Em que consiste o processo dialético platônico sobre a educação?
Perguntado por: Enzo Martinho Ribeiro | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (66 avaliações)
A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.
O que é a dialética platônica?
Platão define a dialética como a arte de pensar, questionar e hierarquizar ideias. O termo dialética é utilizado por Platão na referência a qualquer método que possa ser recomendado como veículo da filosofia. Para Platão, a dialética é um instrumento que permite o alcance a verdade.
Quais as etapas da educação segundo Platão?
Terceiro Período: dos 13 aos 16 anos, período de educação musical; Quarto Período: dos 17 aos 20, período de educação militar; Quinto Período: dos 21 em diante, apenas os selecionados devem continuar a educação baseada na Matemática e Filosofia.
Como deveria ser a educação do governante Segundo Platão?
Nesse sentido, para Platão (Arístocles) de Atenas (428 a.C a 347 d.C), o governante deve expressar o ideal de sábio. Dessa forma o governo deverá ser exercido pelos melhores e mais sábios cidadãos da pólis. Sendo que o governo ideal é o governado pelos filósofos, o governo dos “filósofos-reis”.
Qual a relação entre a teoria política de Platão E a educação?
Para Platão, a filosofia tem uma dimensão igualmente pedagógica e política. Toda a política exige uma filosofia prévia que determine e defina o que é o Bem, o que é o justo, o que é o homem, o que é a educação. Por isso toda a filosofia é política e toda a política é filosófica.
ENTENDA A DIALÉTICA PLATÔNICA
Como Platão definia o bom governante?
Ao concluir, Platão resume a discussão e reafirma as condições que, por natureza, são necessárias ao futuro filósofo-governante: ter uma boa memória; ser rápido para adquirir conhecimento; ser capaz de pensamentos grandiosos; ser dotado de elegância ou graça no pensar; ser amigo da verdade, da justiça, da coragem e da ...
Quais são as principais características que um governante deve apresentar segundo Platão?
No modelo político ideal de Platão, seria a característica dos governantes e legisladores também, pois a capacidade racional e o intelecto os levaria a um modo de governar justo e que atendesse da melhor forma o interesse de toda a cidade.
Como Platão pode nos ajudar a pensar a ideia de um bom governante?
Embora a ideia de ser governado por aristocratas nos cause ruído, no fundo o que Platão queria era uma liderança de pessoas desinteressadas em prazeres vazios, porque assim seriam incorruptíveis e, graças à sua educação, tomariam decisões acertadas, almejando a virtude.
Quais são as três partes da alma Segundo Platão?
Segundo o Filósofo, todos nós dispomos de Alma e essa é composta por 3 (três) partes, que na verdade são “modos de desejar”, potências (dýnamis) de ordem Epitimética, Timocrática e Logística.
Como Platão ensinava?
Filosofia. Platão e a Academia, O método socrático e a matemática, o verdadeiro conhecimento, vida intelectual, a contemplação das idéias, os discursos escritos. Tendo como pressuposto que Platão equipara virtude a conhecimento, e que a coragem está ao lado da razão, é a razão quem deve governar a alma.
O que é dialética exemplo?
O que é Dialética:
Dialética é um debate onde há ideias diferentes, onde um posicionamento é defendido e contradito logo depois. Para os gregos, dialética era separar fatos, dividir as ideias para poder debatê-las com mais clareza.
Qual era o pensamento de Platão?
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
Qual é a teoria das ideias de Platão?
A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas é um conjunto de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Esta teoria declara que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais.
Quais são as partes da alma?
Platão divide a alma em três partes. O lado racional está localizado na cabeça, seu objetivo é controlar os dois outros lados, com ele adquirimos a sabedoria e a prudência. O lado irascível está localizado no coração, seu objetivo é fazer prevalecer os sentimentos e a impetuosidade, com ele adquirimos a coragem.
Quais são as divisões da alma?
2 - As divisões da alma
A alma, segundo os ensinamentos de Aristóteles, em especial no final do livro I da Ética a Nicômaco é subdividida em duas partes, a saber: parte não- racional e parte racional.
Como Platão define a alma?
É assim que a alma é compreendida como princípio de movimento, gerando a vida, mas participando do que é divino. É através da alma que o homem conhece, segundo Platão. O corpo e as sensações explicam “como” são as coisas. A alma e a inteligência explicam “o que” são as coisas.
Qual a concepção de Platão sobre o governo da cidade?
Entende-se, na lógica de Platão, a cidade justa deve ser governada e administrada pelos filósofos e pelos homens da ciência. Cada classe cumprirá sua função para o bem da polis.
Quem deve ser o governante Segundo Platão a O Rei B o filósofo C o eleito democraticamente D o mais forte do poder militar e o médico?
De acordo com o mais importante diálogo de Platão, a República, o governo deveriam ser exercidos por filósofos (aqueles que detinham o saber mais aprofundado, os amantes da sabedoria). Ele defende que os cidadãos deveriam se dividir em três classes: as pessoas comuns, os soldados e os guardiões.
Quem deve ser o governante Segundo Platão * a O Rei B o sábio C o eleito democraticamente D o mais forte do poder militar?
Quem sai é o filósofo, o sábio. Este, portanto, segundo Platão deve governar a cidade, pois tem capacidade de gerir de maneira clara e sabia o governo.
Por que para Platão apenas o Filósofo é capaz de governar com justiça?
Platão acreditava que o governante ideal deveria ser alguém dotado de conhecimento (Rei-Filósofo), pois só o conhecimento garante o agir corretamente e a aplicação da justiça, advertia ainda, que essa função não era para todos.
Porquê Para Platão apenas o Filósofo é capaz de governar com justiça?
De acordo com o pensamento de Platão, apenas o Rei- Filósofo seria capaz de governar de forma justa pois é ele quem detém o conhecimento do que é bom e justo para o seu povo, a sua detenção de saberes garante o agir corretamente e a aplicação da justiça.
Quais as duas teorias de Platão?
Platão era dualista em dois aspectos: acreditava que o ser humano é constituído de corpo e alma e que o mundo é constituído de duas realidades, os objetos particulares e as ideias. Vamos chamar essas realidades distintas de mundo das ideias e mundo sensível.
Quem foi Platão e qual era seu pensamento filosófico?
Platão (427-347 a.C.) foi um filósofo grego da antiguidade, considerado um dos principais pensadores da história da filosofia. Era discípulo do filósofo Sócrates. Sua filosofia é baseada na teoria de que o mundo que percebemos com nossos sentidos é um mundo ilusório, confuso.
Quais são os princípios do pensamento dialético?
RESUMO: Em termos dialéticos, os três grandes princípios que regem o universo são conhecidos como identidade, diferença e coerência. Adotando-se o modelo hegeliano de dialética, entende-se que o princípio da identidade pode ser associado a tese, o da diferença como antítese e a coerência como síntese.
Quais são as leis da dialética?
- Lei da unidade e luta dos contrários: A dialética considera a contradição como inerente à realidade das coisas. ...
- Lei da passagem da quantidade à qualidade. ...
- Lei da negação da negação. ...
- Diferenças entre a lógica formal e a lógica dialética. ...
- Os limites da dialética. ...
- REFERÊNCIAS BILIOGRÁFICAS.
Onde deve ser protocolado o recurso de revista?
Onde fica o Pipe no teclado?