Quais as doenças que dá pra ver pela colonoscopia?

Perguntado por: David Jesus  |  Última atualização: 18. Januar 2025
Pontuação: 4.2/5 (60 avaliações)

O exame de colonoscopia é utilizado para identificar alterações, como tecidos inchados, pólipos e, até mesmo, lesões que sugiram câncer, no intestino grosso (cólon) e no reto.

Quais doenças se descobre com a colonoscopia?

Uma das principais funções da colonoscopia é a prevenção do câncer do intestino grosso, sendo que ela é normalmente indicada a partir dos 45 anos de idade em pessoas sem sintomas, com o objetivo de detecção e retirada de lesões pré-malignas (pólipos), além de também diagnosticar tumores mais precocemente.

Quando o resultado da colonoscopia é normal?

Ninguém é infalível. Independentemente de a colonoscopia estar normal, existe um percentual de pequenas lesões que não são detectadas no exame. Pólipos pequenos, menores que 5 mm de diâmetro, podem não ser vistos em até 20% dos casos.

Quando a colonoscopia indica câncer?

"A colonoscopia permite que se possa detectar a existência de pólipos que futuramente poderão dar origem a um tumor. Retirando-se o pólipo, exclui-se também a chance de um câncer crescer ali naquele local”, afirma.

Qual é o exame específico para detectar problemas no intestino?

A colonoscopia é um tipo de exame de imagem seguro e eficaz utilizado para identificar doenças no intestino e no reto. O número de pacientes atendidos era esperado pelos organizadores por se tratar de pacientes com diagnóstico sugestivo de doença de Crohn ou retocolite ulcerativa.

Quando fazer uma colonoscopia?

34 questões relacionadas encontradas

Quais são os sintomas do intestino inflamado?

Sinais de alerta e sintomas

Fadiga e cansaço frequentes. Perda de peso não intencional (5% do peso habitual) nos últimos três meses. Urgência para evacuar. Lesões na região do ânus de difícil cicatrização.

Qual o tipo de fezes que pode está com câncer de intestino?

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Quais são os primeiros sinais de câncer no intestino?

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Quais são os 8 sintomas de câncer no intestino?

Tenha uma boa leitura!
  1. Constipação e diarreia. O câncer colorretal altera o funcionamento do intestino, afetando o seu ritmo sem que haja uma razão aparente. ...
  2. Fezes finas e longas. ...
  3. Ausência de alívio depois de evacuar. ...
  4. Sangue nas fezes. ...
  5. Inchaço. ...
  6. Dor abdominal e cólica. ...
  7. Perda de peso. ...
  8. Fraqueza corporal.

Quais são os sintomas de pólipos no intestino?

Quais são os sintomas do pólipo intestinal?
  • fezes com muco 2;
  • mudança na cor das fezes (estrias vermelhas ou cocô com coloração preta) 3;
  • sangramento retal 3;
  • prisão de ventre ou diarreia que dura mais de uma semana 3;
  • dor abdominal, semelhante à cólica 3;
  • anemia por deficiência de ferro 3.

O que a colonoscopia não vê?

A colonoscopia é um exame endoscópico que visa avaliar todo intestino grosso e o íleo (final do intestino delgado). Alguns fatores como cirurgias prévias, aderências e variações anatômicas podem dificultar o exame e a completa visualização de todo intestino. Seu exame está incompleto.

Quando a colonoscopia não precisa de biópsia?

Nem sempre durante o exame de colonoscopia é necessário realizar biópsias. Geralmente, quando a mucosa do intestino está normal e se não foram encontrados pólipos/lesões a biópsia não tem indicação.

Quando é necessário fazer biópsia no exame de colonoscopia?

Colonoscopia com biopsia

Em alguns casos, quando há uma lesão suspeita para câncer, o médico responsável pelo exame pode optar por retirar uma pequena amostra de tecido da mucosa intestinal para análise em laboratório. Esse procedimento é chamado de colonoscopia com biopsia.

Como saber se o resultado da colonoscopia está bom?

No dia do exame, a alimentação deve ser composta somente por bebidas, como água, água de coco e suco de limão. Uma maneira de analisar se o preparo foi efetivo é observando as fezes. Se estiverem líquidas e quase incolores, a limpeza do intestino está correta.

Onde é aplicada a anestesia para colonoscopia?

No caso da colonoscopia ser realizada sem anestesia (com o doente acordado), o médico vai iniciar o procedimento com a aplicação de um gel anestésico/lubrificante através de um toque retal.

É normal encontrar pólipos na colonoscopia?

Pólipo intestinal é algo comum de ser encontrada em procedimentos de colonoscopia (no intestino grosso ou reto). Sempre que aparecem neste exame, os pólipos já são removidos durante o procedimento e encaminhados para biópsia.

Onde dói quando se tem câncer de intestino?

A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.

Qual a cor das fezes de quem tem câncer no intestino?

Outros sinais do câncer de intestino para se atentar

Mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia) Sangue nas fezes. Fraqueza. Fezes pretas ou de cor escura.

Como fica a barriga de quem tem câncer no intestino?

Por isso, além de provocar a dor abdominal, pode causar também estufamento no abdômen e alternância entre diarreia e constipação. Outros sintomas que também ocorrem em casos de câncer de intestino são a perda de peso sem explicação, fadiga, fraqueza, fezes finas e presença de sangue nas fezes.

Qual o primeiro sinal de câncer no reto?

Geralmente, não apresenta sintomas em seus estágios iniciais, mas, conforme progride, pode causar sangramentos e obstruções intestinais. Os sintomas mais comuns são: Presença de sangue nas fezes. Dores abdominais.

Qual o primeiro sinal de câncer colorretal?

O principal sintoma que o paciente com câncer de intestino manifesta é a presença de sangramento nas fezes. Daí a importância em sempre investigar quando há sangue retal.

O que pode ser confundido com câncer no intestino?

Um exemplo preocupante é a confusão entre o câncer colorretal e as hemorroidas. Ambos podem apresentar sintomas semelhantes, levando a equívocos por parte dos pacientes.

Qual o exame de sangue que detecta câncer no intestino?

Os exames de sangue solicitados para ajudar no diagnóstico de câncer colorretal ou para monitorar a doença são: Hemograma completo. O hemograma pode determinar a presença de anemia em função de um sangramento intestinal provocado pela doença.

Qual tipo de fezes é preocupante?

Fezes em forma de fita ou de segmento fino e longo podem indicar estreitamento ou mal funcionamento da parte final do intestino. As causas podem ser várias, de síndrome do intestino irritável até tumores (principalmente se houver sangramento nas fezes).

Onde dói Quando o intestino está inflamado?

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

Artigo anterior
Quais são as principais consequências da violência urbana?
Artigo seguinte
Como os cachorros escolhem seu humano favorito?