O que é contenção química na enfermagem?

Perguntado por: Guilherme Barros  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (54 avaliações)

Contenção química' constitui-se no uso de medicamentos para auxiliar no controle de sintomas associados a uma condição psicológica ou psiquiátrica subjacente. Esta abordagem deve ser baseada em princípios da Lei de Saúde Mental (em Portugal) ou na Lei 10.216 de 06 de Abril de 2001 (no Brasil).

O que significa contenção química?

INTRODUÇÃO: A contenção química consiste no uso de fármacos para pacientes que estejam apresentando agitação psicomotora e que somente a contenção mecânica não é suficiente.

Como é feita a contenção química?

Contenção química refere-se ao estado induzido por medicamento, que produz modificação favorável do comportamento por sedação, analgesia, ou relaxamento muscular. Não existem atualmente medicamentos de contenção química que possam produzir o grau ideal de cada uma destas propriedades em todos os animais.

O que é contenção química e mecânica?

A contenção física se caracteriza pela imobilização do paciente por várias pessoas da equipe que o seguram firmemente no solo. Já a contenção mecânica se caracteriza pelo uso de faixas de couro ou tecido, em quatro ou cinco pontos, que fixam o paciente ao leito.

O que é contenção na enfermagem?

É a limitação da movimentação física do paciente no leito mediante aplicação de medidas de contenção mecânica. Deve ser uma conduta excepcional e cercada de todos os cuidados para que a ação sobre o paciente seja a menos lesiva possível.

Saúde Mental - aula A 2º parte - Contenção - 2020

31 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de contenção na enfermagem?

TIPOS DE CONTENÇÃO
  • Contenção Física (manual)
  • Contenção Química (medicamento)
  • Contenção Mecânica (faixas, camisa de força)
  • Escolta.
  • Isolamento.

Como fazer a contenção de um paciente?

Todos deverão estar posicionados do lado direito, manter as pernas afastadas para garantir o equilíbrio físico e o braço direito esticado e encostado no paciente. Se houver indicação de contenção física, o grupo de Ajuda acompanha o paciente cercado até o leito, quando se tratar de Grupo de Ajuda seguido de contenção.

Quando usar a contenção mecânica?

2º A contenção mecânica de paciente será empregada quando for o único meio disponível para prevenir dano imediato ou iminente ao paciente ou aos demais. Parágrafo único. Em nenhum caso, a contenção mecânica de paciente será prolongada além do período estritamente necessário para o fim previsto no caput deste artigo.

Quais são os tipos de contenções?

Os tipos de contenções utilizadas atualmente são:
  • · Solo grampeado.
  • · Terra armada.
  • · Muros de arrimo por gravidade.
  • · Muros de arrimo por flexão.
  • · Gabiões.
  • · Cortina atirantada.
  • · Crib-walls.
  • · Aterro reforçado.

Quem prescreve contenção mecânica?

Nela, fica claro que cabe ao Enfermeiro avaliar as condições do paciente e prescrever a contenção mecânica necessária, aplicando o Processo de Enfermagem, previsto na Resolução COFEN n° 358/2009 (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 2009, 2012).

Qual o material utilizado na contenção física?

É bastante comum que a contenção seja feita com faixas de algodão, cujo material leve e macio não apresenta desconfortos além de proteger os membros em caso de tentativa de escape, apesar disso essas faixas são bastante fortes e resistentes. Alguns tipos de gaze e tecidos também são bastante utilizados.

Quais são os tipos de contenção Ortodontica?

Existem dois principais tipos de contenção, sendo o móvel e o fixo. Cada uma é indicada para uma necessidade diferente, e neste artigo falaremos sobre ambas. Continue lendo para entender por que é preciso cumprir rigorosamente essa última etapa e quais são as consequências de não fazer a contenção corretamente.

Quais medicamentos podem ser utilizados para contenção química em casos de surto psicótico?

