O que é gestão de pessoas nas empresas?
Perguntado por: Manuel Dinis Amaral de Henriques | Última atualização: 22. September 2024Pontuação: 4.1/5 (53 avaliações)
A gestão de pessoas é a área responsável por administrar o capital humano das empresas. Essa gestão utiliza técnicas de recursos humanos para conciliar os objetivos dos colaboradores com as metas da organização.
O que é gestão de pessoas Exemplos?
O que é a Gestão de Pessoas? A gestão de pessoas é a capacidade de trabalhar bem com o outro. Um professor, por exemplo, precisa ter boa oratória para conseguir extrair o máximo do potencial de seus alunos. O mesmo vale para o técnico de uma modalidade do esporte com atuação coletiva.
Qual é o conceito de gestão de pessoas?
A gestão de pessoas é uma prática que envolve todas as atividades relacionadas à administração e ao desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. Ela tem como objetivo criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, em que os colaboradores se sintam motivados, engajados e valorizados.
Quais são os principais objetivos da gestão de pessoas?
- Diminuir conflitos;
- Motivar colaboradores;
- Melhorar a comunicação interna e externa;
- Aumentar a competitividade;
- Incentivar o trabalho em equipa;
- Gerar resultados mais satisfatórios no produto/serviço final.
O que faz o setor de gestão de pessoas?
O que faz um Gestor de pessoas? O gestor de pessoas é responsável por gerir as atividades relacionadas aos funcionários dentro de uma empresa. Em sua rotina, ele coordena processos de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, avaliação e remuneração de colaboradores.
COMO GERIR UMA EMPRESA | Pablo Marçal
O que é preciso para trabalhar com gestão de pessoas?
Gestão de Pessoas | Habilidades
O profissional da área deve ter conhecimentos da área de Psicologia, Administração de Empresas e Gestão. Além disso, é necessário que ele tenha bom relacionamento interpessoal, saiba se comunicar bem e possua facilidade para trabalhar com pessoas e gerenciar crises.
Quais são os principais pilares da gestão de pessoas?
- Liderança;
- Comunicação;
- Treinamento e capacitação;
- Trabalho em equipe;
- Processos.
Qual a diferença de recursos humanos e gestão de pessoas?
O departamento de Recursos Humanos é o contingente de responsáveis que faz a ponte entre a empresa e o colaborador. Gestão de Pessoas são as metodologias e as ferramentas, pelas quais você irá desenvolver e gerir as competências desses colaboradores.
Quais são as áreas de gestão de pessoas?
- Planejamento de capital humano. ...
- O processo de recrutamento e seleção. ...
- Treinamento e desenvolvimento de equipes. ...
- Avaliação das equipes. ...
- Gestão salarial. ...
- Fiscalização dos direitos sindicais dos colaboradores. ...
- A garantia do cumprimento das normas legais.
Qual o salário de uma pessoa formada em gestão de pessoas?
No cargo de Analista de Gestão de Pessoas se inicia ganhando R$ 2.865,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.607,00. A média salarial para Analista de Gestão de Pessoas no Brasil é de R$ 3.709,00. A formação mais comum é de Graduação em Psicologia.
O que é fazer gestão?
Gestão é um conjunto de princípios relacionados às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar uma companhia. Ela consiste em trabalhar com os recursos disponíveis da maneira mais eficiente possível para atingir os objetivos esperados com o mínimo de despesas.
Como gerenciar as pessoas?
- Seja exemplo de liderança.
- Forneça feedbacks construtivos.
- Promova treinamentos.
- Delegue responsabilidades.
- Esteja sempre aberto ao diálogo.
Como aplicar a gestão de pessoas nas empresas?
- Alinhamento das metas dos colaboradores com as da empresa.
- Feedback e reconhecimento do desempenho contínuos durante todo o ano.
- Personalização e individualização das recompensas e reconhecimento dos colaboradores.
- A importância dos planos de carreira personalizados.
Qual é o principal modelo de gestão de pessoas atualmente?
Modelo Flexibilizado
É provavelmente o modo mais comum de administração atual.
Quais são as atividades de gestão?
- O ano novo está chegando…
- Atividade 1 – Planejamento Estratégico.
- Atividade 2 – Projeção Financeira.
- Atividade 3 – Organização dos Recursos Humanos.
- Atividade 4 – Controle de Marketing.
- Atividade 5 – Planejamento de Ações com Clientes.
Por que gestão de pessoas não é com o RH?
Na essência, a gestão de pessoas de verdade, na prática do cotidiano, não deveria ser atribuição do RH, mas sim, dos líderes. Os gestores de pessoas são os gestores das equipes. Se o RH precisa fazer a gestão de pessoas acontecer é porque, provavelmente, os líderes não estão liderando de verdade.
Porque o RH e a gestão de pessoas devem caminhar juntos?
O capital humano é o bem mais valioso das empresas e, por isso, o RH e Gestão de Pessoas devem sempre caminhar juntos, de forma complementar. Afinal, esse alinhamento é capaz de gerar um ambiente trabalho harmônico, com um clima organizacional positivo, culminando em maior engajamento e performance dos funcionários.
Como se chama a pessoa que é formada em Gestão de Recursos Humanos?
O Gerente de Recursos Humanos, ou Gestor, como preferir, também gerencia e treina os contratados, da mesma forma que é responsável pelas folhas de pagamento, definição de políticas e procedimentos de gestão de pessoas, enfim.
Quais os 3 pilares do RH?
Conheça os três pilares da gestão que garantem o crescimento do seu negócio: liderança, método e conhecimento técnico.
Quais são os 7 pilares do RH?
- Transparência. A transparência não é um dos pilares mais importantes do setor de RH. ...
- Equidade. ...
- Prestação de contas. ...
- Desenvolvimento de pessoas. ...
- Departamento pessoal. ...
- Recrutamento e seleção. ...
- Remuneração e benefícios.
Quais os 5 processos básicos da gestão de pessoas?
- Agregar pessoas. ...
- Aplicar pessoas. ...
- Recompensar pessoas. ...
- Desenvolver pessoas. ...
- Manter pessoas. ...
- Monitorar os resultados.
O que o profissional de RH precisa saber?
O profissional de RH deve planejar e aplicar políticas de salário, benefícios flexíveis, bonificações, planos de aposentadorias, férias, folgas, licenças, entre outros. Dessa maneira, o profissional se sente mais satisfeito e por consequência há uma melhora na produtividade.
Quem faz a gestão de pessoas?
O gestor de pessoas tem a “simples” tarefa de gerenciar pessoas e garantir que elas tenham o que precisam para fazer seu trabalho. O gestor de pessoas desempenha um papel muito importante, pois é ele que faz a gestão do bem mais valioso que as empresas possuem, os colaboradores.
Quais são os principais erros cometidos na gestão de pessoas?
- Processo seletivo não planejado.
- Falta de estratégia.
- Comunicação confusa ou inexistente.
- Foco excessivo no lucro.
- Feedbacks que não acrescentam.
- Falta de oportunidades de treinamento.
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Como aplicar uma boa gestão?
O truque é entender quais são as prioridades, ter um bom planejamento, delegar tarefas e encontrar meios de gerenciar as atividades do dia a dia. Assim, consegue-se combinar produtividade e gestão do tempo de maneira inteligente, obtendo melhores resultados tanto para você quanto para sua equipe.
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