Quando devo me preocupar com a minha gravidez?

Perguntado por: Rita Erica de Correia  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (5 avaliações)

Mudança ou ausência de movimentos fetais (o bebê chutando ou virando) por mais de 24 horas após a 20ª semana. Dor de cabeça forte que continua por mais de duas ou três horas. Distúrbios visuais, como embaçamento ou visão dupla. Desmaio ou tonturas (sensação de cabeça leve também pode ser um sintoma normal da gravidez).

Quais os sintomas que não são normais na gravidez?

Sintomas que não devem ser ignorados durante a gravidez
  • Sangramento vaginal. Um pouquinho de sangramento vaginal é normal, principalmente nos primeiros meses da gestação. ...
  • Náusea e vômitos em excesso. ...
  • Febre alta. ...
  • Corrimento e coceira vaginal. ...
  • Dor ou queimação ao urinar. ...
  • Inchaços nas pernas e dores de cabeça. ...
  • Doenças crônicas.

Em qual semana da gravidez é mais perigoso?

“Até 20% das gestações evoluem para aborto antes de 20 semanas, sendo que, destas, 80% são interrompidas até a 12ª semana”, explica o obstetra Fábio Muniz, do Hospital e Maternidade São Cristóvão (SP). Após a 15ª semana, o risco de abortamento cai para 0,6%.

Como eu sei que minha gravidez está indo bem?

Gravidez: entenda os sintomas que são normais e os que não são
  1. A dor nas costas. Estima-se que, devido à forte mudança no eixo da postura, 50% das grávidas tenham dor lombar. ...
  2. A falta de ar. ...
  3. O sangramento. ...
  4. A dor de cabeça. ...
  5. O enjoo. ...
  6. A cólica.

Como saber se a gravidez está a evoluir?

A melhor forma de saber se a gestação está evoluindo de modo normal é mesmo com a realização de uma ultrassonografia obstétrica trans-vaginal onde poderá ser visualizado o embrião com batimentos cardíacos presentes em torno da sétima semana de gestação, ou seja, após um atraso menstrual de 3 semanas, 21 dias.

SANGRAMENTO NA GRAVIDEZ: DEVO ME PREOCUPAR? | PALAVRA DO ESPECIALISTA com Gilberto Mello

38 questões relacionadas encontradas

Como saber se o feto está se desenvolvendo bem na barriga?

Com a chegada do final da gestação, alguns médicos podem solicitar um exame de cardiotocografia fetal, que permite avaliar o bem-estar do bebê dentro do útero e sua reserva de oxigênio, no caso de gestações que o parto esteja atrasado.

Como saber se o feto parou de se desenvolver?

Quais os sinais e sintomas

Os sinais e sintomas mais comuns que podem ser causados por um aborto retido são sangramento e desaparecimento dos sintomas de gravidez como náuseas, vômitos, elevada frequência urinária, ingurgitamento mamário e ausência de aumento do volume uterino.

Como saber se o feto está vivo?

Toda vez que a mulher sangra durante a gravidez é importante fazer um exame de ultrassom. A partir da 20ª semana de gestação, é possível suspeitar que o bebê está morto caso ele deixe de se mexer. É o primeiro sinal importante e, como regra, indica a necessidade de uma ultrassonografia.

Quais são os meses mais perigosos na gravidez?

De um modo geral, o primeiro trimestre de gravidez é considerado o mais crítico da gestação. Segundo especialistas, na maioria das vezes, quando o embrião possui defeitos que são incompatíveis com a vida, ele para de se desenvolver justamente neste período.

O que evitar nos 3 primeiros meses de gravidez?

O que as grávidas devem evitar no primeiro trimestre?
  • Não utilizar qualquer medicamento sem orientação médica;
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou cigarro;
  • Evitar o consumo excessivo de chás e cafeína;
  • Atividades físicas devem ser orientadas por um profissional;
  • Evitar comer alimentos crus, como carne, peixe e ovos;

Porque até os 3 meses de gravidez é perigoso?

A placenta começa a se formar e rapidamente os órgãos do bebê são desenvolvidos. Com tanto acontecimentos em tão pouco tempo, a futura mamãe deve ficar atenta e redobrar os cuidados durante essa fase, que também é a mais crítica para abortos e malformações decorrentes de doenças e deficiências nutricionais maternas.

Como saber se o bebê está em sofrimento?

