Onde deve ser protocolado o recurso de revista?

Perguntado por: David Igor de Moura  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (41 avaliações)

Tal recurso deverá ser apresentado ao Presidente do Tribunal recorrido, que poderá recebê-lo ou denegá-lo, fundamentando, em qualquer caso, a decisão (art. 896, 1 da CLT).

Onde peticionar o recurso de revista?

Notícias PJe

A partir do dia 1º de marco, o TST inicia a implantação do PJe. O processo será por etapas, iniciando pelos processos de Recurso de Revista e de Agravos de Instrumento para análise da presidência. Assim, os peticionamentos nos processos que tramitam no PJe deverão ser realizados no próprio sistema PJe.

Qual o Tribunal competente para o julgamento do recurso de revista?

Compete exclusivamente ao Tribunal Superior do Trabalho julgar Agravo de Instrumento em recurso de revista.

Como fazer recurso de revista?

Prequestionamento: para que seja admissível o recurso de revista, exige-se que a matéria ou questão suscitada tenha sido expressamente pronunciada na decisão recorrida. Assim, incumbe à parte interessada opor embargos de declaração para fins de prequestionamento, sob pena de preclusão.

Quem julga recurso de revista trabalhista?

Outrossim, o recebimento do recurso pelo Regional, por um fundamento, não vincula o Tribunal ad quem, que poderá conhecê-lo pelo mesmo motivo ou por qualquer outro. No TST, a competência para conhecer e julgar o Recurso de Revista pertence às Turmas daquela Corte Superior.

Recursos: Recurso de Revista

34 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo o TST julgar um recurso de revista?

Hoje, no TST, o tempo médio de tramitação dos processos é de 613 dias. Agravos tramitam um pouco mais rápido, em 441 dias. Recursos de revista, em 788 dias.

O que acontece após o recurso de revista?

Após ser admitido o Recurso de Revista a parte contrária será intimada a apresentar contra-razões no prazo de 8 (oito) dias. Mesmo após a apresentação das contra-razões é facultado ao juiz presidente do TRT o reexame dos pressupostos de admissibilidade do recurso, conforme § 3º do art.

Quais são os requisitos específicos do recurso de revista?

Recorribilidade do ato: a decisão proferida pela instancia anterior deve ser recorrível; Adequação: quando da realização do recurso, a parte deve utilizar o recurso adequado, não bastando apenas recorrer, mas sim atacar a decisão recorrida, impugnando-a; Tempestividade: o recurso deve ser interposto no prazo.

O que é o recurso de revista?

O recurso de revista é aquele interposto contra uma decisão de segundo grau na Justiça do Trabalho. Ele é julgado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

Quanto é o valor do depósito do recurso de revista?

Os reajustes entram em vigor no dia 1º de agosto de 2021. Pela nova tabela, o limite do depósito para a interposição de recurso ordinário passa a ser de R$ 10.986,80. Nos casos de recurso de revista, embargos e recurso em ação rescisória, o valor será de R$ 21.973,60.

Quem analisa a admissibilidade do recurso de Revista?

Embora o Recurso de Revista passe por juízo de admissibilidade pela Presidência do TRT, não há qualquer impedimento que a mesma análise de admissibilidade seja feita pela Presidência do TST e pelo relator da Turma, nos termos do art. 577 da CLT, bem como pela própria Turma em sessão de julgamento.

Para quem é dirigido o recurso de Revista e suas razões?

O Recurso de Revista é um recurso de caráter extraordinário, admitido contra acórdãos proferidos em sede de Recurso Ordinário e Agravo de Petição e tem por objetivo a uniformização da jurisprudência dos Tribunais Regionais do Trabalho, não podendo ser utilizado para discutir matérias de fato, sendo admissível inclusive ...

Quem analisa os requisitos de admissibilidade do recurso de Revista?

Art. 896-A- O Tribunal Superior do Trabalho, no recurso de revista, examinará previamente se a causa oferece transcendência com relação aos reflexos gerais de natureza econômica, política, social ou jurídica.

Onde protocolar recurso de revista trabalhista PJe?

