Que sinal pode substituir o travessão?
Perguntado por: Matias Nogueira | Última atualização: 30. April 2022Pontuação: 4.6/5 (71 avaliações)
O Travessão (—) é um sinal de pontuação usado especialmente no início de cada fala no discurso direto. Há, porém outras formas de utilização, em que ele substitui parênteses, vírgulas ou parênteses.
Quando substituir travessão por dois-pontos?
Nas orações e expressões intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula, os parênteses, os colchetes ou os dois-pontos, separando-as da oração principal: Um grupo de turistas estrangeiros — muito ruidosos — invadiu o saguão do hotel no qual estávamos hospedados.
Quando pode substituir vírgula por travessão?
Travessão nas orações intercaladas
Nas orações intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula ou os parênteses, separando-as da oração principal. Há quem o faça — mas não o aconselha — por isso não o farei. Eles dizem — embora ninguém acredite — que são de confiança.
Quando posso usar travessão?
O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (–) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou enfatizar trechos intercalados de textos, substituindo o papel da vírgula.
Como usar o travessão no diálogo?
O travessão serve para indicar a abertura do diálogo, aparecendo obrigatoriamente no início da fala. Ele pode ser repetido no meio da sentença para a inserção de alguma informação que apareça intercalada, mas não é usado no fim do que é dito: — Não quero, mas preciso ir — Joana lamentava-se.
Sinais de pontuação _ como usar travessão _ #FiqueEmCasa e estude #Comigo _ Aula 9
Qual é a função do travessão duplo?
O que é o duplo travessão? O duplo travessão ocorre em duas situações: Separar fala de personagem de trechos da narrativa.
Para que serve o travessão duplo?
O duplo travessão ocorre em duas situações: Quando há fala de personagem e do narrador na mesma frase: Nesse caso, usa-se o um travessão para iniciar a fala da personagem e outro para indicar que a fala se encerrou e que o narrador começará a se manifestar.
Pode colocar ponto final depois de travessão?
Note que nos exemplos acima, os verbos após o segundo travessão vêm em letra minúscula e o ponto final só aparece após o trecho da narração indicado pelo nome do personagem. Isso acontece, porque o diálogo e o trecho da narração são partes da mesma sentença.
O que usar depois do travessão?
Por outras palavras, se a frase tivesse a forma «em se tratando de crime, não devemos ser lenientes», sem a oração entre travessões, seria obrigatória a vírgula; sendo assim, mantém-se a obrigatoriedade deste sinal, mesmo depois do segundo travessão que fecha uma sequência.
Tem espaço depois do travessão?
Em português, dever-se-á sempre deixar espaço depois do travessão (ou do travessão duplo). No caso de este se encontrar no interior de um enunciado, dever-se-á deixar sempre um espaço antes e outro depois.
Pode usar vírgula depois de travessão?
Usa-se travessão com vírgula? Só num caso. Se o segundo travessão coincidir com a vírgula: ... No caso em que aparecem duas vírgulas em vez de dois travessões, o casamento não tem vez.
Para que serve o sinal de dois pontos?
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.
Como usar os dois pontos?
- do discurso direto;
- de uma enumeração;
- de uma citação;
- de uma explicação, resumo, esclarecimento, causa ou consequência;
- de informações importantes como observações, notas e exemplos;
- de orações apositivas;
- do vocativo inicial de comunicações.
Para que serve (:)?
Os dois pontos ( : )representam um sinal gráfico que faz parte dos sinais de pontuação. Na produção de textos, eles marcam uma breve pausa no discurso.
Como por exemplo tem dois pontos?
4) Introduzir uma explicação, um resumo ou consequência do que acabou de ser dito: Em geral, nessa situação, os dois-pontos são empregados após as expressões “por exemplo”, “isto é”, “como”, “tais como”, “ou seja”, etc.
Qual a forma correta !? Ou ?!?
será "?!" ou "!?" Quando há exclamação e interrogação ao mesmo tempo, é mais usual escrever o ponto de exclamação antes do de interrogação (!?).
Quais sejam quando usar?
A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".
Como usar o travessão em uma redação?
- Substituir os dois-pontos;
- Destacar termos;
- Isolar frases, aposto extenso e frase, substituindo a vírgula ou os parênteses;
- Iniciar um diálogo (contudo, lembre-se que o gênero do Enem é dissertativo-argumentativo!).
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Como colocar a fala de uma pessoa em um texto?
A forma mais tradicional de se escrever diálogos em língua portuguesa é o travessão (–). No entanto, não existe uma regra. Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério.
Como citar um pensamento?
Para usar citações diretas, você precisa escrever as palavras do autor exatamente da maneira como elas foram ditas ou escritas, além de utilizar as aspas (“”) antes e depois da citação.
O que significa a aspas?
As aspas (“ ”) representam um recurso gráfico empregado aos pares na produção de textos sendo que uma serve para abrir e outra para fechar o discurso. Trata-se, portanto, de um sinal de pontuação utilizado na produção textual para enfatizar palavras ou expressões, além de indicar citações de algum texto.
Como fazer um diálogo exemplos?
- Diálogo é aquele momento em que você se despe da função de narrador, e entrega a responsabilidade para a personagem. ...
- Ouça as Pessoas. ...
- Corte o Irrelevante. ...
- Use Somente Diálogos Indispensáveis. ...
- Use Diálogos Com Falas Curtas. ...
- Insira Descrições Entre as Falas.
Por que exemplos?
“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Qual é a diferença de porque é por quê?
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Quais são os números de sutiã?
Qual melhor nota do Enem 2021?