O que significa contagem de colônias?

Perguntado por: Martinho Alexandre Lima de Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (26 avaliações)

Exame de urina que identifica a presença de bactérias. Como os rins e a bexiga são locais estéreis, ou seja, sem micróbios presentes, a identificação de uma bactéria na urina costuma ser um forte indicador de uma infecção urinária.

O que significa contagem de colônias superior a 100.000 ufc mL?

Amostras com crescimento de microrganismos cuja contagem de colônias foi igual ou superior a 100.000 UFC/mL foram consideradas positivas.

O que significa contagem de colônias inferior a 100.000 ufc mL?

O resultado do exame de urocultura pode ser: Negativo ou normal: quando não se observa crescimento de colônias de bactérias na urina em valores preocupantes; Positivo: quando é possível identificar mais que 100.000 colônias de bactérias, sendo também indicado qual a bactéria identificada no exame.

Para que serve a contagem de colônias?

O contador de colônias é destinado para contagem digital de colônias de bactérias, fungos e leveduras, nas áreas de microbiologia, indústria de alimentos, indústria farmacêutica, análise de água, controle de poluição, etc.

Como saber se o exame de urina está normal?

Os valores de referência do exame de urina tipo 1 devem ser:
  1. pH: 5,5 e 7,5;
  2. Densidade: de 1,005 a 1,030.
  3. Características: Ausência de glicose, proteínas, cetonas, bilirrubina, urobilinogênio, sangue e nitrito, alguns (poucos) leucócitos e raras células epiteliais.

Contagem de colônias em placas.

33 questões relacionadas encontradas

Como contar colônias de bactérias?

As colônias deverão ser contadas com o auxílio de contador de colônias equipado com placa de vidro ou acrílico, com diâmetro compatível com o das placas utilizadas, dividido milimetricamente em quadrantes com 1 cm2 de área e com iluminação artificial uniforme.

Como contar Unidades Formadoras de Colônias?

Multiplique o grau da diluição pela quantidade que você pôs na placa. Se nesse exemplo você colocou 0,1 ml da sua diluição 1/100 no ágar, você deve multiplicar 0,1 x 1/100 para um resultado de 1/1000 ou 0,001.

Como se realiza a contagem de colônias bacterianas em placa de Petri?

Para efetuar a contagem total de bactérias numa determinada suspensão de amostra faz-se diluições decimais seriadas do espécime e inocula-se, usualmente, em Profundidade ou Incoporação (Pour-Plate) ou pelo método de espalhamento em placa com alça de Drigalsky, em meios de cultura apropriados.

Qual exame de urina que detecta infecção?

Urocultura ou cultura de urina

Geralmente, a urinocultura ou cultura de urina é solicitada pelo médico para confirmar a suspeita de uma infecção provocada por bactérias.

Como saber se está com infecção urinária?

Como saber se estou com infecção urinária?
  1. Ardência ao urinar.
  2. Vontade constante de urinar.
  3. Urina com cor escura.
  4. Sangue na urina.
  5. Urina com cheiro muito forte.
  6. Dor pélvica (região abaixo do abdome)
  7. Aumento da frequência de micções.
  8. Incontinência urinária (perda involuntária da urina)

O que significa pH 6-0 no exame de urina?

pH. A urina é naturalmente ácida, já que o rim é o principal meio de eliminação dos ácidos do organismo. Enquanto o pH do sangue costuma estar em torno de 7,4, o pH da urina varia entre 5,5 e 7,0, ou seja, bem mais ácida. Valores de pH maiores ou igual 7 podem indicar a presença de bactérias que alcalinizam a urina.

Para que serve o exame cultura urina com contagem de colônias?

Exame de urina que identifica a presença de bactérias. Como os rins e a bexiga são locais estéreis, ou seja, sem micróbios presentes, a identificação de uma bactéria na urina costuma ser um forte indicador de uma infecção urinária.

Qual a importância de quantificar a população?

Os Censos mostram a evolução da população de um país e a estrutura etária dessa população; o nível de educação, saúde, emprego e renda; deficiência visual, auditiva e locomotora; condições de habitação e acesso a serviços públicos de saneamento, água potável, energia elétrica, telefonia e internet.

Qual a importância da coloração de Gram?

A Técnica da Coloração de gram é uma importante ferramenta laboratorial dentro da Microbiologia, auxiliando o laboratório no diagnóstico. A partir de características bioquímicas das bactérias as mesmas podem ser classificadas como gram positiva ou gram negativas, corando-se de roxo ou rosa respectivamente.

O que significa a sigla UFC mL?

O resultado é dado em número de bactérias ou unidades formadoras de colônias (ufc) por mililitro de leite (mL) e permite avaliar o padrão de higiene da produção e estocagem do leite na fazenda e garantir o processamento e obtenção de produtos de alta qualidade.

Quando a infecção urinária é grave?

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

Qual o valor da infecção urinária?

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

Quantos de leucócitos é considerado infecção urinária?

Os valores normais de leucócitos no exame de urina devem estar abaixo de 10.000/ml. Acima desse valor é considerado leucocitúria (nível de leucócitos alto na urina). Se a leucocito-esterase e o nitrito estiverem positivos, é provável que seja infecção urinária.

Qual o limite de leucócitos na urina?

A presença de leucócitos na urina é normal quando é verificada a presença de até 5 leucócitos por campo analisado ou 10000 leucócitos por mL de urina.

O que quer dizer flora aumentada no exame de urina?

A flora bacteriana aumentada no exame de urina é normalmente consequência de situações que alteram a imunidade, como estresse ou ansiedade, ou ser devido à erros durante a coleta, o que não é motivo de preocupação, sendo apenas recomendado pelo médico a repetição do exame.

Como calcular tempo de geração bacteriano?

O tempo de duplicação ou geração, g, pode ser calculado como t/n, onde t é o tempo de duração (horas ou minutos) do crescimento exponencial e n o número de gerações ocorridas durante essa fase do crescimento exponencial.

Qual diluição seria adequada para se fazer a contagem de células colônias?

O ideal é obter diluições na faixa de 30 a 300 colônias por placa. Valores inferiores ou superiores a esses podem ser estatisticamente incorretos ou causar interferência entre as células e colônias durante o crescimento.

Como quantificar bactérias?

Dos diversos métodos empregados para se avaliar o número de bactérias do solo, o mais utilizado baseia-se na contagem de colônias em placas de Petri, no qual se verifica uma significativa variação das condições utilizadas, basicamente o meio de cultura, a diluição do inóculo, a temperatura e o tempo de incubação.

Como é realizada a contagem de Mo em UFC?

Para determinar o número de microrganismos na amostra original são selecionadas placas com o número de colônias entre 25 e 250. Menos de 25 colônias o resultado não é confiável, uma vez que contaminantes podem causar ao menos 4% de erro.

Qual a faixa de UFC que se deve fazer a contagem?

Os manuais de análises e as legislações específicas para microbiologia de alimentos estipulam limite máximo e mínimo de contagem. Normalmente, o limite é entre 25 e 250 UFC, porém alguns outros limites podem ser utilizados para algumas análises como, 15 - 150 ou 30 – 300 UFC/placa.

Artigo anterior
Quem tem 140 de QI?
Artigo seguinte
Qual é o exemplo de país?