Quais são os riscos de uma cirurgia bariátrica?

Perguntado por: Vanessa Miranda Nunes  |  Última atualização: 22. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (50 avaliações)

Este é um procedimento complexo e, como toda intervenção cirúrgica, pode ter complicações e até mesmo levar à morte. Perfuração, sangramento interno, vômitos, infecções, fístula e embolia pulmonar são alguns dos riscos.

Quais as sequelas da cirurgia bariátrica?

Alterações gastrointestinais: Nos pacientes operados, as complicações gastrointestinais mais encontradas foram estenose da gastrojejunostomia, úlcera gástrica, fístulas gastrogástricas, obstrução intestinal de delgado, dumping, diarréia e vômitos.

É verdade que quem faz bariátrica vive menos?

É mito que “quem faz cirurgia bariátrica vive menos”

O ganho progressivo de peso leva à redução da expectativa de vida de qualquer pessoa. Isso porque a obesidade mórbida aumenta consideravelmente o risco de complicações graves – que podem inclusive levar a pessoa a óbito.

Por que alguns pacientes morrem após cirurgia bariátrica?

— O risco de morte é baixo porque os médicos que fazem a cirurgia bariátrica são muito capacitados. Eles precisam saber dar pontos e manipular órgãos “soltos”, por exemplo, durante a videolaparoscopia. Ou seja, está é uma das cirurgias mais difíceis, porém uma das mais bem feitas — explica Pitombo.

Quais as complicações da cirurgia bariátrica a longo prazo?

Cirurgia bariátrica: Riscos a longo prazo
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Fraqueza;
  • Cálculos biliares;
  • Hipoglicemia (taxa de açúcar baixa no sangue);
  • Desnutrição;
  • Vazamento de conexão cirúrgica entre o estômago e intestino;

Riscos da cirurgia bariátrica

15 questões relacionadas encontradas

Quantos anos vive uma pessoa que fez bariátrica?

Nas principais análises do estudo, os pesquisadores descobriram que uma mulher de 45 anos com diabetes e índice de massa corporal de 45 kg / m2 ganhou um adicional de 6,7 anos de expectativa de vida com a cirurgia bariátrica (38,4 anos com cirurgia contra 31,7 anos sem o procedimento).

Porque bariátrica vira alcoólatra?

Com a redução do estômago e o desvio do intestino realizados durante a cirurgia, ocorre alteração na absorção do álcool. Isso é desencadeado em razão do estômago se esvaziar com mais rapidez do que antes da cirurgia, e assim o intestino absorve o álcool de uma forma mais acelerada do que é considerado normal.

Fez Bariátrica e morreu?

Três dias após a cirurgia, em 18 de abril de 2019, Vanessa morreu devido a complicações.

Quando a pessoa sai da bariátrica vai para UTI?

Atualmente não é rotineira a decisão de internação em UTI de todos os pacientes submetidos a cirurgia bariátrica. A decisão é individual e a análise é caso a caso. A indicação ocorre principalmente quando idade avançada e devido às comodidades ou também quando ocorrem intercorrências no pós-operatório.

Quem fez cirurgia bariátrica e voltou a engordar?

No entanto, apenas 5% dos pacientes que fizeram cirurgia bariátrica Bypass voltam a engordar todo o peso novamente. Isso acontece, porque nem todas as pessoas seguem as instruções médicas para manter os novos hábitos de vida como alimentação saudável, acompanhamento nutricional e atividade física.

Quem faz bariátrica tem que tomar vitamina para sempre?

A resposta para essa pergunta é sim, todos os pacientes submetidos à Cirurgia Bariátrica necessitam de uma reposição específica de vitaminas e outros nutrientes no pós-operatório.

Como fica o intestino depois da cirurgia bariátrica?

Seis meses depois da bariátrica, mais de um quarto dos participantes foram afetados pela constipação, com uma queda de aproximadamente 33% na frequência de evacuação. Além disso, as fezes se tornaram mais firmes, o que sugere lentidão no trânsito intestinal após o procedimento.

Como saber se tenho fístula bariátrica?

