Qual é a diferença entre consumo e consumismo?

Perguntado por: César Alexandre Sousa Nascimento  |  Última atualização: 30. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)

Diferente do consumo, o consumismo não é utilizado para sanar necessidades essenciais ou garantir conforto e qualidade. A diferença entre eles é basicamente: consumo = necessidade ou compras planejadas; consumismo = desejo ou compras feitas de forma desenfreada.

Qual é a diferença entre consumo e o consumismo?

Diferença entre consumo e consumismo

No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. Já quando se trata de consumismo, essa relação está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo.

Qual é a diferença entre consumo e consumismo Brainly?

A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário. Já o consumismo, na definição da palavra, se caracteriza pelos gastos excessivos em produtos supérfluos. A necessidade de consumo pode vir a tornar-se uma compulsão, uma patologia comportamental.

Qual é a diferença de consumo?

O consumo é o ato de se apropriar de algo, tendo como fundamento uma necessidade. Já o consumismo tem como base o acúmulo de produtos, sobretudo artigos supérfluos, aquilo que é desnecessário ou dispensável. O consumo, em geral, está relacionado como a sobrevivência e a subsistência.

O que é consumismo de exemplo?

Uma pessoa pode ser considerada consumista quando dá preferência ao shopping a qualquer outro tipo de passeio, faz compras até que todo o limite de crédito que possui exceda, deixa de usar objetos comprados há algum tempo, não consegue sair do shopping sem comprar algo, se sente mal quando alguém usa um objeto mais ...

A diferença entre consumo e consumismo

45 questões relacionadas encontradas

Quais exemplos de consumo?

Quais exemplos de consumo? Há como citar como exemplo de atos de consumo quando uma pessoa compra uma roupa nova, faz a contratação de um serviço de telefonia, também quando ingere um alimento ou quando faz ligações, tudo isso se trata de consumo.

Quais são os 4 tipos de consumo?

Quais são os quatro tipos de consumo?
  • Consumo essencial e supérfluo.
  • Consumo individual e coletivo.
  • Consumo privado e público.
  • Consumo final e intermédio.
  • Consumo sustentável.

Qual o objetivo do consumismo?

O consumismo é a ação de comprar excessivamente e sem necessidade, sendo motivada por impulso ou desejo de comprar. Esse é considerado um comportamento destrutivo que impacta em diversos aspectos da vida cotidiana.

Quais são as consequências do consumismo na vida das pessoas?

A pessoa com comportamento consumista costuma ter muitos problemas financeiros. Em determinado momento ela começa a gastar mais do que ganha e transforma a vida financeira em um caos. Nesse caso, é impossível economizar, guardar dinheiro e alcançar objetivos que não sejam comprar.

O que motiva as pessoas a consumirem?

Hoje, o consumismo está presente em razão, dentre outros, da necessidade de participação de um grupo, de aceitação. A compra de bens supérfluos está ligada também, por exemplo, a aspectos de ansiedade. Muita gente, diante da ansiedade, pratica um ato de consumo.

Quando o consumismo é considerado doentio?

Para que seja considerado doentio, o consumismo precisa representar uma parcela significativa da vida e dos pensamentos da pessoa, de forma que sua saúde emocional, social e financeira estejam abaladas.

O que é um direito do consumidor?

Direito do consumidor é o ramo do direito que atende às relações de consumo, ou seja, aquelas travadas entre fornecedores (quem disponibiliza produtos ou serviços ao mercado) e consumidores (quem consome produtos ou serviços como destinatário final). É amparado pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

O que é obsolescência programada de produtos?

Obsolescência Programada, também chamada de obsolescência planejada, é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a ...

Qual é o conceito de sociedade de consumo?

Entende-se por sociedade de consumo a era contemporânea do capitalismo em que o crescimento econômico e a geração de lucro e riqueza encontram-se predominantemente pautados no crescimento da atividade comercial e, consequentemente, do consumo.

Porque o consumismo é um problema?

Porque o consumismo é prejudicial? O consumismo também causa consequências à sociedade, já que contribui para o processo de degradação das relações sociais. Muitas vezes excluímos pessoas e as julgamos pelo simples fato de ela não possuir tal objeto ou não estar com “roupas da moda”.

Por que o consumismo é um problema?

O consumo desenfreado pode acarretar no comprometimento financeiro familiar por meio de uma quantidade excessiva de dívidas, contraídas por meio da compra de produtos desnecessários e supérfluos.

Quem o consumismo atinge?

Quem o consumismo atinge? Com nome esquisito, a oneomania – mais conhecida como consumo compulsivo – atinge entre 2% e 8% das pessoas no mundo, com muito ou pouco dinheiro, que escondem as sacolas e sofrem com as compras. A doença atinge principalmente as mulheres: a proporção é de quatro mulheres para cada homem.

Qual o maior problema do consumismo?

Qual é o maior problema do consumismo? O consumismo exagerado leva a outro grande problema praticamente universal: a destinação dos resíduos sólidos. Não apenas o Brasil sofre com a destinação dos resíduos, outros países subdesenvolvidos, e até mesmo desenvolvidos, também se deparam a situação.

Quem é o pai do consumismo?

Quem é o pai do consumismo? Seu nome, Edward Bernays, pouca gente conhece. Mas há quem diga que as consequências de seu trabalho definiram mais a sociedade do século 20 do que seu famosíssimo tio.

Quais os 3 elementos da relação de consumo?

As relações de consumo são aquelas nas quais há, obrigatoriamente, a presença de três elementos: o consumidor, o fornecedor e um produto ou serviço. Se algum dos integrantes não estiver na situação, não é caracterizado um tipo de relação de consumo.

Como o consumo se torna consumismo?

Por sua vez, o consumismo se baseia no acúmulo de produtos, especialmente itens supérfluos que são dispensáveis. Dessa forma, o consumo assume um papel relevante para a sobrevivência e subsistência, como alimentação, por exemplo. O homem precisa consumir alimentos para se manter vivo.

Quais tipos de consumo consciente?

Praticar o consumo consciente envolve aproveitar toda vida útil de um produto, fazer consertos (quando for vantajoso), doar ao invés de jogar no lixo e descartar corretamente cada item. Assim, você pode contribuir para o controle da geração de lixo, principalmente, dos que poluem o meio ambiente.

Artigo anterior
Quando sua prima tem um filho o que ele é seu?
Artigo seguinte
Por que os animais comem os filhotes?