O que significa feriado ou ponto facultativo?
Perguntado por: Leonardo Fernando Faria | Última atualização: 17. Mai 2025Pontuação: 5/5 (38 avaliações)
O ponto facultativo é aquele em que o empregador pode decidir se dará ou não o dia de folga aos seus colaboradores. Já o feriado é uma data decretada e oficializada nos calendários nacionais, estaduais e municipais, tornando obrigatória a dispensa de serviço nestes dias.
Qual é a diferença entre feriado e ponto facultativo?
O ponto facultativo é um termo amplamente utilizado no contexto da legislação trabalhista do Brasil. São datas importantes, normalmente vinculadas a comemorações ou fatos históricos, mas que não são feriados obrigatórios e em que a empresa ou órgão público tem a opção de conceder folga (ou não) aos seus colaboradores.
O que é um feriado facultativo?
Geralmente, são datas comemorativas ou importantes para a história, mas que não fazem parte do calendário de feriados oficiais. Por isso, são decretadas como ponto facultativo, o que significa que nesses dias pode-se optar por ter ou não expediente de trabalho.
Porque o carnaval não é feriado?
Em Brasília, o GDF definiu que os dias de folia são ponto facultativo. O carnaval não é feriado nacional. A Lei nº 9.093/95, que regulamenta o tema, permite que cada estado, o Distrito Federal e os municípios brasileiros definam por critérios próprios se o carnaval é feriado ou ponto facultativo.
O que é ser facultativo?
6 - As aulas facultativas "constituem extensão da carga horária do professor e serão pagas no nível do cargo como adicionais de remuneração, não incorporada esta aos proventos e não tendo direito à contagem de tempo de serviço".
Ponto facultativo x feriado: Entenda a diferença (#MED12)
Quem trabalha no dia de ponto facultativo?
Isso porque o ponto facultativo é considerado um dia normal de trabalho, com remuneração regular. Ou seja, se o funcionário trabalhar nesse dia, ele deve receber o salário integral, sem descontos. Então, quando uma empresa decide conceder folga no ponto facultativo, ela pode descontar banco de horas.
Sou obrigado a trabalhar no Ponto facultativo?
Ponto facultativo visto pela lei
A primeira diferença entre o ponto facultativo e um feriado é a concessão da folga não ser obrigatória. Assim, o empregador não precisa pagar o dia de trabalho em dobro.
Sou obrigado a trabalhar no feriado de Carnaval?
O ponto facultativo no carnaval é publicado de acordo com o Diário Oficial, seja ele federal, estadual ou municipal. Dessa forma, o dia irá variar de acordo com o governo de cada região e as empresas poderão escolher se suspenderão suas atividades de acordo com a sua localidade.
Quem trabalha no Carnaval recebe como feriado?
“Mas, caso a empresa esteja sediada onde é feriado e não possa renunciar a jornada de trabalho, a remuneração será em dobro. Onde o Carnaval é ponto facultativo e houver a opção pelo trabalho, ele será remunerado em dobro caso a compensação não ocorra na mesma semana”, lembra a advogada.
Quais dias de Carnaval são realmente feriado?
Apesar da surpresa que essa constatação pode causar, é importante esclarecer que, conforme a legislação brasileira, o Carnaval não é um feriado nacional. As celebrações dos três dias — segunda, terça e quarta-feira de cinzas — são, na verdade, designadas como pontos facultativos.
O que é ponto facultativo no Carnaval?
Para a maior parte do país, o carnaval é um dia útil. Entretanto, é decretado ponto facultativo, quando cabe às empresas decidirem se haverá expediente ou não. E, dada a tradição das festas carnavalescas no Brasil, é comum que a opção seja por interrupção dos serviços não essenciais.
O que diz a lei sobre ponto facultativo?
Art. 3º Os chamados “pontos facultativos”, que os Estados, Distrito Federal ou os Municípios decretarem, não suspenderão as horas normais do ensino, nem prejudicarão os atos da vida forense, dos tabeliães e dos cartórios de registro. Art.
