Para que serve o Clamper da Oi?

Perguntado por: Joel Diego Moreira Barbosa Tavares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (31 avaliações)

Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS), combinado, para equipamentos eletroeletrônicos conectados,simultaneamente, à rede elétrica e à linha telefônica/internet), através de conector RJ 11.

Qual a função do Clamper?

Resposta = O protetor eletrônico Clamper desvia as sobretensões de altíssima potência e curtíssimo tempo de duração, por meio do condutor de neutro, que é aterrado, protegendo assim, os equipamentos eletrônicos ligados na tomada.

O que é um surto de energia?

Ao atingir a rede elétrica direta ou indiretamente, os raios causam aumento súbito da tensão (voltagem). Esse fenômeno é chamado de surto elétrico, que se propaga até encontrar um ponto de passagem até a terra.

Como saber qual DPS devo usar?

Como definir a tensão (”voltagem”) correta do DPS ? A tensão nominal do DPS deve ser compatível com a tensão da rede elétrica local. Considerar sempre a tensão entre Fase e Neutro. Um DPS de 127V~ ligado em 220V~ irá queimar.

O que é DPS Clamper?

Resposta = DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) protegem os eletroeletrônicos contra sobretensões transitórias (surtos) provocadas pelos efeitos das descargas atmosféricas diretas e indiretas, por manobras tais como o ligar e desligar da rede elétrica ou ainda por “faltas” em outros sistemas de tensão mais ...

Como ISSO protege, mesmo SEM TER o PINO DE ATERRAMENTO?

38 questões relacionadas encontradas

O que é DPS e para que serve?

A sigla DPS é para Dispositivos de Proteção contra Surtos. Esses, por sua vez, são equipamentos que conseguem detectar sobretensões transitórias na rede elétrica.

O que é o Clamper?

A definição de clamper no dicionário é uma armação de metal com ponta fixada à sola de um sapato para evitar escorregar no gelo. Outra definição de clamper é uma pessoa que atribui um grampo de roda a um veículo estacionado ilegalmente.

Qual a diferença do DPS classe 1 e classe 2?

O DPS classe II é o mais utilizado em residências e pequenos imóveis comerciais, trabalhando como complemento ao modelos classe I, ou ainda na prevenção contra sobretensões de manobra.

Qual a diferença do DPS classe 1 e 2?

Os Dispositivos devem ser coordenados, de forma que primeiramente serão instalados os DPS com maior capacidade de exposição ao surtos (Classe I), depois os com capacidade média (Classe II) e finalmente os DPS mais sensíveis (Classe III).

Qual a diferença entre DPS classe 1 e 2?

De acordo com os requisitos da norma de produto IEC 61643-11, um DPS tipo 2 só pode desviar impulsos 8/20. Um DPS tipo 1 é concebido tanto para impulsos 8/20 μs como para impulsos 10/350 μs.

O que pode causar um surto elétrico?

Os surtos elétricos, normalmente, são causados por descargas atmosféricas, pelas interrupções operacionais e pelo chaveamento ou “liga e desliga” de equipamentos de alta potência. São vários os fatores que interferem na rede, por exemplo, as partidas de motores de grande porte ou as anomalias nas instalações.

Como evitar os surtos elétricos?

Como evitar os surtos elétricos? Realizando o ATERRAMENTO, utilizando PÁRA RAIOS e DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS (DPS).

O que causa sobretensão elétrica?

As causas de sobretensões podem ser, por ex., impulsos de comutação de motores fortes, aparelhos de soldagem ou outros aparelhos elétricos de grandes dimensões. Os picos de tensão muito elevados, desencadeados por relâmpagos indiretos, são as causas mais perigosas.

Como funciona protetor de surto Clamper?

O princípio de funcionamento é o mesmo, como em qualquer outro surto elétrico, assim que o dispositivo de proteção constatar esse altíssimo pique de energia na rede ele desvia toda ela pelo sistema de aterramento.

O que protege contra raios?

O DPS é um equipamento contra surtos na rede elétrica que protege tanto contra raios como variações de tensão. Ele parece com um disjuntor e sua instalação também ocorre de maneira quase idêntica. Há dois tipos básicos de DPS, geral e individual.

É perigoso usar filtro de linha?

Quando você instala um Benjamin, TE, Extensão ou Filtro de Linha, possibilita que vários equipamentos sejam ligados e que todos demandem mais corrente do conjunto fio/tomada. Esta prática pode ultrapassar a capacidade de condução de corrente da tomada, aquecendo-a.

O que é DPS Classe 1?

Classe I: os DPS Classe I permitem eliminar os efeitos diretos causados pelas descargas atmosféricas. O DPS Classe I é instalado obrigatoriamente quando a edificação está protegida por um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), conhecido como para-raio.

O que é DPS classe 2?

O OVR tipo 2 foi projetado para proteger instalações elétricas e equipamentos sensíveis contra surtos indiretos, garantindo baixo nível de proteção (Up). Caracteriza-se por sua capacidade de descarregar em segurança, uma forma de onda de 8/20 µs.

Quais são os tipos de DPS?

Os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) são classificados em tipos I, II e III, em função do conceito de Zonas de Proteção contra Raios (ZPR). Cada tipo de DPS tem uma finalidade especifica e deve ser instalado no local correto, para que ele cumpra as suas finalidades.

Qual a classe de DPS devemos utilizar junto ao equipamento?

Classe III: limita surtos de tensão penetram equipamentos mais sensíveis, dessa forma, um DPS classe III está destinado a proteger somente um equipamento, geralmente aparelhos eletroeletrônicos.

Como saber se um DPS está funcionando?

Uma janela de sinalização de estado indica a situação do dispositivo. Um sinal verde significa que o dispositivo ainda se encontra dentro da validade, ao passo que uma sinalização vermelha indica que o DPS já não oferece qualquer proteção e precisa ter o seu varistor substituído.

Para que serve iCLAMPER pocket?

- iClamper Pocket : a proteção que você leva no bolso! - Garante a proteção Contra surtos elétricos mesmo sem a presença de condutor específico de terra. - Possui alta corrente de surto. - Suporta até 10 A de corrente nominal.

Onde se instala o DPS?

Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.

Artigo anterior
Qual o protocolo utilizado para transferência de páginas HTML na web?
Artigo seguinte
O que é a teoria das quatro causas de Aristóteles?