Os sinais de sofrimento fetal podem ser observados na mãe à medida que há menor fornecimento de oxigênio para o bebê, podendo haver:
  1. Diminuição dos movimentos fetais. ...
  2. Sangramento vaginal. ...
  3. Presença de mecônio na bolsa de água. ...
  4. Cãibras abdominais fortes.

O que pode ser mal estar na gravidez?

Por que acontece? São várias as possíveis causas: – O crescimento de mais vasos sanguíneos no começo da gestação, bem como a pressão do útero em expansão sob os vasos sanguíneos pode provocar o mal-estar. – A respiração também muda durante o período gestacional, sendo a hiperventilação algo mais fácil de acontecer.

Quais são as chances de perder o bebê?

Considera-se aborto toda gestação que termina antes das 20 semanas ou com feto pesando menos de 500g. Ele ocorre em 8 a 20% das gestações diagnosticadas e em 80% dos casos, antes das 12 semanas. Se forem consideradas as perdas antes mesmo do diagnóstico da gestação ou do atraso menstrual, essa taxa pode chegar a 31%.

Quanto tempo dura Mal-estar na gravidez?

Como o enjoo está associado à produção de hCG ele tende a se iniciar com 5 ou 6 semanas, apresentar um pico entre 8 e 10 semanas e, a partir de então, reduzir. Deve desaparecer completamente em cerca de 16 semanas, muito embora costume cessar antes deste período.

O que fazer com mal estar na gravidez?

Mas como evitar enjoo na gravidez?
  1. Evite cheiros e comidas fortes ou que causem náusea. ...
  2. Prefira o consumo de alimentos mais frios e menos temperados. ...
  3. Deixe uma bolacha, lanchinho ou água com sal sempre a mão para ingerir ao acordar. ...
  4. Faça refeições pequenas de 3 em 3 horas. ...
  5. Inclua gengibre na alimentação.

É normal sentir fraqueza e Mal-estar na gravidez?

Sentir-se cansada ou exausta é normal durante a gravidez e é importante cuidar de si mesma e de seu bebê comendo bem e descansando sempre que possível.

Como saber se os movimentos do bebê estão normais?

A partir da 28ª semana, você já consegue ter um padrão de atividades do seu bebê. Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico.

Quando o bebê fica quieto demais na barriga é normal?

Na grande maioria dos casos em que o bebê fica parado, é porque ele está recebendo menos oxigênio do que o necessário. Quando isso acontece, o pouco que ele recebe é direcionado para órgãos mais nobres. Os menos importantes, como a estrutura muscular, se ressentem e por isso a criança se mexe menos.

Quando o bebê mexe muito é normal?

O bebê que mexe muito na barriga é saudável sim! Os médicos afirmam que essa movimentação toda é fruto de uma boa oxigenação e nutrição. Porém, não se assuste se o seu pequeno for mais quietinho, pois essa situação também é completamente normal.

Pode perder o bebê com 3 meses?

Atualmente, é possível fazer um aborto na região dentro das primeiras 24 semanas de gravidez. Em circunstâncias específicas, também é possível fazer um aborto depois desse período - por exemplo, quando a vida da mãe está em risco ou quando a criança nasceria com uma deficiência grave.

Quais os motivos para um bebê nascer antes do tempo?

A ausência dos cuidados de pré-natal é um dos principais. Além deste, o tabagismo, o alcoolismo, o uso de entorpecentes, o estresse exacerbado, as infecções urinárias, o sangramento vaginal, o diabetes, a obesidade, a hipertensão e a gravidez gemelar são causas frequentes para o parto prematuro”, detalha Nese.

O que pode causar má formação do bebê?

Suas principais causas são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.

Pode ter relação nos 3 primeiros meses de gravidez?

O sexo durante a gestação é permitido, desde que não haja contraindicação do médico obstetra, e a mulher se sinta confortável para ter relações sexuais. O contato íntimo não machuca o bebê, que está abrigado dentro do útero.

O que é bom grávida comer nos 3 primeiros meses?

O importante é priorizar o ferro e o ácido fólico nos primeiros três meses, assim como alimentos ricos em carboidratos. Para isso, é possível aumentar a ingestão de arroz, batata cozida, macarrão integral, folhas verde-escuras, castanhas e frutas cítricas.

Artigo anterior
Quem emite certidão de tempo de serviço?
Artigo seguinte
Como alterar o CNAE do MEI gratuito?