O que é exclusão da herança?

Perguntado por: Lisandro Diogo Martins de Pinto  |  Última atualização: 19. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (39 avaliações)

A exclusão do herdeiro dar-se-á por indignidade ou por deserdação. A indignidade aplica-se a qualquer herdeiro, enquanto a deserdação se aplica somente aos herdeiros necessários. De tal modo, a deserdação atrela-se à herança necessária (50% do valor da herança).

Quem são os excluídos da herança?

A lei enumera três hipóteses para que herdeiros ou legatários sejam excluídos: 1) participar de crime, ou tentativa de homicídio de seu esposo, companheiro, pais, ou filhos; 2) acusar caluniosamente em processo judicial o autor da herança, ou praticar crime contra sua honra, ou de seu esposo; 3) dificultar ou impedir, ...

Quando um filho pode ser excluído da herança?

Se o pai ou mãe quiser se desfazer de todos os seus bens para não deixar para determinado filho ou para nenhum filho, estes podem pleitear a nulidade da venda em juízo, por meio de processo judicial, cabendo ao juiz a análise de cada caso concreto.

Como excluir uma pessoa da herança?

Nesse caso, a aplicação da deserdação é feita decorrente a vontade do autor e deve ser formalizada por testamento. Sendo assim, para dar entrada em qualquer tipo de processo de exclusão da herança ou qualquer questão relacionada a inventário e partilha, é imprescindível contratar um advogado especializado.

E causa de exclusão da sucessão?

As causas são autoria, coautoria ou participação em homicídio doloso ou tentativa contra o autor da herança, seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente; acusação caluniosa, ou crime contra a honra e uso de violência ou meios fraudulentos para inibir ou obstar o autor da herança de dispor livremente de seus ...

EXCLUSÃO DE HERDEIROS DA HERANÇA

35 questões relacionadas encontradas

O que é causas de exclusão?

A doutrina elenca 3 principais causas de exclusão da conduta, hipótese em que não haverá crime por ausência, consequentemente, do elemento do fato típico: i)força física irresistível; ii)estados de inconsciência; iii)movimentos reflexos.

Quem poderá ser excluído da sucessão?

Conforme a lei sancionada, são indignos e excluídos da herança aqueles que participarem de homicídio doloso, ou tentativa, contra a pessoa de quem for herdeiro; os que acusarem caluniosamente em juízo o autor da herança ou incorrerem em crime contra a honra; e os que, por violência ou meios fraudulentos, inibirem ou ...

Pode excluir um irmão da herança?

Como ninguém quer ser prejudicado neste aspecto, muitos irmãos perdem o bom senso e o diálogo com a família, por isso existem inventários judiciais que duram mais de uma década. Mas, afinal, um irmão pode excluir o outro da herança? Em regra, a resposta é não.

Tem como deixar o filho sem herança?

Bens de direito e irrevogável

O ordenamento jurídico em vigor no Brasil permite que os bens sejam deixados de herança a quem preferirmos, sejam os beneficiados filhos ou não. Entretanto, conforme explica a advogada e especialista em Direito de Família e Sucessões, Carolina McCardell, a Lei Civil (art.

Pode excluir alguém do testamento?

A exclusão do herdeiro no testamento é possível em duas situações, por indignidade ou deserdação. A indignidade se aplica a qualquer herdeiro por imposição legal. Já a deserdação, aplicam-se somente aos herdeiros necessários: descendentes; ascendentes; e cônjuge ou companheiro sobrevivente.

Como não deixar herança para ninguém?

Apesar de os filhos serem os principais herdeiros dos pais, por uma questão legal e lógica, não é possível, impedir que os ascendentes alienem seu patrimônio em vida, pois não há nenhuma previsão legal quanto a isto.

Pode o abandono afetivo ser causa de exclusão da herança?

CCJ aprova privação de herança em caso de abandono afetivo.

Como fica herança com a nova lei?

Os herdeiros legais são tanto os descendentes como os ascendentes. Assim, pais, avós, filhos e cônjuges são os mais comuns em uma partilha de bens. Em geral, a herança ficará com os parentes mais próximos, do ponto de vista legal. Se o falecido não tiver filhos, os pais e o cônjuge herdarão partes iguais.

Como fica a nova lei de herança?

Atualmente, o código estabelece que a perda da herança deverá ser declarada em sentença judicial, e o direito de demandar na Justiça a exclusão do herdeiro ou legatário extingue-se em quatro anos, contados da abertura da sucessão.

Qual a nova lei sobre herança?

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 7722/17, da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), que garante aos filhos apenas por parte de pai ou por parte de mãe os mesmos direitos de herança que os concedidos aos filhos de pai e mãe.

Pode passar a casa só para um filho?

Os genitores podem dispor do seu patrimônio em até 50% (cinquenta por cento), para não atingir a legitima, ou seja a parte que será destinada aos demais herdeiros. Isso significa que é possível que o pai doe um imóvel para um dos filhos e não o faça para os demais.

Pode deixar os bens para apenas um filho?

NÃO! A herança deve ser partilhada entre todos os herdeiros necessários.

Pode passar os bens para um filho só?

Para vender um bem a um de seus filhos é necessário que os outros concordem com isso, o que não ocorre na doação. Na doação não existe a necessidade de consentimento dos outros filhos para que seja feita.

É possível deserdar um irmão?

Para excluir por completo a hipótese de que um irmão venha a receber herança do outro, a solução é simples: deve ser feito um testamento. Basta que o testamento contemple qualquer outra pessoa que não o irmão, e este automaticamente está excluído da herança[18].

Tem como tirar um herdeiro do imóvel?

A expulsão de um herdeiro de um imóvel é um processo delicado e deve ser conduzido com base legal sólida. Primeiramente, é crucial identificar a razão pela qual o herdeiro não cumpre os requisitos para permanecer no imóvel.

O quê herdeiro indigno?

Quando por violência ou meios fraudulentos, inibirem ou obstarem o autor da herança de dispor livremente de seus bens por ato de última vontade. Para que o herdeiro seja efetivamente excluído da sucessão, ele tem que ser declarado indigno por sentença judicial, conforme dispõe o artigo 1815 do Código Civil.

Qual é a natureza jurídica da exclusão do herdeiro?

No ordenamento jurídico brasileiro existem diversas hipóteses de exclusão do direito sucessório. Essa exclusão pode se dar por duas vertentes, a deserdação ou a indignidade. Em ambos os casos deverá haver ato praticado de forma inequívoca de desconsideração contra o autor da herança.

Quem tem legitimidade para pedir a exclusão do herdeiro por indignidade?

Com efeito, o Ministério Público poderá ajuizar ação pedindo a declaração de indignidade caso o herdeiro ou legatário tenha sido autor, coautor ou partícipe de homicídio doloso (consumado ou tentado) ou tenha praticado esse mesmo crime contra o autor da herança, seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente.

Quais são as 4 excludente de ilicitude?

As excludentes de ilicitude estão previstas no artigo 23 do Código Penal brasileiro. São elas: o estado de necessidade, a legítima defesa, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito.

Artigo anterior
Como são os filhos de Oxum Apará?
Artigo seguinte
Quais são os 7 sistemas cristalinos conhecidos?