O que tem dentro da pipoca?

Perguntado por: Isabela Costa de Torres  |  Última atualização: 20. April 2024
Pontuação: 4.3/5 (33 avaliações)

No interior do grão, além da água, existe uma quantidade de amido em estado sólido que, com o aumento da temperatura, torna-se gelatinoso e tende a se dilatar. A pressão exercida pelo vapor d'água e pelo amido chega a ser maior que a pressão interna de um pneu de carro e rompe a dura casca do milho.

O que tem dentro de um milho de pipoca?

O grão do milho pipoca é uma cariopse, composto de pericarpo, camada de aleurona, endosperma e embrião. Dessas, as partes mais importantes para o ICE são o pericarpo e o endosperma. O pericarpo é a película que reveste o grão.

O que é a parte branca da pipoca?

A parte branca que chamamos de pipoca, nada mais é do que o amido do endosperma.

O que que é feita a pipoca?

Pipoca ou popoca (no Pará também chamada pororoca) é um prato feito a partir de uma variedade especial de milho, o milho-pipoca (Zea mays everta), que estoura quando aquecido. Ao se aquecer os grãos desse milho de maneira rápida, a sua humidade interna é convertida em vapor.

O que faz o milho virar pipoca?

Importante ressaltar que isso ocorre porque o milho possui água na sua composição, que evapora a medida que esquenta e, ao evaporar, causa a “explosão”, transformando o amido que está dentro do grão em um “floquinho” branco. Dessa forma, se transforma em pipoca.

Você sabe o que vem dentro da pipoca de micro-ondas?

38 questões relacionadas encontradas

Onde Vem o milho de pipoca?

Milho normal ou pipoca, é tudo milho. Originário da América Central, ele é a semente da planta da espécie Zea mays, sendo um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, tanto na alimentação humana, quanto na animal. O cereal/grão apresenta uma variedade de tipos, não se resumindo apenas à pipoca e ao verde.

Qual a diferença de milho de pipoca e milho normal?

O milho pipoca estoura porque tem mais água e uma casca mais resistente que o milho comum. Ao ser aquecido a 170 ºC, a água dentro do grão vira vapor, pressiona e rompe a casca. Com isso, o amido que estava dentro do grão entra em contato com o ar e se transforma na espuma, que é a parte branca da pipoca.

Quais os benefícios da pipoca para a saúde?

Fonte de fibras: a pipoca contém uma quantidade significativa de fibras, essenciais para a saúde digestiva e para a prevenção de problemas como a prisão de ventre. As fibras também ajudam a promover a sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso.

Como os índios faziam pipoca?

Sabe-se, porém, que inicialmente os índios preparavam a pipoca com a espiga inteira sobre o fogo. Depois, eles passaram a colocar só os grãos sobre as brasas até inventarem um método mais sofisticado: cozinhar o milho numa panela de barro com areia quente. O princípio é sempre o mesmo: fazer o grão de milho explodir.

Quem foi que inventou a pipoca?

Para diversos historiadores, o milho que dá origem aos grãos de pipoca possivelmente foi o primeiro consumido pela humanidade, ainda na região entre México e Estados Unidos. Com o tempo, os grãos ganharam o nome de maíz e foram apresentados para os ingleses entre os séculos 16 e 17.

Como transformar o milho normal em milho de pipoca?

No caso do uso do fogão, para aprontar as pipocas, aqueça o óleo numa panela e em seguida despeje o milho. Mexa um pouco e depois tampe-a. Espere por alguns segundos até que o milho comece a estourar.

Quem está de dieta pode comer pipoca?

Além de ser deliciosa, a pipoca é considerada um alimento saudável e, quando consumida de maneira apropriada, pode auxiliar no processo de emagrecimento e trazer vários benefícios à saúde. A pipoca possui baixo teor calórico, sendo que uma xícara do alimento estourado contém apenas 30 calorias.

Como é chamado o milho de pipoca que não estoura?

O grão que não estoura ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional (doce), devendo ser comercializado com teor de umidade em torno de 12 a 13%.

Tem água dentro do milho de pipoca?

No interior do grão, além da água, existe uma quantidade de amido em estado sólido que, com o aumento da temperatura, torna-se gelatinoso e tende a se dilatar. A pressão exercida pelo vapor d'água e pelo amido chega a ser maior que a pressão interna de um pneu de carro e rompe a dura casca do milho.

Pode comer pipoca antes de dormir?

Os hidratos de carbono em pipoca sem gordura ajudam a trazer o aminoácido triptofano em seu cérebro, que é usado para produzir serotonina, que ajuda a dormir. Como comer uma refeição pesada dentro de duas horas antes de se deitar pode mantê-lo acordado, pipoca de baixa caloria é um lanche ideal para o fim da noite.

O que tem dentro do milho?

São eles: Endosperma – corresponde à maior parte do grão de milho e é composto basicamente de amido (quase 61%), além de outros 7% de glúten que envolve os grânulos de amido e de pequena porcentagem de gordura e demais componentes. Película – é a parte que recobre o grão.

Qual é a origem do nome pipoca?

Também a palavra pipoca tem origem indígena, veio do tupi e quer dizer “milho rebentado”. Quando se fala em consumo de pipoca, o Brasil perde apenas para os Estados Unidos.

Como era feita a pipoca antigamente?

A pipoca, estourada nas fogueiras diretamente do milho ou feitas em panelas tampadas com areia, era parte inerente da cultura local.

Qual é a teoria da pipoca?

A teoria da pipoca consiste em uma analogia do estouro da pipoca com o pleno desenvolvimento infantil, ressaltando as particularidades de cada indivíduo mesmo como uma similaridade aparente.

Pode comer pipoca todos os dias?

Comer pipoca todo dia faz mal? O ideal é sempre variar a alimentação, mas se a pipoca for feita sem óleo ou sal e consumida moderadamente (umas 2, 3 xícaras por dia), como um dos lanches intermediários, não há problema algum.

É saudável comer pipoca todos os dias?

É uma opção muito mais saudável em relação aos salgadinhos industrializados, principalmente, se for preparada ao natural", explica. Se engana quem acha que ela é inimiga das dietas. "A pipoca também ajuda no processo de emagrecimento, pois as fibras proporcionam maior saciedade.

Quem tem ansiedade pode comer pipoca?

Entre os nutrientes da pipoca, temos as vitaminas do complexo B, que ajudam o funcionamento do sistema nervoso de forma perfeita. Entre elas está a B6, que é a fonte de serotonina, substância que ajuda na sensação de bem-estar e relaxamento do organismo, pois age diretamente no cérebro.

Qual é o principal nutriente da pipoca?

A pipoca é uma fonte de vitaminas do complexo B, um grupo de micronutrientes que participa de diversas funções no organismo, inclusive do bom funcionamento do sistema nervoso.

Quem tem gordura no fígado pode comer pipoca de milho?

Pipoca é um carboidrato e contém fibras, mas se você apresenta esteatose hepática e necessita perder peso poderá comer com moderação e sem adição de manteiga e açúcar.

Porque o milho de pipoca estoura e o outro não?

O grão de milho-pipoca (Zea mays everta) estoura porque contém mais água (entre 12 e 16%) e tem casca mais resistente do que o milho comum. Quando a semente é exposta ao calor, (temperatura mínima de 170°C), a água encapsulada vira vapor, que se expande. A pressão é tanta que a casca se rompe.

Artigo anterior
É possível retratar um canal?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre receita orçamentária e receita extra-orçamentária?