O que é ponto facultativo Carnaval?
O ponto facultativo nada mais é do que um dia em que a empresa pode escolher se suspenderá suas atividades ou não. Ele funciona a partir de um decreto publicado no Diário Oficial a nível federal, estadual ou municipal.
O que diz a CLT sobre o feriado de carnaval?
A empresa pode conceder folgas aos trabalhadores, sem a necessidade de compensação da jornada, devido à prática dos costumes locais. Não sendo feriado, pode haver expediente normal, diz o especialista Leandro Bocchi, advogado e professor especializado em Direito Material e Processual do Trabalho.
Pode trabalhar na quarta de cinzas?
A Quarta-feira de Cinzas não é um feriado nacional. Assim como o carnaval, o dia de encerramento da folia não está incluso no Calendário Oficial da União (Lei nº 662/49). Portanto, os trabalhadores que desejam prolongar a folga por mais um dia deverão ficar atentos às especificidades de sua região e/ou empregador.
Pode trabalhar em ponto facultativo?
Ao ser confirmado o ponto facultativo, no setor privado, os funcionários podem escolher se desejam trabalhar ou tirar o dia de folga, sempre seguindo as políticas da empresa e o que foi acordado com o empregador.
Quem trabalha no feriado de Carnaval ganha 100%?
Desta forma – e por acordo prévio – o trabalhador fica sujeito a ter de cumprir jornada mesmo sendo feriado. No entanto, a remuneração é paga em dobro. Ou seja, caso tenha de trabalhar no dia de repouso, o trabalhador deverá ganhar horas extras ou ter uma folga futuramente.
É obrigado a trabalhar no feriado?
Portanto, a obrigatoriedade de trabalhar em feriados varia de acordo com diversos fatores, incluindo a natureza do trabalho, as necessidades da empresa e as disposições contratuais e legais aplicáveis a cada caso específico.
Pode descontar os dias de Carnaval?
Carnaval não é feriado nacional, e seu salário pode ser descontado.
Quem trabalha no Carnaval tem direito a hora extra?
Como não é feriado, o carnaval é um dia normal de trabalho e não gera pagamento de hora extra nem obrigação de concessão de folga compensatória.
É feriado na quarta de cinzas?
A Quarta-feira de Cinzas é a data que marca o fim do carnaval. Na tradição cristã, também representa o início da Quaresma, período de 40 dias antes da celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. No entanto, apesar de sua importância simbólica, o dia não é considerado um feriado nacional.
É feriado na terça de Carnaval?
A terça-feira de carnaval é feriado em todo o Estado do Rio de Janeiro, em razão da Lei 5243/2008. Por isso, o empregado tem direito a folga neste dia. Por tradição, não se costuma trabalhar na segunda-feira de carnaval, mas não há previsão em lei sobre isso.
Quais são os feriados que não pode trabalhar?
- 01 de janeiro: Confraternização Universal.
- 21 de abril: Tiradentes.
- 01 de maio: Dia do Trabalho.
- 07 de setembro: Independência.
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida.
- 02 de novembro: Finados.
- 15 de novembro: Proclamação da República.
- 25 de dezembro: Natal.
Porque Quarta-Feira de Cinzas é feriado até meio dia?
Quarta de Cinzas é feriado? Tradicionalmente as atividades são retomadas após o meio-dia. A Quarta-Feira de Cinzas, data que marca o fim do Carnaval, não está incluído no Calendário Oficial da União, não sendo, portanto, considerado feriado nacional.
Quem trabalha no ponto facultativo tem direito a folga?
O ponto facultativo é um dia em que o trabalho é opcional, ficando a critério da administração ou do empregador decidir se deseja conceder folga aos seus funcionários ou não. Em um feriado, os trabalhadores têm direito a um dia de folga, sem a obrigação de comparecer ao trabalho.
Qual é a terça parte do número 144?
Para que é indicado Ivomec Gold?