O que significa PEAD polietileno de alta densidade?

Perguntado por: Mauro Fernando de Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (3 avaliações)

O Polietileno de Alta Densidade (PEAD), em inglês chamado de HDPE ou PE-HD, apresenta estrutura praticamente isenta de ramificações, com alta densidade e altas forças moleculares. É um plástico rígido, resistente à tração, tensão e compressão, e com moderada resistência ao impacto.

Para que serve PEAD?

Com peso molecular elevado, o polietileno de alta densidade (PEAD) é indicado especialmente para a fabricação de tubos. Com excelentes propriedades mecânicas, físicas, químicas e hidráulicas, os tubos apresentam uma ótima resistência ao tensofissuramento e às deformações, garantindo durabilidade superior a 50 anos.

O que é feito de PEAD?

O PEAD é utilizado na fabricação de garrafas de bebidas não carbonatadas, tambores, reservatórios de combustível para carros, brinquedos, utilidades domésticas, embalagens de produtos químicos, recipientes de detergentes, cloro e ácidos, caixas, tubos de água e gás, dutos de irrigação, drenagem e esgoto, tubos ...

O que é chapa PEAD?

A chapa PEAD é, certamente, um material bastante versátil, empregado em diversos fins. Também conhecido como poliestireno expandido, esse tipo de plástico é leve e flexível, garantindo bons resultados na forma como é usado.

Qual a diferença de PEAD e PEBD?

A principal diferença entre o polietileno de alta densidade (PEAD) e o de baixa densidade (PEBD) está no tipo de sistema iniciador usado para sua concepção. Em relação a cristalinidade, a do PEAD é maior que a do PEBD, e sendo maior a cristalinidade, a fusão pode acontecer em temperaturas mais altas.

Exemplos de polímeros de adição - diferenças entre PEAD e PEBD

19 questões relacionadas encontradas

Como identificar o tipo de plástico?

A categorização divide os plásticos em sete tipos:
  1. PET ou PETE (Tereftalato de polietileno)
  2. PEAD (Polietileno de alta densidade)
  3. PVC (Policloreto de Vinila ou cloreto de vinila)
  4. PEBD (Polietileno de baixa densidade)
  5. PP (Polipropileno)
  6. PS (Poliestireno)
  7. Outros plásticos.

O que é mais resistente polietileno ou polipropileno?

Normalmente o plástico de PP é muito utilizado na fabricação de brinquedos ou de sacos plásticos translúcidos e brilhosos para exposição da mercadoria interna. Já o Polietileno (PE) é mais resistente, porém não possui a mesma transparência, mas pode ser submetido a baixas temperaturas e mantém-se inalterado.

O que é o polietileno verde?

O que é o Plástico Verde? De origem brasileira, o plástico verde foi criado em 2010 pela Braskem, uma das maiores empresas brasileiras de resinas termoplásticas (ou seja, de plástico moldável). Esse tipo de material é feito a partir da cana-de-açúcar, que é uma matéria-prima totalmente renovável.

O que é folha de polietileno?

O POLIETILENO PEAD é um material que apresenta propriedade de atoxidade e maciez, muito indicado para o uso em contato com alimentos tais como balcões para corte de carnes e para o preparo de alimentos no lar. Impermeável a líquidos e gases, absorção de umidade praticamente nula e excelente propriedades químicas.

Em que é usado o polietileno?

PEBD O polietileno de baixa densidade pode ser processado por extrusão, sopro e injeção. O PEBD é muito utilizado para produzir embalagens industriais e agrícolas, embalagens para produtos farmacêuticos e hospitalares, sacos diversos, brinquedos e utensílios domésticos.

Como é feito o polietileno de baixa densidade?

O PEBD, obtido através do processo de polimerização via radical livre à alta pressão e temperatura é um polímero parcialmente cristalino, sua densidade varia de 0,91 a 0,93 g/cm3, massa molar de 20.000 a 45.000 g/mol e com ponto de fusão de 100 a 120º C (COUTINHO et al., 2003; BRASKEM, 2009).

