam sintomas como intenso desconforto nos olhos, vermelhidão, coceira e produção excessiva de lágrimas.

Artigo anterior
Qual a classificação dos ossos do crânio?
Artigo seguinte
O que comer à noite para acelerar o metabolismo?