O que é alterações na fala?

Perguntado por: Luna Pinho de Vaz  |  Última atualização: 27. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (65 avaliações)

Alterações na fala podem ser encontradas tais como: substituições, omissões e/ou distorções dos sons, podendo estar relacionadas às dificuldades da língua (o que caracterizaria uma dificuldade cognitivo-linguística), com a percepção auditiva dos sons e/ou com a produção dos mesmos2.

O que são alterações na fala?

Essas alterações na articulação manifestam-se mediante omissão, substituição, adição ou distorção de alguns ou mais sons, afetando a inteligibilidade da expressão verbal. Ainda, a essas alterações une-se a dificuldade para mover os órgãos bucais ao realizar qualquer atividade como sorver ou soprar.

Quais são as alterações da linguagem?

neologismos patológicos, estilizações, rebuscamentos e maneirismos (posturas e funcionamentos rígidos e estereotipados), jargonofasia ou esquizofazia (salada de palavras, frases sem sentidos, caóticas), criptolalia (linguagem incompreensível, língua privada do doente).

Como identificar problemas na fala?

OS SINAIS DE ALERTA DO ATRASO NA FALA
  1. Dificuldade de compreender frases ou solicitações verbais.
  2. Não tentar imitar sons ou palavras.
  3. Preferir gestos do que a voz para se comunicar.

Como se chama a dificuldade de falar?

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

ESTIMULAR ou TRATAR as alterações de fala infantil? Aprenda a diferença!

15 questões relacionadas encontradas

Quais são as doenças que afetam a fala?

A seguir, vamos detalhar alguns transtornos de linguagem.
  • Dislalia. Trata-se de uma dificuldade de falar alguns sons, o que causa erros na pronúncia ou dificuldade de articular palavras. ...
  • Disfemia. ...
  • Afasia. ...
  • Apraxia da fala. ...
  • Formas de tratamento.

Quais os tipos de problemas na fala?

Nos adultos, os casos mais comuns são de afasia, apraxia e disartria. A afasia é um transtorno de linguagem, caracterizado pela a incapacidade de se expressar e compreender ou perda de parte do vocabulário.

O que pode causar dificuldade na fala?

Uma pessoa com disartria não consegue articular e pronunciar bem as palavras devido a uma alteração no sistema responsável pela fala, envolvendo músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, o que pode proporcionar dificuldades na comunicação, engolir alimentos e o isolamento social.

O que causa problemas na fala?

A causa mais comum é um acidente vascular cerebral (AVC) (cerca de 25% a 40% das pessoas com acidente vascular cerebral apresentam este transtorno). Outras origens comuns são os traumatismos crânio-encefálicos, tumores cerebrais ou problemas neurológicos.

Quando se preocupar com a fala?

Atraso na fala do bebê: casos que demandam atenção

Se o seu filho passou dos 18 meses e ainda não falou nada, ou se já completou 2 anos e fala apenas poucas palavras, é importante dar maior atenção ao fato. O ideal é buscar primeiro a ajuda do pediatra para saber como proceder.

Tem cura apraxia da fala?

A apraxia da fala tem cura? E a resposta é sim! A apraxia tem cura e o tratamento, durante todo o período, é feito com fonoaudiólogo em conversas para o desenvolvimento da criança.

O que é dificuldade de dicção?

Omissões de sílabas, de fonemas e distorções na articulação da fala são frequentes em pessoas que falam muito rápido. Isso acontece porque não há tempo dos órgãos fonoarticulatórios realizarem seus movimentos para produzir a fala com precisão.

O que é uma dislalia?

A dislalia é um distúrbio que acomete a fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. A pessoa portadora de dislalia, troca as palavras por outras similares na pronuncia, fala erroneamente as palavras, omitindo ou trocando as letras.

Que tipo de AVC afeta a fala?

A afasia afeta principalmente a fala, mas também pode debilitar a compreensão, a leitura e a escrita, dificultando a comunicação com a família e os amigos e a sua rotina diária.

Qual parte do cérebro afeta a fala?

As afasias normalmente ocorrem após lesões cerebrais, que geralmente acometem o lado esquerdo do cérebro (hemisfério esquerdo) principalmente nas regiões frontais e temporais à esquerda, onde a maioria das pessoas possuem as redes neurais, que possibilitam as funções cerebrais da linguagem.

Como começa a afasia?

De forma diferente de outras doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, que afeta principalmente os recursos da memória, os primeiros sintomas da afasia progressiva primária podem surgir como sinais de dificuldade para completar frases, nomear objetos, além de alterações na fluência da fala.

Como descrever uma criança que tem dificuldade na fala?

Crianças com distúrbios no desenvolvimento da fala e da linguagem podem apresentar fala ininteligível (troca de sons na fala), dificuldades na elaboração de frases, dificuldades na elaboração oral (dificuldade para relatar fatos, histórias), podem apresentar um vocabulário pobre, déficits de memória, etc.

O que é apraxia de fala?

Apraxia de Fala na Infância – O Que É? A Apraxia de Fala (AFI) é um distúrbio neurológico que afeta consideravelmente a condição motora da fala, resultando em uma maior dificuldade na pronúncia de sílabas e palavras.

O que é afasia causa?

A afasia é uma disfunção que faz com que o paciente tenha dificuldade de se comunicar adequadamente, afetando a compreensão de imagens, sons e outros tipos de expressão.

O que é dislalia exemplos?

A dislalia pode ser caracterizada tanto pela troca de letras quanto pela omissão delas. Então, uma pessoa com dislalia em vez de falar “quero”, “letra” e “trocar”, pode falar “quelo”, “letla” e “tlocar”, por exemplo, ou até mesmo em vez de “televisão”, “bonito” e “preto”, falar “tebisão”, “biito” e “peto”.

O que é afasia e disfasia?

Afasia é uma condição neurológica que afeta a comunicação, ou seja, há perda total dessa capacidade. Antes do estágio de afasia, há a disfasia, para se designar qualquer transtorno, incluindo os discretos, do uso simbólico das palavras.

Como saber se a pessoa tem dislalia?

A dislalia é comum de ser percebida quando a criança está começando a aprender a falar, podendo ser observada a dificuldade em pronunciar algumas palavras corretamente, a troca de alguns sons por outros devido à troca de uma consoante na palavra, ou por meio da adição de uma letra na palavra, alterando a sua fonética.

O que vem a ser disartria?

A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. A fala pode ser espasmódica, com a respiração interrompida, irregular, imprecisa ou monótona, mas as pessoas podem compreender a linguagem e usá-la corretamente.

O que é fala arrastada?

A disartria, frequentemente chamada de fala arrastada, é definida como fala lenta, imprecisa e distorcida. Basicamente, acontece devido à incapacidade de controlar ou coordenar o músculo usado durante a fala. Os sintomas podem variar de leves a graves.

O que significa a palavra disgrafia?

Disgrafia é o nome dado a um distúrbio de uma origem neurológica, cuja principal característica está na dificuldade da escrita e de algumas expressões motoras. Esse tipo de problema causa alterações na estruturação das palavras e também na ortografia.

Artigo anterior
O que fazer para não sair fumaça da churrasqueira?
Artigo seguinte
Para que serve o hormônio calcitonina?