O que é fiscalização municipal?

Perguntado por: Vitória Juliana de Teixeira  |  Última atualização: 4. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (42 avaliações)

A fiscalização tributária no âmbito municipal é a atividade que tem o objetivo de apurar os créditos relacionados ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e ao Imposto Sobre Serviço (ISS) e do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), os quais são de responsabilidade dos contribuintes.

Para que serve a fiscalização da prefeitura?

O Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais (DFPM) é responsável por: Fiscalizar e usar as mercadorias públicas do município, como feiras livres, as feiras noturnas e a Feira de Barganha, entre outras atividades, o licenciamento previsto para a legislação municipal.

O que faz um fiscal de município?

Atribuições: Atividades de orientação e fiscalização das normas municipais relacionadas ao Código de Edificações, Zoneamento, Abastecimento e Posturas Municipais (relacionadas às atividades edilícias, licença de instalação e funcionamento, sem prejuízo de outras).

Como funciona a fiscalização?

A fiscalização, no desempenho de sua função, promove o envio de correspondências (ofício, notificação, auto de infração etc) visando à regularização de ilegalidade identificada, sendo assegurada a pessoa física ou jurídica fiscalizada o princípio da ampla defesa e do contraditório.

O que é fiscalização tributária municipal?

A fiscalização tributária nada mais é do que o procedimento da administração tributária, iniciada por um agente que verificar se o contribuinte está cumprindo corretamente suas obrigações acessórias. Obrigações essas que podem ser a entrega de documentos ao Fisco, ou a emissão de Notas Fiscais, por exemplo.

Auditor Fiscos Municipais: como estudar para concursos da área fiscal | Prof Bruno Bezerra

29 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de fiscalização?

Processos
  • Fiscalização preventiva.
  • Fiscalização abstracta sucessiva.
  • Fiscalização concreta.
  • Fiscalização da inconstitucionalidade por omissão.

Quem está sujeito ao procedimento de fiscalização?

QUEM ESTÁ SUJEITO O PROCEDIMENTO DE FISCALIZAÇÃO? O artigo 194, parágrafo único do Código Tributário Nacional determina que todas as pessoas naturais ou jurídicas podem ser submetidas ao procedimento de fiscalização, inclusive aquelas que apresentem imunidade ou isenção ao tributo o qual a fiscalização faz referência.

Qual é a importância da fiscalização?

É por meio dessa fiscalização do Governo que conseguimos avançar em denúncias ou casos suspeitos. Também com a atuação fiscalizatória pressionamos o Poder Executivo a exercer um papel de excelência na prestação de serviços para a sociedade.

Qual poder é responsável pela fiscalização?

O Poder Legislativo é um dos três poderes existentes no Brasil, tendo como função legislar, isto é, propor leis e fiscalizar as ações tomadas pelo Poder Executivo. Ouça o texto abaixo!

Quem pode ser objeto de fiscalização tributária?

A legislação a que se refere este artigo aplica-se às pessoas naturais ou jurídicas, contribuintes ou não, inclusive às que gozem de imunidade tributária ou de isenção de caráter pessoal. Todos os contribuintes estão sujeitos à fiscalização, mesmo aqueles que são imunes ou isentos.

O que precisa para ser fiscal da Prefeitura?

Para ingressar novas cargos de Fiscal de Posturas e Analista de Políticas Públicas, é necessário apresentar, no ato da posse, diploma de curso superior em qualquer área de formação.

Qual o salário de um fiscal de tributos municipais?

A média salarial para Fiscal Tributário no Brasil é de R$ 2.278,00. A formação mais comum é de Graduação em Direito.

O que é um fiscal de tributos?

Analisam e tomam decisões sobre processos administrativos fiscais; Controlam a circulação de bens, mercadorias e serviços; Atendem e orientam contribuintes; Coordenam e dirigem órgãos da administração tributária.

Quem fiscaliza as ações do prefeito?

Dentre as suas funções, está a de legislar. No entanto, o vereador também tem o papel de fiscalizar o Poder Executivo, acompanhando as ações e políticas públicas desenvolvidas pelo prefeito e seus secretários.

Quais são os três poderes?

Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Assim, como o artigo constitucional deixa claro, os poderes são harmônicos, mas independentes entre si, tendo autonomia para atuar.

Qual é o nome de quem governa o município?

O prefeito é o chefe do Poder Executivo de um município. Isso significa que está nas mãos dele o poder de administrar a cidade em que vive.

Quais são os princípios aplicáveis à atividade de fiscalização?

37, caput da Constituição Federal exige que a Administração Pública obedeça aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.

O que é um órgão de fiscalização?

Um órgão fiscalizador é uma entidade responsável por monitorar e regular determinadas atividades, garantindo o cumprimento de leis e regulamentos. Esses órgãos têm como objetivo principal proteger os interesses públicos e garantir a transparência e a legalidade nas ações das empresas e indivíduos.

O que faz o fiscal de serviços públicos?

Monitorar e fiscalizar o cumprimento da missão, objetivos, metas, planos, programas e projetos institucionais; entre outras.

Quem é a autoridade fiscal?

Cabe ao Fisco, órgão da administração fazendária, a função de arrecadar os tributos que a legislação tenha instituído, orientar os contribuintes como proceder corretamente para cumprir os seus deveres legais tributários (dever de regulamentar), bem como todos os atos de administração tributária necessários para cumprir ...

Sou obrigado a deixar o fiscal entrar?

Abra a porta e deixe ele entrar

E não é por uma questão de cordialidade, é por determinação da lei. Se a empresa tentar impedir a entrada de um fiscal, o mesmo tem direito de chamar reforço policial e garantir a vistoria.

Qual é a lei do sigilo fiscal?

A Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966 (Código Tributário Nacional – CTN) recepcionada como Lei Complementar pela Constituição Federal de 1988 (art. 146), dispunha sobre o sigilo fiscal em seus artigos 198 a 199, nos seguintes termos: "Art.

O que acontece quando um objeto é apreendido por órgão de fiscalização?

Neste caso, é preciso se atentar aos status de produtos apreendidos. Caso você faça algum envio de produto que esteja em fiscalização por algum órgão fiscal, você deve entrar em contato com o órgão em questão e fornecer toda a documentação necessária para que o produto seja liberado.

O que substitui fiscalização?

1 exame, controle, examinação, inspeção, policiamento, revisão, revista, supervisionamento, verificação, vigilância, vistoria.

Qual o sinônimo de fiscalizar?

1 vigiar, guardar, controlar, supervisionar, velar, verificar, zelar. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Examinar atentamente: 2 examinar, averiguar, esquadrinhar, inspecionar, observar, vistoriar.

Artigo anterior
Qual cor de esmalte está na moda em 2021?
Artigo seguinte
Quantas horas dura uma cirurgia no ombro?