Para tal efeito, as medicações mais comumente utilizadas são os antipsicóticos típicos (ex: haloperidol e clorpromazina [Amplictil]), benzodiazepínicos ou os antipsicóticos atípicos mais modernos (ex: aripiprazol, olanzapina ou ziprasidona).

O que é contenção farmacológica?

É definida como o uso de intervenções física, mecânica ou química para controlar temporariamente um comportamento. FÍSICA MECÂNICA QUÍMICA OU FARMACOLÓGICA Page 3 Consiste no uso de agentes psicotrópicos para auxiliar no controle de sintomas associados a uma condição psicológica ou psiquiátrica subjacente.

O que é contenção escolta?

Escolta - Tocar ou segurar um assistido (portador da síndrome) sem o uso de força com o propósito de guiá-lo ou conduzi-lo para outro ambiente em que fique seguro durante a crise.

O que é contenção isolamento?

A contenção envolve técnicas desenhadas para confinar os movimentos do corpo do paciente, ou seja, restringir a habilidade do paciente de se mover usando dispositivos diferentes3,7, como algemas ou amarras de algodão ou couro8.

Qual contenção é melhor?

Os benefícios de cada tipo de contenção

A contenção ondulada proporciona maior conforto e permite uma higiene mais eficaz ao paciente, uma vez que possibilita o uso do fio dental entre os dentes. “Já a reta, por ter menos fio em sua confecção, acaba retendo menos placa sobre ela e o dente.

O que é contenção na construção civil?

Estruturas de contenção ou de arrimo são obras civis construídas com a finalidade de prover estabilidade contra a ruptura de maciços de terra ou rocha.

Qual o melhor aparelho de contenção?

Contenção Ortodôntica tipo Hawley

É o aparelho mais comumente utilizado. O céu da boca é recoberto por uma placa acrílica e um fio de aço contorna a frente dos dentes. É muito eficiente e tem a vantagem de poder ser levemente ativada em casos de necessidade.

É primordial para o paciente em contenção mecânica?

§ 1º Quando em contenção mecânica, há necessidade de monitoramento clínico do nível de consciência, de dados vitais e de condições de pele e circulação nos locais e membros contidos do paciente, verificados com regularidade nunca superior a 1 (uma) hora.

Quando é indicado a contenção em momentos de crise?

Quando utilizar a contenção física? Como dito anteriormente, a contenção física tem indicações precisas, e incluem situações de perigo iminente para o paciente ou para outros ou quando o paciente pode prejudicar ou atrasar uma intervenção médica importante.

Quanto tempo deve durar a contenção mecânica?

( ) A contenção mecânica quando realizada não deve durar mais de 48 horas.

O que deve ser avaliado na contenção química?

Contenção química' constitui-se no uso de medicamentos para auxiliar no controle de sintomas associados a uma condição psicológica ou psiquiátrica subjacente. Esta abordagem deve ser baseada em princípios da Lei de Saúde Mental (em Portugal) ou na Lei 10.216 de 06 de Abril de 2001 (no Brasil).

Quais contenção podemos utilizar na emergência psiquiátrica?

Emergência Psiquiátrica: Contenção Mecânica
  • A Contenção Mecânica é usada para pacientes que apresentam quadro de inquietação e possível agitação psicomotora. ...
  • – Mãos (Tipo Luvas): É indicado para impedir a movimentação dos dedos, mantendo a mão em posição confortável, sem prejudicar a circulação;

Quais os cuidados da enfermagem na contenção?

No caso da contenção física, cabe a equipe de enfermagem atender a prescrição médica, sendo então de sua responsabilidade a decisão sobre a melhor e mais segura forma de aplicação, além do monitoramento periódico para auxiliar a decisão para sua manutenção ou retirada.

Artigo anterior
Que cor combina com terno azul marinho?
Artigo seguinte
O que são estratégias de ensino Exemplos?