O que significa CFOP na conta de luz?

Perguntado por: Íris Doriana Campos  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (23 avaliações)

Classificam-se neste código as compras de energia elétrica utilizada em sistema de distribuição ou comercialização. Também serão classificadas neste código as compras de energia elétrica por cooperativas para distribuição aos seus cooperados.

O que é CFOP na conta de luz?

O significado da sigla CFOP é de Código Fiscal de Operações e Prestações das entradas e saídas de mercadorias (intermunicipal e interestadual). Ela nada mais é do que um código numérico que identifica a natureza de circulação de uma mercadoria ou a prestação de serviço de transportes.

O que significa CFOP 5258 na conta de luz?

5258 - Venda de energia elétrica a não contribuinte Classificam-se neste código as vendas de energia elétrica a pessoas físicas ou a pessoas jurídicas não indicadas nos códigos anteriores.

Como funciona o CFOP?

CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. Dependendo do Código CFOP, será fixada a tributação sobre a operação e haverá movimentações financeiras e de estoque de interesse do Fisco.

Como saber o CFOP correto?

Sempre que você precisar emitir uma nota fiscal para dar saída em alguma mercadoria (uma venda, por exemplo), você irá utilizar um CFOP que inicie com '5', '6' ou '7'. Sempre pense na sua empresa nesse momento.

CFOP nas Notas Fiscais - O Que é, e Para Que Serve ?

30 questões relacionadas encontradas

Como saber o CFOP pelo NCM?

Dito isso, entenda que não há nenhum tipo de tabela que mostre com certeza como saber o CFOP de um produto pelo NCM, pois varia de caso a caso. No entanto, você pode acessar a lista de CFOP's disponível na SEFAZ.

Onde colocar o CFOP na nota?

É permitida a inclusão de operações enquadradas em diferentes códigos fiscais numa mesma Nota Fiscal, hipótese em que estes serão indicados no campo "CFOP" no quadro "Emitente" e no quadro "Dados do Produto", na linha correspondente a cada item após a descrição do produto.

O que acontece se colocar o CFOP errado na nota de venda?

Um dos principais problemas com o lançamento do CFOP incorreto em uma emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e), por exemplo, é que pode ocasionar o pagamento da tributação indevida. Um registro incorreto afeta todos os documentos fiscais emitidos pela empresa.

Qual o CFOP para consumo próprio?

Para registrar o consumo próprio de mercadorias adquiridas originalmente para comercialização, o contribuinte deverá emitir Nota Fiscal sem destaque do ICMS, indicando o CFOP 5.927, conforme estabelece o artigo 125, VI e § 8º, item 1 do RICMS/2000, devendo informar no campo do destinatário, seus próprios dados ...

Que tipo de contribuinte você é?

Procure no Sintegra o CNPJ da pessoa. Se ela possuir IE, provavelmente ela é um contribuinte. Se não possuir, provavelmente ela é um contribuinte isento.Se ela não aparecer no Sintegra, pode ser que ela seja um não contribuinte. Se for uma pessoa física, provavelmente ela será um não contribuinte.

Quando usar o CFOP 2122?

CFOP 2122 Compra para industrialização em que a mercadoria foi remetida pelo fornecedor ao industrializador sem transitar pelo estabelecimento adquirente.

Quando utilizar o CFOP 1932?

CFOP 1932 - Aquisição de serviço de transporte iniciado em unidade da Federação diversa daquela onde inscrito o prestador.

Quando usar CFOP 1257?

CFOP 1257 Compra de energia elétrica para consumo por demanda contratada. 1257 - Compra de energia elétrica para consumo por demanda contratada Classificam-se neste código as compras de energia elétrica para consumo por demanda contratada, que prevalecerá sobre os demais códigos deste subgrupo.

O que significa CFOP 5556?

CFOP 5556 - Devolução de compra de material de uso ou consumo.

Qual CFOP de entrada para 5556?

Vc deve utilizar o CFOP 1202.

O que é o CFOP 5924?

CFOP 5924 Remessa para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento do adquirente.

Como corrigir uma NF com CFOP errado?

Basta fazer uma carta de correção eletrônica (CC-e). A vantagem aqui é que ela pode ser emitida até 720 horas (30 dias) após a autorização da Secretaria da Fazenda. Todo o seu processo é digital e a chave fica registrada na própria nota original.

O que fazer quando o CFOP errado?

Uma das ações possíveis e bastante utilizadas em caso de erros nas notas fiscais é o cancelamento. Pode ocorrer quando a mercadoria ainda não está circulando e o prazo ainda é válido. Geralmente, você poderá cancelar uma NFe em até 24 horas a partir da data de emissão do documento.

Como alterar o CFOP da nota fiscal eletrônica?

Para emitir a Carta de Correção, acesse Vendas > Notas Fiscais de Produto e localize a nota fiscal que gostaria de corrigir. Na coluna “Ações”, clique em Emitir Carta de Correção. Preencha os campos da tela de correção, lembrando que o texto de correção deve ter entre 15 e 1000 caracteres.

Como incluir CFOP?

Cadastrando um novo CFOP
  1. No Fiscal acesse a aba Cadastros > CFOP > clique em Novo Cadastro;
  2. Na aba Básico, informe o número do CFOP, Descrição, se é Contribuinte e se é um CFOP de devolução;
  3. Na aba Opções : ...
  4. Na aba Configurações Anuais, informe o Ano e marque para qual tributo o CFOP possui incidência.

Como preencher CFOP?

O primeiro número diz respeito ao tipo de operação, se será entrada ou saída. O segundo número define se ele foi produzido pela sua empresa ou por terceiros. Já o terceiro número identifica se o produto é uma matéria-prima, se ele será consumido por alguém, ou outro.

Como cadastrar um novo CFOP?

Cadastrar um novo CFOP.
  1. Acesse: Menu Principal | Faturamento | Notas Fiscais | Central de Impostos.
  2. Na tela que será exibida, clique em Listagem CFOP.
  3. Clique em Incluir novo.
  4. Digite o Código e a Decrição do CFOP e clique em Comfirmar.

Qual CFOP de entrada para o 5949?

O caso do CFOP 5949 (Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada) é aplicado também nas operações de remessa ou retorno e locação de bens, mais especificamente uma emissão distinta das demais, já que em sua configuração não é necessário colocar nenhum tipo de tributação.

O que é CFOP CST NCM?

Observa-se também que o primeiro Cadastro de Tributação Padrão que seria localizado é o primeiro da tabela, pois é o mais específico (O Código NCM é exatamente o cadastrado no Produto, o CFOP é exatamente o utilizado na venda e a Origem (CST A) é exatamente a cadastrada no Produto).

Artigo anterior
O que é papel Supremo 300g?
Artigo seguinte
O que é o passe picado?