Em que frequência a drenagem linfática deve ser realizada?

Perguntado por: Diego Vicente Pires  |  Última atualização: 6. Juni 2024
Pontuação: 4.2/5 (58 avaliações)

A frequência da realização de drenagem linfática manual é de 1 a 5 vezes por semana; ainda que o número de sessões necessárias seja indicado pelo terapeuta após realizar uma avaliação inicial. Entretanto, seus efeitos fisiológicos já podem ser notados desde a primeira sessão; ela promove resultados rápidos.

Qual frequência ideal para drenagem linfática?

Qual a Frequência Recomendada para Drenagem? A regularidade do tratamento varia; ela dependerá da avaliação inicial do terapeuta ou do médico. Geralmente são feitas de uma a três sessões, que duram entre 30 e 40 minutos, por semana.

Qual a periodicidade para drenagem linfática?

Recomenda-se a frequência de 3 vezes na semana até o primeiro mês, sendo que após esse período as sessões podem ser mais espaçadas, como 2 vezes na semana, evoluindo para 1 vez na semana. Essa avaliação da frequência será feita pelo fisioterapeuta, de acordo com a necessidade apresentada.

Qual o intervalo de uma drenagem para outra?

A técnica utiliza movimentos firmes, rápidos e com pressão nas manobras. Para bons resultados, devem ser realizadas duas a três vezes por semana, com pelo menos um dia de intervalo entre as sessões.

Pode fazer drenagem de quanto em quanto tempo?

Quantas sessões de drenagem linfática devem ser feitas? Em média 10 sessões, mas nas avaliações do pós-operatório posso indicar que continue com mais sessões.

Mitos e Verdades sobre a Drenagem Linfática

43 questões relacionadas encontradas

Pode fazer drenagem 2 vezes por semana?

A drenagem pode ser realizada de 1 à 5 vezes por semana, de acordo com a necessidade, devendo ser prescrita o número de sessões pelo próprio terapeuta que irá realizar o procedimento, após uma avaliação inicial.

Pode fazer drenagem linfática todos os dias?

Posso fazer a drenagem todos os dias? Não devemos fazer massagem todos os dias, pois temos que dar um tempo para o organismo se recuperar obtendo uma melhor resposta ao tratamento. Quantas sessões serão necessárias após a cirurgia? O ideal é seu médico fazer as orientações corretamente.

Quanto tempo dura o efeito da drenagem linfática?

O resultado de uma massagem bem-feita, seja ela modeladora, drenagem linfática etc., dura, normalmente, de dois a três dias, pois esse é o tempo que o sistema linfático leva para desacelerar e voltar ao que era antes. Por isso, o interessante é fazer as massagens por duas ou três vezes por semana.

Como saber se a drenagem linfática foi bem feita?

Um dos principais benefícios da drenagem linfática é a redução do inchaço. Se após a sessão você perceber que houve uma diminuição visível do inchaço nas áreas tratadas, é um bom sinal de que a técnica foi bem feita.

Quais os efeitos colaterais da drenagem linfática?

Dentre as contraindicações estão: infecções agudas, flebites e tromboflebites, neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre.

O que fazer para potencializar a drenagem linfática?

Os efeitos da drenagem linfática podem ser potencializados quando utilizamos tecnologias que auxiliam o procedimento, como o aparelho Symbios, que possibilita fazer a drenagem simbiótica.

O que a drenagem linfática elimina?

Eliminar toxinas

O sistema linfático auxilia o organismo a eliminar toxinas, por isso, a drenagem linfática, ao promover o transporte dos líquidos para os gânglios linfáticos, torna este processo mais eficaz.

O que comer depois de fazer drenagem linfática?

As frutas com alto teor de água além de serem ricas em líquidos, também possuem alto teor de nutrientes funcionais que ajudam na drenagem linfática do corpo. Entre as melhores opções, estão: melão, uva, morango, limão, abacaxi, melancia, goiaba e frutas vermelhas.