Sinais e sintomas da fístula

Contudo, é importante você se atentar aos sintomas da fístula: coração acelerado, febre, diminuição do volume da urina, pressão baixa e respiração ofegante. Fortes dores abdominais, nas costas, no ombro ou na região da pélvis (virilha) também podem indicar sinais de fístula.

O que acontece se não operar a fístula?

Fístula anal necessita de tratamento cirúrgico e existem várias técnicas que podem ser utilizadas. A não realização do tratamento desencadeia a evolução da doença que é a formação de novos trajetos, coleções, infecções e prejuízo progressivo da musculatura do esfíncter anal.

O que fazer para não ter mais dumping?

Os pacientes com sinais frequentes de dumping devem ser tratados com modificações dos hábitos alimentares: evitar o consumo de açúcar, doces e alimentos gordurosos; fracionar a alimentação em aproximadamente 6 refeições por dia em menores volumes; não ingerir líquidos durante as refeições (consumir até 1 hora antes e 1 ...

Quais as chances de morrer na bariátrica?

Segundo o cirurgião, as taxas de complicações graves e mortes após a cirurgia bariátrica são baixíssimas. Nos serviços considerados de excelência, a taxa de morte não passa de 0,2%, inclusive na Bahia. “As cirurgias de vesículas, por exemplo, têm taxa de mortalidade de 0,5%”, compara.

Quem se arrependeu de fazer cirurgia bariátrica?

Ela emagreceu muito rápido, mas teve sequelas físicas, como perda de cabelo e deficiência alimentar. As consequências da intervenção a fizeram se arrepender de ter passado pela bariátrica. "O meu corpo atual é o mais bonito que já tive", fala.

O que é entalo na bariátrica?

Como diz o próprio nome, isso ocorre quando o alimento fica preso no sistema digestivo. A sensação é de um aperto no peito, já que o paciente sente um entalo na região do esôfago. Geralmente, isso ocorre após a ingestão de alimentos secos e a má mastigação dos mesmos.

Quem fez a cirurgia bariátrica têm tendência a ser alcoólatra?

Cirurgia bariátrica pode aumentar risco de dependência de álcool, diz pesquisa. Uma pesquisa feita pelo Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, mostra que pessoas submetidas à cirurgia bariátrica têm maior risco de se tornarem dependentes de álcool.

Quem faz bariátrica fica alcoólatra?

Ao longo de sete anos, mais de um em cada cinco pacientes que foram submetidos ao bypass gástrico em Y de Roux desenvolveram um problema de abuso de álcool ou alcoolismo, em comparação com cerca de 11% dos que foram submetidos a bandagem gástrica.

Quem faz a cirurgia bariátrica pode beber cerveja?

Logo após a cirurgia bariátrica (gastroplastia) os pacientes devem evitar bebidas alcoólicas, pois o álcool contém muitas calorias e pode prejudicar as mucosas do estômago e do intestino, e com isso reduzir a absorção de alguns nutrientes.

Quem faz redução de estômago pode voltar a engordar?

Bons hábitos alimentares ajudam a manter a paz com a balança. Um estudo sobre cirurgia bariátrica descobre por que gordinhos que fazem a cirurgia de redução de estômago voltam a ganhar peso. Boa parte dos pacientes emagrece quando faz a cirurgia, depois volta a engordar, ganha quase todo o peso que perdeu.

Como fica o corpo de uma pessoa após a cirurgia bariátrica?

É comum os incômodos serem constantes no primeiro mês, porém, com o passar dos dias, os sintomas são aliviados. Dores no abdômen, náuseas, vômitos e diarreia podem surgir. Analgésicos, faixa abdominal e outros recursos são indicados pelo médico para alívio dos sintomas nesse período.

É normal ter diarreia após cirurgia bariátrica?

Durante o primeiro mês após a cirurgia bariátrica, é normal o paciente ter dor no abdômen, náuseas, vômitos e diarreia com frequência, principalmente após as refeições. Queda de cabelo e unhas quebradiças também são comuns, mas não devem persistir após quatro meses da cirurgia.

Artigo anterior
O que é trabalho e projeto de vida?
Artigo seguinte
O que são leis de inclusão?