O quê ou quê?

Perguntado por: Daniel Manuel de Domingues  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (62 avaliações)

Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.

Quando se acentua o quê?

O “que” é escrito com acento para apontá-lo como monossílabo tônico. ... Utiliza acento circunflexo quando um substantivo masculino antecede “que”. Geralmente significa “algo”, “alguma coisa”.

Está esperando o quê ou o quê?

A palavra “que” sempre tem que ser acentuada quando for um pronome interrogativo em final de frases, como é o caso desta frase. Então a frase correta é: Está esperando o quê? ... Além deste caso, o “que” também leva o acento circunflexo quando for substantivo, ou seja, quando tiver sentido de alguma coisa.

Qual a diferença entre quem é o quê?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Que ou qual diferença?

Também encontrei num desses sítios a seguinte regra: quando uma preposição antecede o pronome relativo, caso [a preposição] possua uma sílaba usa-se que ou quem, caso possua duas ou mais sílabas usa-se qual.

Que ou quê? Quando acentuar o "que"

28 questões relacionadas encontradas

O quê ou o quer?

As duas formas são corretas. A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono. Monossílabo tônico: Você quer o quê? Monossílabo átono: O que você quer?

Como usar o oque é o quê?

Como utilizar corretamente: o que, oque e o quê ?
  1. 1- "O que" é um pronome interrogativo, utilizado no início ou meio da pergunta.
  2. 2- "Oque" não existe.
  3. 3- "O quê" é pronome interrogativo, contudo, utilizado no final da pergunta.

Quando usar o que é o de que?

Exemplos de adjetivos com regência da preposição de:
  • Certo: Os professores estão certos de que estudar assim tanto é contraproducente.
  • Desconfiado: Estou desconfiado de que essa história não é verdadeira.
  • Acusado: As infâmias de que fui acusado são ultrajantes!
  • Carente: Você sabe do que estou carente?

Está esperando ou estar esperando?

As duas formas existem e estão corretas. A dúvida reside em quando se deve utilizar está e quando se deve utilizar estar. Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ... Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

Qual a função do que?

Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Quando usar o acento circunflexo no quê?

O acento circunflexo é representado graficamente pelo "chapeuzinho" [^]. Esse acento é empregado sobre as vogais a / e / o, mostrado que trata-se de uma sílaba tônica e que a vogal deve ser falada de forma fechada, como em: essência e nômade.

Vai estar é errado?

A resposta certa é: depende. “Na frase 'Domingo, às 16h, o Corinthians vai jogar contra o Paulista', se eu disser que 'O São Paulo vai estar jogando contra o Palmeiras no mesmo horário', está perfeito. O verbo 'ir', junto com o verbo 'estar', dá uma idéia de futuro.

Qual o correto de ou de?

Significado de Dê

substantivo Ação imperativa do verbo dar; ato de oferecer ou de pedir: não me dê motivos para te demitir; dê dinheiro ao menino! Não confundir com: de. Etimologia (origem da palavra dê). Forma Der. de dar.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Por que é por quê?

Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por'' com um pronome relativo. ... Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”.

Qual a classificação da palavra quer?

A palavra quer possui uma classificação gramatical sendo classificada dentro do verbo querer na 2ª pessoa do singular do Modo Imperativo Afirmativo, mas também 3ª pessoa do singular do Modo Presente do Indicativo. ... Além disso, dita palavra refere-se a tudo aquilo que se deseja, almeja.

Quando empregar o DA é o de?

De é uma preposição. Do é a contração da preposição de com o artigo definido o (de + o = do). Da é a contração da preposição de com o artigo definido a (de + a = da).
...
Exemplos com de
  1. Eu gosto de você.
  2. Ela toma conta de mim.
  3. Eu me esqueci de tudo.

Qual o correto me dá ou me de?

Dá indica a 2. ª pessoa do singular: dá tu. Dê indica a 3. ª pessoa do singular: dê você.

Como se escreve a palavra de?

Significado de Der

Der vem do verbo dar. O mesmo que: oferecer, trocar, transferir, vender, pagar, recompensar, gerar, promover, comunicar.

É correto falar vamos estar?

Há contextos em que a construção ir + estar + gerúndio é perfeitamente correta. Isso ocorre quando enunciamos uma ação a ser praticada no futuro e que deverá ocorrer simultaneamente a outra ação, também futura, é claro. Por exemplo: Amanhã, quando você estiver fazendo a prova, eu vou estar viajando para Recife.

Qual o correto vai estar Ou estará?

Dica de ouro. Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

Vai estar e gerundismo?

O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.

Quantas funções tem o quê?

O “que” pode fazer a vez de substantivo, pronome adjetivo, pronome interrogativo, pronome relativo, preposição, advérbio de modo e de intensidade, partícula expletiva e interativa, interjeição, conjunção coordenativa e subordinada. Veja abaixo exemplos de cada uma de suas funções.

O que substitui o pronome que?

Sinônimo de que
  1. Como pronome interrogativo: 1 qual. ...
  2. Como pronome relativo: 2 o qual, a qual, os quais, as quais. ...
  3. Como pronome relativo: 3 o que, aquilo que, tudo o que. ...
  4. Como advérbio: 4 quão, quanto, como, a que ponto. ...
  5. Como preposição: 5 de. ...
  6. Como preposição: ...
  7. Como conjunção causal: ...
  8. Como conjunção comparativa:

Pode começar frase com que?

PRONOME INTERROGATIVO

Considera-se nesse caso, também como pronome indefinido. É encontrado o início frases interrogativas. Exemplo: Que aconteceu com o aniversariante?

Artigo anterior
Quando não contrair a preposição?
Artigo seguinte
Qual o principal objetivo do Just in Time quais os seus 3 elementos?