Para acessar o sistema PJe do Tribunal Regional do Trabalho de seu interesse escolha o Tribunal na lista ao lado. Para utilizar o Processo Eletrônico do Tribunal Superior do Trabalho clique em um dos links abaixo: Peticionamento Eletrônico.

Onde protocolar agravo de instrumento em recurso de revista?

O agravo do instrumento deve ser interposto no próprio Tribunal que julgará o recurso. No processo o agravo será interposto e processado no órgão recorrido e somente após remetido ao órgão que caberá recurso.

Como protocolar uma petição na Justiça do Trabalho?

Como cadastrar uma petição inicial trabalhista no PJe!
  1. ACESSE O SISTEMA DO PJE. ...
  2. CADASTRANDO UM NOVO PROCESSO. ...
  3. JURISDIÇÃO E CLASSE. ...
  4. ASSUNTOS DA PETIÇÃO INICIAL CADASTRADA. ...
  5. PARTES QUE INTEGRARÃO A AÇÃO TRABALHISTA. ...
  6. CARACTERÍSTICAS. ...
  7. PETIÇÕES E DOCUMENTOS. ...
  8. INFORMAÇÕES DA JUSTIÇA DO TRABALHO.

Quando se usa o recurso de revista?

Recurso de revista no processo do trabalho

Quando derem ao mesmo dispositivo de lei federal interpretação diversa da que foi dada por outro Tribunal Regional do Trabalho, ou contrariarem a Súmula de Jurisprudência Uniforme.

O que vem depois do recurso de revista negado no TST?

O exame da admissibilidade cabe ao TRT de origem, e, caso o seguimento seja negado, a parte pode interpor agravo de instrumento ao TST, com a pretensão de “destrancar” o recurso e fazer com que ele seja acolhido.

Quanto tempo leva para conclusos os autos para decisão de admissibilidade do recurso de revista?

“Art. 542. Recebida a petição pela secretaria do tribunal, será intimado o recorrido, abrindo-se-lhe vista, para apresentar contra-razões. § 1º Findo esse prazo, serão os autos conclusos para admissão ou não do recurso, no prazo de 15 (quinze) dias, em decisão fundamentada.

Qual o mais recente requisito de admissibilidade do recurso de revista?

Prazo de admissibilidade do recurso de revista

No artigo 896 da CLT não há referência expressa ao prazo a ser adotado quando da interposição do recurso de revista. Assim sendo, considera-se o prazo previsto para as demais espécies recursais, de 8 dias, excluindo o dia do começo e incluindo o dia no final.

Quais são os requisitos de admissibilidade dos recursos?

Requisitos de admissibilidade dos recursos no processo civil
  • Adequação. Esse é um requisito objetivo, segundo o qual o recurso a ser interposto tem que ser um recurso adequado. ...
  • Tempestividade. ...
  • Preparo. ...
  • Regularidade formal. ...
  • Legitimidade. ...
  • Interesse processual. ...
  • Ausência de causa impeditiva ou extintiva do direito de recorrer.

Quais as hipóteses de cabimento do recurso de revista?

O recurso de revista é cabível, essencialmente, nas hipóteses de divergência jurisprudencial (art. 896, a, da CLT), divergência de interpretação (art. 896, b, da CLT) e violação de lei ou da CF (art. 896, c, da CLT).

Quanto tempo se leva para julgar o recurso de revista?

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) conseguiu reduzir em 57% o prazo médio entre a interposição do recurso de revista e a análise de admissibilidade desta peça processual. Em dezembro de 2019, este período era de 318 dias. Agora, está em 136 dias.

O que acontece quando o recurso de revista não é admitido?

Significa que houve um Recurso no processo (pode ser tanto da parte autora quanto da parte ré) e que este recurso teve análise do Juiz em que o resultado não resultou favorável para quem entrou com recurso.

Porque o TST demora para julgar um recurso?

Isso significa que ao ajuizar uma ação a parte não sabe em qual Vara do Trabalho irá tramitar. Se houver recurso, as partes também não sabem qual Turma e qual Relator irá julgar seu processo no segundo grau.

Artigo anterior
Como se chama a pessoa que trabalha com aves?
Artigo seguinte
Em que consiste o processo dialético platônico sobre a educação?