Qual o melhor horário do dia para fazer drenagem linfática?

“É muito interessante fazer a drenagem, principalmente após os treinos, pois gera uma maior oxigenação local que auxilia no descanso dos músculos”. De acordo com Priscila, o sistema linfático tem como função retirar os líquidos em excesso do organismo e transportá-los ao sistema circulatório.

Quem é o profissional que faz drenagem linfática?

A drenagem linfática é realizada por um profissional especializado em terapias manuais, como um fisioterapeuta, esteticista ou massoterapeuta. O procedimento é realizado com movimentos suaves e rítmicos que estimulam a circulação da linfa através dos vasos linfáticos.

Qual é o benefício principal da drenagem linfática para a saúde?

Uma drenagem linfática adequada pode ter um papel restaurador nas funções do corpo, eliminando toxinas, evitando os inchaços e melhorando de forma significativa o aspecto da pele.

Quando a drenagem linfática começa a fazer efeito?

Segundo a fisioterapeuta, os efeitos fisiológicos da DLM são notados desde a primeira sessão. Algumas pessoas percebem logo a diminuição na retenção de líquidos, e com isso, a diminuição de edema e maior sensação de conforto e bem-estar. Com a continuidade das sessões os benefícios vão ficando mais notáveis.

Quantas vezes por semana pode fazer drenagem linfática?

A frequência da realização de drenagem linfática manual é de 1 a 5 vezes por semana; ainda que o número de sessões necessárias seja indicado pelo terapeuta após realizar uma avaliação inicial. Entretanto, seus efeitos fisiológicos já podem ser notados desde a primeira sessão; ela promove resultados rápidos.

Quanto tempo dura uma drenagem linfática na barriga?

Na maioria dos casos são indicadas dez sessões, podendo ser realizadas mais sessões dependendo da necessidade. O tempo de duração de cada sessão de drenagem linfática depende da região do corpo e da cirurgia realizada pelo paciente, mas em média dura cerca de uma hora.

Porque drenagem linfática emagrece?

Mas afinal, a drenagem linfática ajuda no emagrecimento? A drenagem linfática não elimina gorduras, portanto, não tem efeito direto no emagrecimento real. O que ocorre após o procedimento é a eliminação do excesso de líquidos no corpo, que reduz o inchaço, dando a sensação de perda de peso.

Quantas sessões de drenagem para ter resultado?

O número mágico de sessões

Geralmente, muitos profissionais recomendam um ciclo inicial entre cinco e dez sessões, realizadas com frequência semanal. Esse período é crucial para que o corpo comece a responder aos estímulos da drenagem linfática, promovendo a eliminação de líquidos retidos e a melhoria da circulação.

Pode malhar depois de fazer drenagem?

Normalmente a drenagem não te dá uma restrição importante para exercícios. Pode retornar as suas atividades se não estiver saindo secreção nem estar com feridas abertas. Mas recomendo que faça a cirurgia em breve para não ficar tendo crises recorrentes. Procure um cirurgião da sua confiança.

Porque a drenagem dói?

A Drenagem Linfática, tanto pré, quanto pós-operatória são indolores. Se o paciente estiver sentindo alguma dor, o procedimento está sendo realizado de forma incorreta.

É normal fazer muito xixi depois da drenagem linfática?

Tudo isso acontece porque a drenagem é capaz de eliminar toxinas, estimular a eliminação de líquidos, reduz o inchaço provocando relaxamento. Justamente por isso, é comum que, após as sessões, você sinta mais vontade de fazer xixi.

Pode fazer drenagem no rosto?

A drenagem linfática no rosto ajuda a eliminar toxinas em toda a face através do sistema linfático, devendo ser feita com movimentos leves e pode ser feita 1 vez por semana pela própria pessoa ou em clínicas especializadas nesse tipo de massagem.

Artigo anterior
O que significa a palavra sítio em Portugal?
Artigo seguinte
O que um biomédico faz em Portugal?