Qual a função dos protocolos IPv4 e IPv6?

Perguntado por: Cláudio Isaac Ribeiro Lima Machado  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (48 avaliações)

IPv4 e IPv6 são os protocolos responsáveis por identificar computadores na Internet e garantir que as informações cheguem ao destino correto.

Para que serve o IPv4?

IPv4 significa Protocol version 4, ou versão 4 de protocolos. É a tecnologia que permite que nossos aparelhos conectem na Internet, seja qual for o tipo de gadget – pode ser PC, Mac, smartphones ou outros aparelhos.

Como funciona o IPv4 e IPv6?

IPv4vs IPv6 – Combinações

O Protocolo de Internet versão 4 possui endereços no padrão 32 bits e sustenta cerca de 4 bilhões de combinações de endereços IP em todo o mundo. Já o IPv6 é a versão 6 do Protocolo de Internet, com endereços no padrão 128 bits, permitindo, portanto, cerca de 340 undecilhões de endereços.

Qual a função do IPv6?

E o que é IPv6 e para que serve? O Internet Protocol Version 6 (Protocolo de Internet Versão 6, em português) é a denominação da versão mais recente do padrão responsável por abrigar todos esses endereços de dispositivos conectados à internet, como celulares, computadores e até eletrodomésticos, televisores e etc.

Qual a diferença entre o IPv4 e IPv6?

A diferença mais óbvia, e a mais aplicável para pessoas comuns, é a diferença nos formatos: IPv4 usa um endereço de 32 bits. IPv6 usa um endereço de 128.

IP (Entenda finalmente como funciona o IPv4 e o IPv6) // Dicionário do Programador

30 questões relacionadas encontradas

Qual é mais rápido IPv4 ou IPv6?

IPv4 x IPv6: Comparação de velocidade

Na teoria, IPv6 seria um pouco mais rápido, já que os ciclos não precisavam ser perdidos em traduções NAT. Mas IPv6 também tem pacotes maiores, que pode o tornar mais lento em alguns casos de uso.

Qual é mais seguro IPv4 ou IPv6?

Um dos pontos chave desta transição é a segurança. Muitos têm apostado que o IPv6 é naturalmente mais seguro que o IPv4, se baseando, provavelmente, no suporte obrigatório que o IPv6 oferece ao IPSec.

Qual é a vantagem de usar o IPv6?

A disponibilidade de um número quase ilimitado de endereços IP é um dos maiores benefícios da implementação de redes IPv6. Comparado ao IPv4, o IPv6 aumenta o número de bits do endereço por um fator 4. Desta forma, o endereço que na versão 4 era de 32 bits, passa a ter 128 bits.

Porque habilitar IPv6?

Ativar o IPv6 no provedor é evitar pagar altos custos com o IPv4! Comprar blocos de IPv4 está custando caro, além do mais, de acordo com publicação do Registro BR, está sendo necessário esperar endereços IPv4 ficarem disponíveis para conseguir fazer uma reserva.

O que acontece se desativar o IPv6?

Não é recomendável desativar o IPv6 em condições normais, mas usuários avançados recorrem à prática para resolver alguns problemas de conexão. Por ser relativamente novo, o protocolo pode ter sido mal implementado pelo provedor, causando problemas de rotas e incompatibilidades com sistemas.

Como será a transição entre IPv4 e IPv6?

As técnicas de transição podem ser classificadas segundo sua funcionalidade: Pilha dupla:consiste na convivência do IPv4 e do IPv6 nos mesmos equipamentos, de forma nativa, simultâneamente. Essa técnica é a técnica padrão escolhida para a transição para IPv6 na Internet e deve ser usada sempre que possível.

Como configurar o IPv4 e IPv6?

Pressione as teclas Windows + X, e clique em Prompt de Comando na caixa de pesquisa clique em Prompt de Comando. No prompt de comando, digite ipconfig/release e pressione Enter. Isso libera seu atual endereço IP. No prompt de comando, digite ipconfig/renew e pressione Enter para obter o novo endereço IP.

Como saber se estou usando IPv4 ou IPv6?

