O que são reclamações e recursos como forma de suspensão da exigibilidade do crédito tributário?
Perguntado por: Íris Carvalho | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.7/5 (31 avaliações)
As reclamações e os recursos administrativos, ou sejam, a impugnação, a defesa ou o recurso administrativo contra o lançamento constitutivo do crédito tributário suspendem sua exigibilidade, conforme se constata da simples leitura ocular do inciso legal retrotranscrito.
O que são reclamações e recursos administrativos?
a) Reclamação administrativa: ato pelo qual se busca, perante a Administração Pública, reconhecer um direito ou corrigir um erro que cause lesão ou ameaça de lesão. b) Recurso administrativo: meio utilizado pelos administrados (sujeitos passivos) para provocar a revisão de decisão administrativa desfavorável.
O que se entende por suspensão da exigibilidade do crédito tributário?
Suspender, grosso modo, significa paralisar momentaneamente e depois retomar de onde parou. Destarte, a causa suspensiva da exigibilidade do crédito é passageira e não induz a recontagem. É, pois, diferente da interrupção, uma vez que nesta - quando cessada causa interruptiva – a contagem reiniciará do zero.
O que é a exigibilidade do crédito tributário?
A exigibilidade obriga o sujeito passivo a cumprir com a obrigação, ou seja, liquidar o crédito tributário. Caso contrário, a Administração poderá promover os atos executivos necessários para o recebimento do crédito.
Quais são as causas de suspensão da exigibilidade do crédito tributário?
- moratória;
- o depósito do seu montante integral;
- as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo;
- a concessão de medida liminar em mandado de segurança.
CAUSAS DE SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO | DIREITO TRIBUTÁRIO - [2019]
O que é um recurso administrativo?
O que é um Recurso Administrativo? O Recurso Administrativo é um mecanismo para contestar decisões administrativas, após a primeira rodada de resultados. Os motivos podem ser descontentamento e/ou discordância de uma decisão proferida por alguma entidade/órgão da Administração Pública.
Quando cabe reclamação administrativa?
RECLAMAÇÃO ADMINISTRATIVA EC 45/04 prevê a modalidade de Reclamação Administrativa que pode ser proposta perante o Supremo Tribunal Federal, depois de esgotadas as vias administrativas quando a decisão proferida pela Administração Pública contrariar o enunciado de Súmula Vinculante.
Quais são os tipos de recursos administrativos?
- Recurso Ordinário.
- Embargos de Declaração.
- Pedido de Uniformização da Jurisprudência.
- Reclamação ao Conselho Pleno.
- Recurso Administrativo em Licitações.
Quais são os diversos tipos de recursos que temos em uma empresa?
Na atividade diária de uma empresa, destacam-se vários tipos de recursos. Os recursos materiais são todos os bens tangíveis que permitem oferecer os produtos ou serviços em questão. Entre estes, encontram-se as matérias-primas, as instalações, as maquinarias e o terreno.
Como interpor recurso administrativo?
O recurso administrativo tramitará no máximo por três instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa. O recurso interpõe-se por meio de requerimento no qual o recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame, podendo juntar os documentos que julgar convenientes.
O que é recurso administrativo com efeito suspensivo?
Os efeitos em que o recurso administrativo é recebido
O efeito suspensivo, como o próprio nome diz, suspende os efeitos do ato até a decisão do recurso; ele só existe quando a lei o preveja expressamente. Por outras palavras, no silêncio da lei, o recurso tem apenas efeito devolutivo”[6]. O artigo 61 da Lei n.
Quando é cabível reclamação ao STJ?
O legislador, no caput e incisos do artigo 988 do Código de Processo de Civil de 2015, estabeleceu quem pode apresentar a Reclamação e em quais hipóteses é admissível o cabimento, sendo elas: I) preservação da competência do tribunal; II) garantia da autoridade das decisões do tribunal; III) garantia da observância de ...
O que é a reclamação CPC?
A reclamação constitui instrumento que, aplicado no âmbito dos Estados-membros, tem como objetivo evitar, no caso de ofensa à autoridade de um julgado, o caminho tortuoso e demorado dos recursos previstos na legislação processual, inegavelmente inconvenientes quando já tem a parte uma decisão definitiva.
É inadmissível a reclamação?
é inadmissível quando proposta para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, quando não esgotadas as instâncias ordinárias.
Como se faz um recurso?
...
5 dicas práticas para fazer recurso de prova
- Seja respeitoso. ...
- Utilize argumentos sólidos. ...
- Vá direto ao ponto. ...
- Seja o próprio autor do seu recurso. ...
- Escreva e reescreva.
Para quem endereçar recurso administrativo?
O recurso administrativo deve ser endereçado à autoridade que emitiu a decisão, ou para autoridade superior, em caso de não resposta.
O que é recurso administrativo do INSS?
De maneira geral, o recurso administrativo pode ser explicado como um pedido de reconsideração da decisão que indeferiu o benefício previdenciário. Nesse recurso, devem constar todos os fundamentos que dão base ao seu direito, com o objetivo de que seja feita uma nova análise do requerimento inicial.
Como funciona a reclamação?
O consumidor registra sua reclamação e a empresa tem até 10 dias para analisar e responder. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.
Qual a natureza jurídica da reclamação CPC?
A natureza jurídica da reclamação, agora com a regulamentação pelo código processual, é de ação1 originariamente proposta nos tribunais, e que tem por objetivo fazer prevalecer, nas situações elencadas na lei, a autoridade das decisões proferidas em sede de recursos ou incidentes com força vinculativa, além de ...
Quem pode propor reclamação constitucional?
De acordo com o caput do art. 988, do CPC, podem propor a reclamação o Ministério Público (enquanto parte ou fiscal da lei e ordem jurídica) e a parte interessada. Como parte interessada temos o autor e o réu na demanda originária, bem como terceiros que tenham interesse do deslinde da causa.
Quais as hipóteses de cabimento da reclamação?
Cabimento da Reclamação Constitucional
De acordo com a CF/88, será cabível a reclamação constitucional em DUAS hipóteses: Como forma de preservação da competência dos tribunais superiores; Garantia da autoridade de suas decisões.
Como fazer reclamação ao STJ?
DO PROCEDIMENTO PARA APRESENTAR A RECLAMAÇÃO AO STJ
O formato da reclamação, obedece as regras gerais, de uma petição inicial, portanto, devem ser observados os requisitos dos artigos 282 e seguintes do Código de Processo Civil, pois o regimento interno do STJ trata as seguinte forma: Art. 187.
Como protocolar uma reclamação no STJ?
O peticionamento no STJ é feito eletronicamente pela Central do Processo Eletrônico (CPE), no site do STJ. Pela CPE, os advogados podem encaminhar suas petições, de forma rápida e segura, dispensando a apresentação de documentos.
O que é o efeito suspensivo?
Significa que foi recebido um recurso e a decisão proferida anteriormente não terá efeito até que ocorra o novo julgamento.
Qual o prazo para recurso no INSS?
O prazo para apresentação do recurso é de 30 dias após tomar conhecimento do resultado com o qual você discorda. Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS, a não ser quando chamado para alguma comprovação.
Qual é o segundo bioma mais ameaçado do Brasil?
Como compartilhar um mundo no Minecraft?