Para que serve o hormônio calcitonina?
Perguntado por: Andreia Violeta Alves Gomes | Última atualização: 27. Juni 2025Pontuação: 4.6/5 (28 avaliações)
A calcitonina é produzida pelas células da tireoide. Ela reduz os níveis de cálcio no sangue ao reduzir a velocidade de decomposição dos ossos, mas apenas ligeiramente.
Qual é a função do hormônio calcitonina?
A principal função da calcitonina (CT) é controlar o metabolismo, os níveis sanguíneos de cálcio no organismo e bloquear a atividade dos osteoclastos.
O que a falta de calcitonina pode causar?
Um baixo nível de calcitonina significa que é improvável que os sintomas sejam devidos à neoplasia de células-C ou a carcinoma medular da tireoide. A concentração elevada de calcitonina significa que está ocorrendo produção em excesso.
O que faz a calcitonina aumentar?
Apesar destas serem as principais indicações, deve-se lembrar que a calcitonina também pode ser aumentada em outras condições, como leucemia, câncer de pulmão, pâncreas, mama ou próstata, na presença de doença renal crônica, durante uma infecção bacteriana, hipergastrinemia, ou como resultado de uma hipercalcemia por ...
O que significa calcitonina alta?
A calcitonina diminui a reabsorção óssea osteoclástica. A dosagem de calcitonina encontra-se elevada no carcinoma medular da tireóide, em alguns pacientes com câncer (pulmão, mama ou pâncreas), nas pancreatites, tireoidites, falência renal, Síndrome de Zollinger-Ellison, anemia perniciosa, gestação e recém-natos.
TIREOIDE: CALCITONINA | MK Fisiologia
Qual o valor ideal de calcitonina?
Assim como em nosso laboratório, o valor de calcitonina considerado normal é menor que 10pg/mL.
Quando o TSH indica câncer?
Um nível de TSH elevado indica que a tireoide não está produzindo hormônios suficientes. Essa informação pode ser usada para decidir quais exames de imagem devem ser solicitados para uma avaliação inicial de um nódulo de tireoide. No entanto, o nível de TSH é geralmente normal no câncer de tireoide.
Qual órgão produz a calcitonina?
A calcitonina é produzida pelas células da tireoide. Ela reduz os níveis de cálcio no sangue ao reduzir a velocidade de decomposição dos ossos, mas apenas ligeiramente.
Onde age a calcitonina?
Secretada pelas células parafoliculares (células C) da glândula tireoide, o hormônio calcitonina exerce um controle secundário na regulação do cácio.
O que pode causar o excesso de cálcio no organismo?
A presença de níveis elevados de cálcio pode ser causada por um problema nas glândulas paratireoides ou na dieta, câncer ou distúrbios que afetam os ossos. No início, a pessoa tem problemas digestivos, sente sede e pode urinar muito, mas se for grave, a hipercalcemia dá origem à confusão e acaba levando ao coma.
Quando pedir calcitonina?
A calcitonina e um hormônio produzido pelas células C parafoliculares na tireoide. A principal indicação de sua dosagem é na avaliação do câncer medular de tireoide, que constitui de 5% a 10% dos tumores malignos da glândula.
Quando a calcitonina é considerada baixa?
Os níveis abaixo de 50 pg / mL no pré-operatório é preditor de normalização do nível de calcitonina no pós-operatório27(B). Metástases para linfonodos (locoregionais) podem ser observadas inicialmente com níveis de calcitonina entre 10 a 40 pg/ml, quando o valor de referência normal < 10 pg/ml)28(B).
Qual o sintoma de falta de cálcio?
Quais os principais sintomas da falta de cálcio? Os principais sintomas relacionados com a falta de cálcio no organismo são: o aumento de peso, câimbras, estresse, ansiedade, depressão, hipertensão arterial, constipação intestinal, insônia, diarreia, cáries, unhas quebradiças e perda de memória.
Qual o melhor cálcio para fortalecer os ossos?
O ideal é que o cálcio seja ingerido através da alimentação, sendo que o mais conhecido é o leite, assim como seus derivados: queijos brancos e iogurtes naturais. Isso vale tanto para leite de vaca como leite de cabra, sendo que este segundo é mais fácil de digerir por conter menos lactose.
O que comer para baixar o cálcio no sangue?
Refrigerantes- rico em fósforo, o qual aumenta a liberação do paratormônio, esse por sua vez retira o cálcio dos ossos liberando na corrente sanguínea, facilitando o enfraquecimento dos ossos.
Como a vitamina D regula a absorção intestinal de cálcio?
Fisiologia da vitamina D no organismo. Fonte: Tratado de Fisiologia Médica, 2021. Assim, a vitamina D atua aumentando a absorção intestinal de cálcio, bem como a de fósforo. E mais, diminuindo a excreção renal de cálcio e fósforo, e estimulando a mineralização óssea.
Onde se localiza a calcitonina?
Secretada pelas células parafoliculares (células C) da glândula tireoide, o hormônio calcitonina exerce um controle secundário na regulação do cácio.
O que causa a perda de cálcio pela urina?
Portanto, é importante ficar atento aos maiores responsáveis pela perda de cálcio através da urina, fezes e suor: o sal, a cafeína, o tabaco, as bebidas alcoólicas e a falta de exercício físico. O cálcio dos ossos tende a dissolver-se na corrente sanguínea, depois passa pelos rins e é excretado através da urina.
Qual a diferença entre a calcitonina e o paratormônio?
O paratormônio relaciona-se com os níveis de cálcio no sangue. Aumento da concentração de cálcio no sangue inibe a produção do paratormônio. Calcitonina possui ação oposta à do paratormônio. O hipoparatireoidismo promove uma queda dos níveis de cálcio no sangue.
Quais são os três hormônios da tireoide?
A tireoide é uma glândula responsável pela produção de três hormônios: tri-iodotironina (T3), tiroxina (T4) e calcitonina. Os hormônios T3 e T4 atuam no metabolismo do nosso corpo, adequando os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea e o tônus muscular.
O que a tireoide pode causar no cérebro?
Os hormônios tireoidianos agem nos sistemas noradrenérgico e serotoninérgico que são importantes para o humor, assim como em várias áreas do cérebro, sendo importante para memória, raciocínio, libido, sono-vigília, entre outros.
O que regula a tireoide?
Para manter a tireoide regulada é importante manter uma dieta equilibrada com alimentos fonte de fibras, iodo, selênio, zinco e cobre, que são nutrientes necessários para o bom funcionamento desta glândula e que podem ser encontrados em alimentos como peixes, frutos do mar, cereais integrais, ovos e frutos secos.
Qual o exame de sangue que detecta câncer?
Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.
Quais os primeiros sinais de câncer na tireoide?
- presença de nódulo no pescoço;
- inchaço perceptível na região;
- dor na parte anterior do pescoço, por vezes, irradiada para os ouvidos;
- rouquidão ou alteração permanente na voz;
- disfagia (dificuldade para engolir);
- tosse constante;
- problemas respiratórios.
Quando a pessoa está com câncer aparece no exame de sangue?
O exame de sangue completo, muitas vezes, pode trazer indicadores que representem o risco de desenvolvimento de um câncer em seu organismo. Por exemplo, sinais de irregularidade na quantidade de glóbulos vermelhos ou alterações nos glóbulos brancos podem ser indicadores de problemas relacionados com medula óssea.
O que é alterações na fala?
Como matar piolho?