Para saber se sua rede conta com suporte a IPv6, é necessário realizar os testes em sites específicos. Um exemplo é o teste de IPv da FCT. Lá, serão disponibilizados endereços com essas configurações. E, caso sua máquina esteja configurada com IPv6, seu dispositivo conseguirá fazer a leitura.

O que é uma rede IPv4?

O Protocolo de Internet versão 4 (IPv4) é a quarta versão do Protocolo de Internet (IP). Ele é um dos principais protocolos de padrões baseados em métodos de interconexão de redes na Internet, e foi a primeira versão implementada para a produção da ARPANET , em 1983.

Qual a importância do endereçamento IPv4 e as suas principais características?

O que é o IPv4? O IPv4 é a quarta e mais difundida versão do protocolo IP. Com endereços no padrão 32 bits, é bem antigo e possui vários problemas — desde falhas de segurança incontornáveis até o esgotamento da sua capacidade de expansão. Hoje, em todo o mundo, já está bem difícil conseguir um endereço nesse padrão.

Quais as principais características do IPv4?

Cada endereço IPv4 é tipicamente representado por 32 bits (1 byte), divididos em 4 grupos com 8 bits cada (1 byte), onde cada grupo é separado por pontos. Como exemplo, pode-se citar o endereço 192.168.10.1.

O que melhora com IPv6?

O protocolo IPv6 pode manipular pacotes de maneira mais eficiente, melhorar o desempenho e aumentar a segurança. Ele permite que provedores de serviços de internet reduzam o tamanho de suas tabelas de roteamento, tornando-os mais hierárquicos.

Por que o NAT não é necessário no IPv6?

a) A implementação do IPv6 em uma rede LAN faz com que não seja necessária a utilização de NAT, pois o protocolo em sua nova versão possui endereços válidos o suficiente para dispensar seu uso, além de proporcionar maior velocidade na troca de informações.

O que é IPv6 no roteador Intelbras?

O IPv6 é a versão mais atual do IP (Internet Protocol / Protocolo de Internet), é um protocolo padrão para comunicação entre todos os computadores ligados à internet.

Quais as desvantagens do IPv6?

Desvantagens do IPv6 • Um potencial problema do IPv6 é que ele é menos eficiente ao utilizar a banda disponível, o que pode causar lentidão em sites de rede com menor banda disponível.

Por que o IPv4 está acabando?

A Internet continua a crescer exponencialmente, com a conexão de novas empresas, instituições e pessoas à rede. Fatores como a inclusão digital e as tecnologias 3G, entre muitos outros, contribuem para esse crescimento. Por isso os endereços estão terminando.

Como o IPv6 pode de fato afetar a segurança de uma rede?

O principal problema de segurança é que os túneis não autorizados podem tornar o tráfego de IPv6 invisível criando um caminho desprotegido para dentro e fora da rede corporativa. O fechamento desses caminhos requer visibilidade e é importante saber como funcionam os mecanismos de transição para o IPv6.

Como funciona o aspecto da segurança no IPv6?

O IPv6 também suporta resolução de nomes mais segura. O protocolo Secure Neighbor Discovery (SEND) é capaz de permitir a confirmação criptográfica de que um host é quem ele afirma ser no momento da conexão. Isso torna mais difícil o ARP Poisoning e outros ataques baseados em nomes, como o IP Spoofing.

Qual a principal razão da transição de IPv4 para IPv6?

Se o objetivo dessa transição de IPv4 a IPv6 era evitar algumas das piores falhas do esgotamento do estoque de endereços IPv4, então nós fracassamos. A consequência desse fracasso é que estamos agora trazendo um novo desafio para a Internet.

Quantos bits existem em um endereço IPv4?

32 bits de comprimento (4 bytes). O endereço é composto por uma rede e uma parte do sistema central, que depende da classe do endereço. Estão definidas várias classes de endereços: A, B, C, D ou E, consoante os primeiros bits iniciais. O número total de endereços de IPv4 é 4 294 967 296.

Artigo anterior
Qual bilhete vai ser cancelado?
Artigo seguinte
Quanto ganha um imigrante no Canadá?