O que são receptores nicotínicos da acetilcolina?

Perguntado por: Henrique Luís Ribeiro Vaz  |  Última atualização: 8. Dezember 2024
Pontuação: 4.4/5 (6 avaliações)

Os receptores nicotínicos de acetilcolina, ou nAChRs, são polipeptídeos receptores que respondem ao neurotransmissor acetilcolina. Os receptores nicotínicos também respondem a drogas, como o agonista nicotina.

Quais são os receptores nicotínicos da acetilcolina?

Os receptores nicotínicos são receptores ionotrópicos, ou seja, estão acoplados a canais iônicos e, ao serem ativados, promovem sua abertura. Temos dois tipos de receptores nicotínicos aos quais a Ach se liga: os nicotínicos do tipo 1 (N1) e os nicotínicos do tipo 2 (N2).

Como funcionam os receptores nicotínicos?

Os receptores de acetilcolina nas células musculares esqueléticas são chamados receptores nicotínicos de acetilcolina. Eles são canais iônicos que se abrem em resposta à ligação de acetilcolina, causando despolarização na célula alvo.

Qual a função dos receptores nicotínicos e muscarínicos?

Papel na saúde e doenças

Os receptores nicotínicos são os principais mediadores dos efeitos da nicotina. Na miastenia gravis, o receptor nicotínico é alvo de anticorpos, produzindo debilidade muscular. Por vez, os receptores muscarínicos podem ser bloqueados por fármacos como a atropina e escopolamina.

Onde se localizam os receptores de acetilcolina?

Esse tipo de receptor é encontrado também em outros locais do sistema nervoso periférico e no sistema nervoso central. Receptor metabotrópico: é encontrado no sistema nervoso central e no coração dos vertebrados. No coração, a acetilcolina ativa uma rota de transdução de sinal, na qual estão as proteínas G.

Farmacologia - Função dos RECEPTORES NICOTÍNICOS │ Medicina Resumida

16 questões relacionadas encontradas

Qual é a função da acetilcolina?

A acetilcolina (ACh) foi o primeiro neurotransmissor descoberto (1921). Produzido no sistema nervoso central e periférico, ele está relacionado diretamente com a regulação da memória, do aprendizado e do sono. Esse hormônio atua no organismo como um mecanismo mensageiro entre os neurônios (células nervosas).

Qual é o tipo de receptor que forma os receptores nicotínicos e acetilcolina?

Os receptores nicotínicos são considerados receptores colinérgicos, pois respondem à acetilcolina. Eles recebem o nome da nicotina, que não estimula os receptores muscarínicos de acetilcolina, mas se liga seletivamente aos receptores nicotínicos.

Como a acetilcolina age nos receptores muscarínicos?

Resumo: A acetilcolina (ACh) é o mediador químico do sistema nervoso parassimpático, e no coração ativa receptores pós-sinápticos específicos, chamados muscarínicos, gerando redução da frequência cardíaca, diminuição da força de contração e do metabolismo celular.

O que os receptores muscarínicos fazem?

Os receptores muscarínicos M1, M3 e M5, quando ativados por agonistas colinérgicos, acoplam-se preferencialmente com a proteína Gq/11, induzem a ativação da fosfolipase C, que promove a hidrólise de fosfoinositídeos presentes na membrana e a produção de diacilglicerol e inositol trifosfato (segundos mensageiros)21.

Quais são os efeitos nicotínicos?

Os efeitos nicotínicos são aqueles resultantes da hiperatividade simpática e disfunção neuromuscular, e incluem taquicardia, hipertensão, pupilas dilatadas, fasciculaçÕes e fraqueza muscular. Os efeitos centrais podem incluir agitação, psicoses, confusão, coma e convulsões.

O que inibe a acetilcolina?

A acetilcolinesterase (AChE) é uma enzima cuja ação é crucial na propagação do impulso nervoso. A AChE inativa a ação do neurotransmissor acetilcolina hidrolisando-o em acetato e colina.

