Como a radiação pode ser classificada?

Perguntado por: Martim André Jesus de Pinto  |  Última atualização: 31. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (40 avaliações)

As radiações podem ser divididas em dois grandes grupos: as radiações não ionizantes e as ionizantes. Essa classificação leva em conta os efeitos gerados e os níveis de energia de cada tipo.

Como são classificadas as radiações?

Já em relação aos efeitos gerados, as radiações podem ser classificadas como ionizantes ou não ionizantes. Entenda a diferença: Radiação ionizante, em geral, é aquela que tem energia suficiente para provocar ionização em átomos e moléculas, tornando eletricamente carregado o meio físico em que penetra.

Quais são os 3 tipo de radiação?

As radiações Alfa, Beta e Gama possuem diferentes poderes de penetração, isto é, diferentes capacidades para atravessar os materiais. Assim como os raios-X os raios gama são extremamente penetrantes, sendo detido somente por uma parede de concreto ou metal (veja a figura a seguir).

Como são classificadas as radiações de acordo com a natureza?

A radioatividade apresenta-se com duas formas diferentes de radiações: partículas — alfa (α) e beta (β); e ondas eletromagnéticas — raios gama (γ). Partícula e onda são as duas formas em que a energia se apresenta.

O que e e quais são os tipos de radiação?

O que é Radiação

Radiação refere-se à energia emitida por uma fonte que se propaga através do espaço e pode ser absorvida por diferentes materiais. Existem dois tipos principais: radiação ionizante e não ionizante.

CLASSIFICAÇÃO DAS RADIAÇÕES | Radiologando

45 questões relacionadas encontradas

Quais são os 7 tipos de radiação?

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

Quais são os 4 tipos de radiações?

Infravermelho (Produzida em um ferro de passar) Ultravioleta (Produzida pelo sol) Micro-ondas (presente em um aparelho de micro-ondas doméstico) Luz visível (produzida em lâmpadas comuns, por exemplo)

Quais os tipos de radiação exemplos?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Quantos tipos de radiação existe?

Dessa forma, a radiação é uma forma de energia que pode ser usada para realizar exames de imagem. As radiações podem ser classificadas de acordo com a intensidade de energia como dois tipos: ionizante e não ionizante.

Como são classificadas as radiações ionizantes?

Existem quatro modalidades de radiações ionizantes conhecidas como Alfa, Beta,Gama e Raio-x, que podem ser separadas por um campo magnético ou elétrico.

Quais os 3 elementos mais radioativos?

Tório (90Th); Protactínio (91Pa); Urânio (92U).

O que e a radiação natural?

As radiações naturais são as existentes no meio em que vivemos; provêm da Terra e do espaço exterior. Na Terra há minerais que emitem radiações e do espaço exterior nos chegam as radiações provenientes do Sol e das estrelas. Entre as substâncias emissoras de radiações estão o urânio, o tório e o rádio.

Qual o tipo de radiação mais forte?

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer.

Quais são os 3 tipos de ondas eletromagnéticas?

Ondas eletromagnéticas -c - Tipos
  • As ondas de rádio. As ondas de rádio são as que possuem a menor frequência e, consequentemente, os maiores comprimentos de onda, que vão de 10 m a 10 km. ...
  • Microondas. ...
  • A radiação infravermelha. ...
  • A radiação visível. ...
  • A radiação ultravioleta. ...
  • O raio X. ...
  • A radiação gama.

Qual a principal fonte de radiação?

As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano.

O que e a radiação ionizante?

São ondas eletromagnéticas com energia suficiente para alterar a estrutura da matéria viva através da retirada de elétrons dos seus átomos. Esse processo pode levar à morte da célula devido às alterações em seu interior.

O que são as radiações não ionizantes?

Másculo (2008) afirma que as radiações não ionizantes são aquelas que não geram ionizações, pois não possuem energia adequada para emissão de elétrons, átomos ou de moléculas. Ainda, classifica-as em sônicas e eletromagnéticas.

Quais são as radiações não ionizantes?

Eletrodomésticos, fontes naturais (raios e trovões). Ondas de TV, circuitos eletrônicos, bandas de AM e FM. Ondas eletromagnéticas que são visíveis ao olho humano de uma pessoa sem deficiência visual. Calor decorrente de movimentação atômica e molecular.

Quais são os dois tipos de radiação?

As radiações podem ser divididas em dois grandes grupos: as radiações não ionizantes e as ionizantes.

O que e uma radiação característica?

A radiação característica ocorre quando o elétron em movimento choca-se com um elétron da camada interna do átomo do alvo de tungstênio e o desloca (caso a energia que ele adquiriu ao deslocar-se do cátodo para o ânodo seja maior que a energia de ligação da camada eletrônica), com isso a camada de energia que este ...

Quais são os tipos de radiação solar?

A radiação solar é composta pelo infravermelho, espectro visível e ultravioleta. Esta última faixa é constituída de 3 faixas de comprimento de onda: UVC, UVB e UVA, sendo que a faixa de radiação ultravioleta que se propaga no ar tem comprimento de onda entre 200 e 400nm.

E um exemplo de radiação ionizante?

Radiação ionizante é toda forma de radiação que carrega energia suficiente para arrancar os elétrons dos átomos. Ela pode ser produzida de forma natural ou artificial, bem como pode ter natureza eletromagnética ou corpuscular, ou seja, ser formada por partículas como elétrons, núcleos atômicos etc.

Qual e o tipo de onda do Wi-fi?

O sinal WiFi é uma onda eletromagnética que está sujeita à interferências e enfraquecimento de sinal ao longo do caminho percorrido, por isso é importante posicionar bem seu roteador.

Que tipo de radiação e prejudicial ao ser humano?

A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.

Artigo anterior
Quantos seguidores precisa para ser verificado?
Artigo seguinte
Qual o faturamento máximo anual de uma me EPP e MEI?