Como reciclar PEAD?

A RECICLAGEM DE PEAD E SEUS USOS DECORRENTES. O PEAD em forma granulada é lavado em água quente com detergente neutro, após ser reciclado e selecionado por meio de um processo de extrusão.

O que é PEAD na construção civil?

PEAD: O que é? Quanto as propriedades do PEAD – O polietileno de alta densidade é formado por uma cadeia C2H4 ou CH2, em que carbonos e hidrogênios passam por um processo de polimerização com catalisadores (Ziegler-Natta ou Phillips) utilizados sob pressões entre 10 a 15 atm.

Qual a vantagem do polietileno?

As propriedades do polietileno permitem que ele possua uma ótima resistência a adventos como a corrosão, quando entra em contato com a água não segura gases como oxigênio e carbono; ações eletrolíticas, galvânicas e ataques químicos, por exemplo.

Em que é usado o poliestireno?

O poliestireno (PS) é um termoplástico que está disponível na forma de plástico sólido ou de espuma rígida. O PS é um material muito versátil, econômico, resistente e que apresenta uma boa resistência ao impacto.

Onde pode ser encontrado polietileno?

Utensílios domésticos e objetos diversos tais como, bacias, bandejas, banheiras infantis, potes para armazenamento de alimentos, brinquedos, assentos sanitários, tampas de garrafa, caixas tipo engradado, caixa d'água, frascos de embalagens diversas (xampu, cremes hidratantes, óleos automotivos, produtos químicos ...

Onde tem polietileno?

Os principais produtos obtidos são: bacias, bandejas, banheiras infantis, brinquedos, potes para armazenar alimentos, jarros de água, assentos sanitários, tampas de garrafa, caixas engradados, caixa d'água e frascos de embalagens diversas, tais como de produtos de limpeza e óleos automotivos.

O que é polietileno e onde pode ser encontrado?

O polietileno é um tipo de polímero que é termoplástico, o que significa que ele pode ser fundido a um líquido e reformado como ele retorna ao estado sólido. É sintetizado quimicamente a partir de etileno, um composto que é geralmente feito a partir de petróleo ou gás natural.

Como o polietileno verde é produzido?

O plástico verde é o polietileno produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar. Além de ser de origem renovável, ele é 100% reciclável e não contribui para o aquecimento global.

O que é polímeros verdes?

O termo polímero verde será atribuído aos polímeros que outrora eram sintetizados a partir de matéria-prima proveniente de fontes fósseis, mas que, devido a avanços tecnológicos passaram também a ser sintetizados a partir de matéria-prima proveniente de fontes renováveis.

O que é plástico verde e suas funções?

Plástico verde é alternativa prática e econômica para as indústrias de alimentos e bebidas preservarem o meio ambiente. Você já ouviu falar em plástico verde? É o polietileno produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar, de origem renovável, 100% reciclável e não contribui para o aquecimento global.

Qual a diferença de polietileno e polipropileno?

O poliuretano (PU) é um dos polímeros plásticos mais utilizados no nosso dia a dia. Suas vantagens são baixo custo, leveza e é resistente a impactos . Entre as desvantagens está a alta inflamabilidade. O polipropileno (PP) é um dos mais modernos plásticos que temos hoje em dia.

Quais as desvantagens do polietileno?

O Polietileno de Baixa Densidade apresenta algumas desvantagens, como o fato de ser altamente permeável a gases como oxigênio e dióxido de carbono, baixa resistência aos raios UV, susceptibilidade à fratura por desgaste (stress cracking) e baixa temperatura de serviço em comparação a outros tipos de Polietileno.

Qual a diferença entre polipropileno e poliestireno?

Os materiais diferem também quanto à resistência. O polipropileno demonstra maior resistência se comparado ao poliestireno. Essa diferença é de fácil percepção quando seguramos copos plásticos: enquanto o PP tem maior resistência ao ser amassado, o PS se rompe mais facilmente.

Artigo anterior
O que é o perfil de uma pessoa?
Artigo seguinte
Para que serve e qual a importância do regulamento interno?