O que a acetilcolina faz no coração?

Podemos encontrar um receptor metabotrópico de acetilcolina no sistema nervoso central e no coração de vertebrados. No músculo cardíaco, quando a acetilcolina é liberada, ativa-se uma rota de transdução de sinal. As proteínas G inibem a adenilato-ciclase e abrem os canis de potássio na membrana das células musculares.

Onde ficam os receptores nicotínicos?

Resumindo os subtipos de receptores colinérgicos nicotínicos: Receptores nicotínicos musculares (Nm) - Localização: junção mioneural. - Resposta: despolarização de fibras pós-ganglio- nares, por abrir os canais iônicos do complexo recep- tor canal iônico.

Quais fármacos atuam nos receptores de acetilcolina?

Os fármacos colinérgicos atuam em receptores que são ativados pela acetilcolina (ACh), e os fármacos adrenérgicos atuam em receptores que são estimulados pela norepinefrina ou pela epinefrina.

Quem são os receptores muscarínicos?

Os receptores muscarínicos foram originalmente definidos pela sua preferência pela MUSCARINA em detrimento à NICOTINA. Existem vários subtipos (geralmente M1, M2, M3 ...) que são caracterizados pelas suas ações celulares, farmacologia e biologia molecular. Uma das principais classes de receptores colinérgicos.

Qual é o papel dos receptores de acetilcolina no relaxamento dos músculos?

O neurotransmissor ACh atua em 2 receptores: nicotínicos tipo 1 localizados em gânglios autônomos, que podem levar estimulo á medula adrenal, promovendo a liberação de catecolaminas e o tipo 2 estão na placa motora, e, ao serem ativados, pela ACh promovem contração muscular.

Que tipo de neurotransmissor e a acetilcolina?

Acetilcolina. A acetilcolina é o único neurotransmissor da sua classe. Encontrado nos sistemas nervosos central e periférico, é o principal neurotransmissor associado aos neurônios motores. Ela desempenha um papel nos movimentos musculares, bem como na memória e na aprendizagem.

O que quer dizer Colinergico?

1. [ Fisiologia ] Relativo à acetilcolina e à sua acção fisiológica (ex.: urticária colinérgica). 2. [ Fisiologia ] Diz-se das fibras nervosas ou das sinapses que libertam ou são activadas pela acetilcolina.

Qual Glandula produz acetilcolina?

A acetilcolina deriva de dois constituintes, colina e um grupo acetil, este último derivado da coenzima acetil-CoA. A colina está presente em alimentos como gema de ovo, fígado, sementes de vários vegetais e legumes, mas também é produzida pelo fígado nativamente.

O que acontece com excesso de acetilcolina?

Atuando no Sistema Nervoso Central, o excesso de acetilcolina pode gerar cefaléia, agitação, insônia, sonhos vívidos, disartria, convulsões e até coma.

Qual o nome da enzima que degrada a acetilcolina?

Os atuais fármacos – pelo menos quatro aprovados internacionalmente – atuam de forma a inibir a enzima acetilcolinesterase, responsável pela degradação da acetilcolina, neurotransmissor importante no sistema nervoso central.

Qual o alimento mais rico em acetilcolina?

Alguns alimentos ricos em acetilcolina incluem:
  • Ovo;
  • Leite, queijo cottage;
  • Leveduras;
  • Fígado de frango cozido;
  • Sementes de girassol;
  • Cogumelos;
  • Noz pecã, amendoim;
  • Salmão.

Qual a relação da acetilcolina com o Alzheimer?

A acetilcolina é um neurotransmissor importante para a memória. As pessoas com Doença de Alzheimer têm níveis baixos de acetilcolina no cérebro. As enzimas designadas colinesterases destroem a acetilcolina no cérebro. Se a sua ação for inibida, mais acetilcolina estará disponível para a comunicação entre os neurónios.

Artigo anterior
Qual significado de YAUH?
Artigo seguinte
Como será pago o décimo terceiro do Bolsa Família?